As redes continuam evoluindo nos dias de hoje e certos passos precisam ser seguidos para conseguir todos os benefícios desse tipo de comunicação. 

Num mundo hiperconectado, as empresas têm necessidade de estar presentes para manter-se competitivas e realizar processos de maneira inteligente. Podemos dizer que, para os sistemas de redes ficarem ágeis, o processamento das informações precisa ser rápido e seguro. 

Seguindo essa linha de raciocínio, listamos aqui alguns dos benefícios que uma boa infraestrutura de redes trazem a sua empresa.

Os principais benefícios de uma rede bem estruturada são:

  • A acessibilidade
  • A redução de custos
  • O compartilhamento de dados
  • A segurança de rede
  • A agilidade
  • A rapidez

Acessibilidade

Imagine, você entra no lugar onde está alocado o sistema de redes da sua empresa para resolver algum eventual problema que esteja ocorrendo e se depara com a seguinte situação: falta de organização de dispositivos e cabeamento mal feito. Isso gera estresse e dificulta o fluxo de trabalho. Uma rede bem estruturada tornaria qualquer mudança mais acessível para ser realizada.

Redução de custos

Com a melhora da acessibilidade, consequentemente há corte de custos relacionado a infraestrutura e a mão-de-obra, ou seja, na manutenção em geral. Com a infraestrutura melhorada, a vida útil dos componentes da rede é aumentada.

Compartilhamento

Componentes como os switchs, hubs, cabos, roteadores precisam estar organizados para compartilhar dados com eficiência. Sem uma organização, esses componentes podem gerar diversos problemas como perda de dados e danos ao sistema. Com isso, fica claro que as empresas compartilharão informações dos seus bancos de dados devido à sua alta disponibilidade e à economia de tempo.

Segurança

Com as novas tecnologias para roubar dados, a segurança pode ficar comprometida. Com um padrão estrutural, as configurações do equipamento ficam mais simples de serem feitas, aumentando a confiabilidade do sistema.

Agilidade

Depois de todos esses fatores, a consequência é a melhora na agilidade em relação ao acesso aos dispositivos e seus respectivos cabeamentos, automatizando processos e diminuindo tarefas cansativas.

Rapidez

Com tudo isso, sem um sistema que responde rapidamente numa época que precisamos estar hiperconectados para realizar tarefas o mais rápido possível e manter-se competitivo, de nada valeria a estruturação física. Um dos principais benefícios da boa estruturação de redes é a rapidez com que o sistema de comunicação opera, potencializando a comunicação dos setores de uma empresa.

Conclusão

Podemos perceber que, os benefícios de ter uma rede bem estruturada gerarão proteção para a sua empresa, proporcionando um gerenciamento mais eficiente e, correspondendo às exigências dos prazos. Esse padrão estrutural cria um suporte mais flexível atendendo os diversos tipos de serviços que ficam livres para novas implementações para qualquer provedor.

A EuNerd oferece esse tipo de serviço para empresas. Nós temos nerds (profissionais de TI) que resolverão os problemas da sua área de TI com um suporte 100% preparado para atender sua necessidade de forma fácil, eficaz e sem dores de cabeça.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba mais sobre esses e outros benefícios que oferecemos para aprimorar o suporte das tecnologias da sua empresa.

Os benefícios de uma boa estrutura de redes