O que você precisa saber sobre redução de custos de TI


Com a pandemia, muitos gestores e CIOs estão sob pressão para que a redução de custos da área de TI seja devidamente otimizada, sem perder sua eficiência.

Isso acaba causando muito estresse dentro da área e o desgaste pode causar danos irreversíveis à equipe e à sua produtividade.

As metas de redução de custos se tornaram um grande caminho para as empresas conseguirem estabilizar as contas de um jeito rápido, mas muitos gestores não sabem como encontrar uma solução para esse grande problema, afinal, a área de TI é fundamental para qualquer negócio que faça uso de alguma tecnologia.

Acredite, os Nerds da EuNerd já participaram, e ainda participam, de projetos e assistências de consultoria para muitas organizações que já passaram, e estão passando, por esse tipo de situação. E são todos os tipos de empresas, nas áreas mais diversas possíveis.

Podemos dizer, por experiência, que existem muitas oportunidades de redução de custos na área de TI e em todo o negócio que depende dela para funcionar sem problemas diariamente.

O que vamos te passar aqui pode não resolver milagrosamente seus problemas, mas vão te ajudar a enxergar uma solução, uma alternativa para eles.

Continue a leitura para descobrir mais!

Como reduzir custos na TI

Confira algumas dicas básicas para reduzir os custos com a TI da sua empresa:

Seja um adepto dos serviços em nuvem

É muito comum grandes empresas investirem em infraestrutura local para armazenar todas as informações, principalmente as informações confidenciais do negócio.

Porém, para a redução de custos de TI realmente acontecer, a empresa precisa levar em consideração mover todos os seus dados e softwares para a nuvem.

O principal benefício dessa ação é a redução de custos, porém, existem muitas outras como redução de serviços de suporte de TI, manutenção, equipe e, o mais importante, segurança.

Todos esses benefícios podem ser garantidos pelos melhores provedores de serviços em nuvem do mundo, com o pagamento de taxas mensais ou até mesmo anuais.

Sem um servidor local, você vai reduzir, por consequência, gasto com pessoal, energia, equipamentos e até mesmo com segurança.

Automatize seus serviços de TI

A automação é uma das maiores inovações da nossa atualidade.

A tecnologia pode ser usada para reduzir drasticamente os custos de TI.

Muitas solicitações do serviço de TI são feitas a partir de permissões, podem ser atualização de equipamento com baixo desempenho, solicitação de redefinição de senhas de domínios, configuração de infraestrutura, equipamentos.

Cada solicitação vai exigir mais tempo dos técnicos de TI, tempo que poderia ser melhor aproveitado para tarefas mais complexas e que beneficiariam diretamente o negócio e até mesmo seu orçamento.

A automação dos serviços de uma empresa vai eliminar muitos processos que são considerados obsoletos.

Com a possibilidade da máquina aprender determinadas tarefas ajuda na concessão de permissões, liberação e configurações de senhas e tantas outras tarefas rotineiras.

O objetivo da automação de processos não é simplesmente substituir o trabalho de uma pessoa, muito pelo contrário, ele vai permitir que você tenha uma equipe de TI especializada e reduzida que vai trabalhar em novas soluções para seus clientes e empresa.

Terceirize sua TI

Empresas de pequeno e médio porte optam pela terceirização de TI pela praticidade. Mas grandes empresas podem seguir o mesmo caminho, uma vez que é uma forma de aproveitar as expertises de grandes especialistas do mercado, sem qualquer vínculo empregatício.

Uma equipe terceirizada por trabalhar em conjunto de uma equipe de TI local. As duas equipes podem trabalhar no gerenciamento de provedores, gerenciar e manter a infraestrutura de TI, assim como elaborar grandes projetos de infraestrutura e muito mais.

Ao invés de manter uma equipe local sem necessidades e que geram grandes gastos, você pode optar por contratar uma terceirizada de TI por demanda de trabalho.

Saiba definir o orçamento de TI

Mesmo com as instabilidades financeiras, políticas e a pandemia, as empresas vêm realizando grandes investimentos em tecnologia, até mesmo quando o objetivo é usá-la para reduzir grandes custos.

Boa parte dos investimentos consistem em criar, ou até mesmo comprar, tecnologias que são capazes de oferecer um serviço de melhor qualidade para seus clientes.

Mas, com a falta de um bom planejamento o que era para ser um bom investimento, tem se mostrado uma grande dor de cabeça e gastos sem fim.

Isso pode comprometer todo o orçamento de aquisição de novas tecnologias, nos custos de uma equipe própria de TI e na redução de custos.

Você precisa reunir uma série de informações para ter uma noção de quanto e onde o dinheiro separado para a TI está indo. Duas delas são:

  • Qual a previsão de gastos com TI
  • Quanto de fato foi gasto com TI

São duas informações que vão evitar o comprometimento da saúde financeira da corporação.

Todo gestor e líder de uma equipe de TI precisa fazer um orçamento de todas as tecnologias que devem ser implementadas no departamento de TI, quais os profissionais necessários (custo de cada profissional) e até mesmo os custos para cada clientes/usuário. Você pode ter um melhor controle dos recursos e visão da área a través de uma planilha calculadora de custos de TI que permita você comparar os custos er retorno dos investimentos em TI.

Trabalhar na base do “eu acho” ou “eu acredito” não é um discurso que funciona quando o objetivo é a redução de custos, sem afetar produtividade e qualidade dos serviços oferecidos.

Conclusão

O aumento dos custos na TI é um dos maiores desafios que as empresas estão enfrentando nessa era digital.

Sabe o motivo?

A área de TI é inovadora, ela é capaz de transformar a cultura de toda uma sociedade com suas soluções tecnológicas e criar produtos, serviços e oportunidades para os clientes.

Entender qual é a despesa de um setor de TI, como reduzir custos e quais as vantagens em terceirizar toda a sua TI vai te ajudar a reduzir sem perder a alta qualidade que o seu negócio oferece.

E o mais importante, sem ficar para trás nesse mercado que inova e lança tendência todos os dias.

Quer fazer um plano de redução de custos na área de TI da sua empresa? Fale com os nossos Nerds e encontre o melhor plano de redução de custos para o seu negócio.


O que você precisa saber sobre redução de custos de TI