Ferramentas de integração de sistemas: o que elas fazem por usa empresa?

Empresas são conjuntos de processos complexos e autônomos, que se conectam para concluir um só trajeto até a conclusão dos objetivos do negócio. Para cada um desses processos, existe uma solução que ajuda a trazer melhores resultados. Mas você sabia que, para transformar tais soluções em algo ainda mais potente, existem as ferramentas de integração de sistemas? 

Entenda melhor o que são e como funcionam as ferramentas de integração de sistemas lendo o nosso post de hoje! 

O que é integração de sistema? 

Em linhas gerais, uma integração de sistemas é um processo cujo objetivo é agregar duas ou mais soluções em uma.

A ideia é centralizar processos de diversos setores, mas que possuem interfaces comuns, em um só local. Isso possibilita mais dinamismo e assertividade aos processos, uma vez que os fluxos passam a ser contínuos, detalhados e, em grande parte, automatizados. 

Parece algo utópico e de outro planeta, não é mesmo? Uma solução tecnológica que cria uma ordem nos processos da empresa, agilizando processos e trazendo resultados? UAU! 🤩

Mas é isso mesmo! Boas ferramentas de integração de sistemas são, sim, capazes de tudo isso, influenciando positivamente em diversos objetivos estratégicos, como o de fazer uma pequena empresa dar certo



Quais as vantagens da integração de sistemas? 

Viu só o quão incrível uma ferramenta de integração de sistemas pode ser? Espera só até conhecer as vantagens de incluí-la em sua rotina operacional ou administrativa! 😜

1. Menos Custos

Oh, yeah, baby. A primeira e mais impactante vantagem de usar ferramentas de integração de sistemas é a possibilidade de diminuir os custos da empresa

Mas como adquirir algo pode fazer os custos caírem? 🤷🏻🤷🏻🤷🏻

Calma que eu já te explico! 

Com uma ferramenta de integração de sistemas, atividades que antes teriam que ser realizadas por uma equipe maior e que corriam, inevitavelmente, o risco de precisarem ser refeitas, agora acontecem de forma totalmente robotizada. Mais rápido, mais simples, mais correto, mais barato! 

A curto prazo, a implantação de uma ferramenta de integração de sistemas pode até acarretar em um custo extra. Mas o benefício trazido a médio/longo prazo compensa esse gasto com facilidade, pode confiar! 

2. + Produtividade

Ter um sistema digitalizado é sim, tudo isso. Além de agilizar o trabalho burocrático, que antes exigiria concentração, dedicação e tempo da equipe, ferramentas de integração de sistemas também fazem com que o time possa ser realocado para novas demandas. 

Isso porque, enquanto o software faz sozinho uma série de etapas do processo, a equipe pode focar em tarefas mais estratégicas ou urgentes, dando aquele sonhado gás na produtividade da empresa

3. Setores integrados

O sonho de toda empresa que foca em resultados é ter setores integrados e cientes do andamento de cada etapa do processo de produção, venda ou marketing. Com o uso de ferramentas de integração de sistemas, isso é possível! 

E sabe quais as principais consequências da integração entre setores? 

  • facilidade na tomada de decisões;
  • pensamento sistêmico;
  • capacidade de atender às necessidades do mercado;
  • equipes alinhadas;
  • fluxos de trabalho dinâmicos. 

E aí? Convencido das vantagens de investir em ferramentas de integração de sistemas? 

Calma que tem mais! 🙃

4. Fácil acesso à informação

Muitas empresas enfrentam a dificuldade de acesso à informação por parte dos setores e até mesmo da liderança. 

Condensadas em complexas planilhas e documentos segmentados, os dados só podem ser, de fato, utilizados como base para uma tomada de decisão quando consolidados manualmente. 

Com ferramentas de integração de sistemas, os dados são intercruzados e consolidados automaticamente por meio de relatórios complexos e completos. 

Muitos softwares (os bons!) fazem atualizações frequentes das informações, fornecendo dados precisos exatamente na hora em que são solicitados. 

Além disso, por contarem com sistemas de retenção de dados modernos, como o armazenamento em nuvem, as ferramentas possibilitam o acesso às informações a qualquer hora, de qualquer lugar, desde que feitas por usuários autorizados. 

E é sobre isso que falaremos logo a seguir. 

5. Mais segurança de dados

A segurança de dados é uma das principais preocupações dos gestores antes de aderirem a soluções de tecnologia e inovação nas empresas, como as ferramentas de integração de sistemas. 

Entretanto, bons fornecedores de sistemas de integração contam com soluções que atendem a todos os padrões de autenticação e possuem recursos de confidencialidade, como a criptografia. 

Isso faz com que a solução se torne extremamente confiável para armazenar dados e informações estratégicas. 



6. Menos chance de erros

Pense em uma tarefa executada por um robô 🤖. Você sabe, essas modernas criaturas agem conforme programações, e, portanto, repetem padrões gerados a partir de situações simuladas. 

Ferramentas de integração de sistemas também são robôs, portanto, atuam de forma ágil e automática conforme os inputs oferecidos na programação. 

Isso faz com que as chances de erro, comuns em processos repetitivos e manuais, sejam reduzidas a quase zero. 

Como usar ferramentas de integração de sistemas? 

Para usufruir de todas as vantagens de investir em ferramentas de integração de sistemas com sucesso, é preciso ter atenção a alguns detalhes. 

O primeiro deles é a escolha do fornecedor. Você está apostando todas as suas fichas (e fornecendo os valiosos dados do seu negócio) para uma empresa, então, precisa escolhê-la muito bem. 

Aposte em quem conhece o assunto, pesquise referências e cases de sucesso do potencial fornecedor, agende conversas, tire todas as suas dúvidas antes de fechar negócio e estabeleça um contrato completo, com assistência, treinamentos, atualizações e suporte incluídos. 

Agora que você já sabe como adquirir ferramentas de integração de sistemas, que tal conhecer algumas das soluções da Pluga, que é tudo o que falamos acima e muito mais? 😎🤙

  1. Pluga + Gmail

<script type="text/javascript" src="https://widget.pluga.co/pluga_widget.js"></script>

<script type="text/javascript"></script>

loadPlugaWidget('gmail');

  1. Pluga + MercadoPago

<script type="text/javascript" src="https://widget.pluga.co/pluga_widget.js"></script>

<script type="text/javascript"></script>

  loadPlugaWidget('mercado_pago');

  1. Pluga + Slack

<script type="text/javascript" src="https://widget.pluga.co/pluga_widget.js"></script>

<script type="text/javascript"></script>

loadPlugaWidget('slack');

Não fique de fora da tendência da automatização. Invista em ferramentas de integração de sistemas e multiplique sua produtividade! 


 Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga - empresa líder em integração de ferramentas web e automatização de processos que elimina tarefas manuais e chatas da sua empresa e aumenta a produtividade (sem escrever uma única linha de código).


O que são ferramentas de integração de sistemas? Como usar?