Todos os tipos de negócios podem se beneficiar e muito com os totens de autoatendimento.

Esse tipo de tecnologia se tornou muito comum no dia a dia dos clientes que buscam concretizar uma compra ou tirar dúvidas sem precisar da ajuda de um profissional da loja.

O autoatendimento é algo muito natural e popular lá fora, os brasileiros ainda estão em processo de adaptação, mas algumas regiões já aproveitam os benefícios e praticidades que esse tipo de atendimento oferece.

Se você nunca pensou em investir em totens de autoatendimento continue a leitura para conhecer mais sobre essa ferramenta que traz mais dinamismo para qualquer tipo de negócio.

Os totens de autoatendimento

Falando bem a verdade, as tecnologias de autoatendimento agregam muito valor para as lojas e empresas, ainda mais para os os seus clientes.

Ao optarem por um terminal de autoatendimento, os clientes conseguem aquilo que desejam de forma mais rápida.

Já a loja, vende mais, reduz drasticamente os custos e ainda consegue melhorar a satisfação do cliente.

Até mesmo as pessoas que não gostam desse tipo de atendimento não podem negar os benefícios que ele é capaz de agregar.

Os benefícios em investir em totens de autoatendimento

Os totens de autoatendimento podem mudar a dinâmica e produtividade de um negócio, restaurante ou loja.

Existem muitas maneiras de se beneficiar com essa tecnologia que se torna uma peça fundamental para o crescimento de grandes empreendimentos. Alguns benefícios são:

Economia de recursos

Para oferecer um bom serviço de atendimento uma empresa precisa investir em treinamentos, pessoal para suprir a alta demanda de clientes e espaço para que todos possam trabalhar confortavelmente.

O investimento com RH de uma grande loja é alto, principalmente quando existem turnos diferentes, isso inclui os trabalhos aos finais de semana. Para manter a alta qualidade do serviço sem afetar a receita, os totens de autoatendimento podem ser ótimas alternativas.

Mesmo que exista um custo de manutenção, energia e até mesmo internet para funcionarem, os totens oferecem aos clientes independência.

Além disso, ainda evita que a equipe ocupe todo o seu tempo com tarefas básicas e passe a desempenhar atividades que realmente agreguem valor ao serviço oferecido.

Funcionamento 24h

Muitas lojas oferecem a proposta de atendimento até altas horas ou até mesmo 24 horas do dia para atender a demanda do mercado.

O investimento com RH para manter esse tipo de operação é exorbitante, porém, com os totens de autoatendimento os custos podem ser reduzidos e o projeto ser algo viável.

Com a implementação do autoatendimento, o serviço pode funcionar aos domingos de manhã ou até mesmo às 4 horas da manhã desta quarta-feira. Isso se o seu negócio oferecer esse tipo de atendimento.

Aumento no número de atendimento

Esse é um dos maiores benefícios dos totens de autoatendimento.

Com eles os negócios podem aumentar a velocidade com que as filas andam.

Os próprios clientes manipulam o totem de autoatendimento, fazem o pagamento e embalam suas próprias compras.

Quais tipos de negócio devem investir em totens de autoatendimento?

Todos os tipos de negócios podem investir em totens de autoatendimento em seus espaços por causa das experiências que eles podem oferecer aos clientes.

Mas alguns segmentos não deveriam esperar para implementar essa tecnologia, pois o público brasileiro está se interessando por essa dinâmica.

Confira onde usar totens de autoatendimento é uma boa ideia:

1. Aeroportos e rodoviárias

Os dispositivos fazem parte da rotina dos viajantes.

Eles facilitam a rotina desses ambientes que tendem a ser movimentados e lotados.

Ao invés de esperarem pelo atendimento de um profissional, os viajantes podem usar o totem para adiantar o seu check-in e entrega da bagagem.

Os totens de autoatendimento agilizam o processo de embarque e ajudam a diminuir todo aquele estresse que esses lugares acumulam.

2. Hotéis

O mercado hoteleiro pode encontrar no autoatendimento uma forma de agilizar check-ins e check-outs dos seus hóspedes, sem qualquer turbulência.

Ao integrarem esse tipo de estratégia em seus espaços, os hotéis podem diminuir drasticamente o estresse em seus atendimentos e os profissionais podem focar nos problemas e boas experiências para os hóspedes.

3. Restaurantes

Os totens de self-order em restaurantes são uma tendência em crescimento.

Esse tipo de tecnologia aumenta drasticamente a eficiência operacional e de atendimento ao cliente, o que significa menos tempo parado em uma fila e maior fluxo de clientes.

Restaurantes de fast food como McDonald’s e Jerônimo Burger são alguns estabelecimentos que investem nesse tipo de atendimento.

Vale lembrar que, além de fazer o pedido, é possível pagar e depois é só esperar até sua senha ser chamada.

Estacionamentos

Os totens de autoatendimento em estacionamentos facilitam e muito na rotina dos motoristas.

É muito comum encontrá-los em shoppings, lojas e aeroportos. Quanto mais rápido o processo de pagamento, melhor.

Supermercados

Os supermercados também passaram a integrar os totens de autoatendimento em seus estabelecimentos.

Tudo o que os clientes precisam é passar o código de barras nos leitores, passar o cartão e pronto.

Como o autoatendimento não é aceito por todas as pessoas, as filas nesses totens são menores.

Para os supermercados, os totens de autoatendimento significam economia de tempo para os clientes e economia de funcionários. Ou seja, não precisa contratar mais pessoas ou aumentar o número de horas extras.

 

Junto a todos os benefícios que citamos acima, os serviços de autoatendimento ajudam a reduzir os riscos de contaminação de vírus, como o COVID-19, pois limitam a interação entre as pessoas.

Investir em totens de autoatendimento não é deixar o atendimento “mais frio” ou “mecânico”, mas é dar mais opções para os clientes escolherem como querem ser atendidos.

Algumas lojas de varejo, por exemplo, oferecem aos seus clientes dois tipos de cestas em suas lojas. Elas possuem cores diferentes de propósito.

Uma cor é para aqueles clientes que precisam de ajuda para fazer a compra, enquanto a outra cor é para os clientes que não precisam de ajuda. Os totens de autoatendimento seguem a mesma linha.

Existem aqueles que não abrem mão do atendimento de um profissional, inclusive na hora de efetuar o pagamento, mas, em contrapartida, existem pessoas que buscam algo mais dinâmico e não precisam desse contato ou ajuda.

 

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