As empresas procuram profissionais que saibam aplicar conhecimentos teóricos e práticos, mas soft skills que são cada vez mais procuradas e valorizadas. Preparamos para você 10 características sobre como ser um melhor profissional de TI.

Com os constantes avanços na área de tecnologia e informação, o profissional de TI é mais requisitado do que nunca dentro das empresas, o que tem aumentado o número de vagas no setor. Muitas pessoas mudam de carreira ou desenvolvem seus conhecimentos para se destacar.

No entanto, mesmo com um grande número de vagas, as empresas estão exigindo na hora de contratar o profissional que tenha as competências tecnológicas e comportamentais para incorporar o quadro de funcionários. O relatório do LinkedIn revelou que o trabalho dos recrutadores de TI deve ser o mais buscado este ano. Isso sinaliza a importância do recrutamento na região.

Você trabalha no setor de TI e busca uma melhor qualificação profissional? Este artigo é para você!

Diferença entre hard e soft skills

As soft skills são competências comportamentais, relacionadas com a inteligência emocional, como as competências de comunicação e trabalho em equipe. Quanto às habilidades técnicas, são conhecimentos adquiridos por meio da experiência, estudo e prática e variam de acordo com a área de atuação do profissional.

Um equívoco comum é que apenas as habilidades importam, mas a verdade é que uma pesquisa descobriu que 77% das empresas dão tanta importância às habilidades não técnicas quanto às habilidades técnicas.

Soft Skills essenciais para um profissional de TI

Boa comunicação: o profissional de tecnologia trabalha desenvolve sistemas para pessoas de diversos setores, se o trabalho é eficiente, boa comunicação é

Trabalho em equipe: Por trabalhar de forma integrada, o profissional não atua sozinho e precisa saber lidar com outras pessoas e suas opiniões.

Sede de conhecimento: O mundo da tecnologia sempre está atualizado e é por isso que se deve estudar e aprender, porque a cada dia surge algo. Além disso, ser autodirigido e proativo também é benéfico devido à constante novidade.

Idiomas: Uma grande parte da área de TI ainda está em desenvolvimento no exterior, portanto, é recomendável uma boa compreensão. Além disso, este permite a possibilidade de trabalhar no país.

Hard Skills essenciais para um profissional de TI

Data Analytics: Um profundo conhecimento dos dados e informações do negócio auxilia na criação e no gerenciamento de soluções, além de facilitar os processos internos e externos da organização.

Linguagem de programação: conhecimentos básicos e essenciais para profissionais de TI.

Inteligência artificial: uma tecnologia que está se tornando cada vez mais importante. O profissional que mergulha no assunto está à frente da concorrência.

Nuvem: crucial para a maioria das empresas , esta é uma das mais importantes da área.

UX: as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do usuário e quem tem esse conhecimento se destaca.

Saber um pouco de tudo: ter uma especialidade é como você se torna uma referência nessa área, é importante conhecer um pouco de tudo o que a área de TI faz você um profissional completo.

[Para técnicos] Como ganhar mais sendo profissional de TI