[Tudo sobre] O que faz um gerente de infraestrutura de TI?

Vamos te mostrar o que faz um gerente de infraestrutura de TI. Desde suas principais atribuições até suas características mais importantes.

O mercado de trabalho para área de tecnologia da informação está em alta já há alguns anos. E com este crescimento muitas carreiras tem se valorizado muito. Se você está procurando novos caminhos para sua carreira e deseja conhecer melhor o que faz um gerente de infraestrutura de TI, saiba que veio ao lugar certo.


Vamos falar um pouco mais sobre as responsabilidades, as qualidades e tudo o que faz um gerente de infraestrutura de TI um profissional tão valorizado.


Portanto, continue com a gente e aprenda tudo o que faz um gerente de infraestrutura de TI.

Afinal, o que faz um gerente de infraestrutura de TI?

O cargo de gerente de infraestrutura de TI exige muita responsabilidade. Justamente por isso, para chegar a este cargo você precisa de muito conhecimento técnico, certificações profissionais em TI e experiência acumulada durante alguns anos.


O que faz do gerente de infraestrutura de TI um cargo tão procurado e valorizado é justamente a escassez de profissionais que se encaixam nestas qualidades.


Um gerente de infraestrutura de TI realiza diversas atividades e têm de lidar com muitas responsabilidades, entre elas gestão de pessoas. Portanto, vamos falar um pouco mais sobre as principais delas. Começando pela que seu próprio nome já diz, sua principal responsabilidade: a infraestrutura de TI.

1. Responsável pela infraestrutura de TI da empresa

O gerente de infraestrutura, como o próprio nome sugere, é o principal responsável por todo o funcionamento da TI de uma organização. 


Isso é muita responsabilidade, e exatamente por isso, o cargo exige experiência e conhecimentos diversos de cursos para profissionais de TI.


O profissional precisa estar acostumado ou mesmo saber lidar bem com grandes responsabilidades em “seus ombros”. Afinal, todo o funcionamento de TI e suporte técnico da empresa está nas mãos desse profissional.


Leia também: 12 soluções de TI para pequenas empresas com baixo custo

2. Contato direto com outros setores da empresa

Cabe ao gerente de infraestrutura de TI participar de reuniões ou mesmo manter contato direto com as outras áreas da empresa a fim de conhecer bem as necessidades e os problemas enfrentados.


Conhecendo o funcionamento da empresa e seus processos a fundo, o profissional é capaz de empreender soluções ou mesmo participar das decisões que poderão identificar pontos de melhorias que trarão maior eficiência para o funcionamento da empresa.


Como o cargo de gerente de infraestrutura de TI tem maior proximidade com os outros setores e decisões da empresa, o profissional consegue resolver e implementar projetos que visam atender todas as demandas da organização.

3. Administra as demandas de TI

O que faz um gerente de infraestrutura de TI ser eficiente é sua capacidade de administrar bem suas demandas de TI.


Para organizar a gestão de TI o profissional precisa organizar todas as suas demandas e priorizá-las de acordo com a sua importância para a organização.


Administrar bem as demandas de TI é essencial para que cada projeto ou mesmo demandas de suporte ocorram em sintonia com as necessidades da organização.

4. Coordenação de toda equipe de TI

Desenvolver qualidades de organização e características de um bom líder, vão ajudar na gestão da equipe de forma eficiente e com foco no resultado.


Entre as responsabilidades do gerente de infraestrutura de TI, está a de coordenação de toda equipe de TI.


Sua relação com a equipe de TI deve ser de total transparência e confiança, pois é ela que irá realizar as ações e rotinas às quais você organizou e priorizou.


Estar próximo a sua equipe garante um maior controle na qualidade das ações realizadas mas isso não significa que o gerente de infraestrutura de TI deva ficar vigiando o trabalho de sua equipe.


O profissional deve confiar em sua equipe e apenas acompanhar a realização dos trabalhos. 


Para isso ele pode definir métricas e indicadores de TI que otimizem os processos e o desempenho do trabalho.


A responsabilidade pelo trabalho é sua como gestor de sua equipe. Portanto, qualidades e perfil de liderança são primordiais para este profissional.

5. Elaboração de estratégias e projetos

Elaborar estratégias e novos projetos são responsabilidades inerentes ao profissional gerente de infraestrutura de TI. Cabe a ele:


  • mapear necessidade;
  • criar rotinas;
  • estabelecer políticas e estratégias.


Isso vale também para avaliação e implementação de novas tecnologias com foco na produtividade, confiabilidade e resultado.

6. Segurança da infraestrutura de TI

Segurança de dados é uma das principais preocupações das organizações. E sem o devido cuidado o profissional responsável pode trazer prejuízos incalculáveis para empresa.


Portanto, a segurança deve sempre vir em primeiro lugar nas ações deste profissional. Entre as atividades recomendadas estão: 



Todo o tipo de decisão deve ser tomada levando em consideração a segurança geral da empresa.


Esta é uma grande responsabilidade, e pode atrapalhar a noite de muitos profissionais. Portanto, o profissional gerente de infraestrutura de TI deve sempre estar preparado para os mais diversos perigos e falhas de segurança.

7. Atualização

É claro que os sistemas e dispositivos devem estar sempre atualizados, e isso inclusive faz parte das ações de segurança, porém não é só eles que precisam estar atualizados.


O profissional gerente de infraestrutura de TI precisa estar constantemente atualizado com as mais novas práticas do mercado, novas tecnologias e certificações. 


Tudo isso irá garantir que ele esteja apto a oferecer as melhores soluções para sua organização.


A TI é uma área que apresenta grandes mudanças em um curto espaço de tempo e o profissional que está nessa área precisa estar atento para não ficar desatualizado.


Já sabe o que faz um gerente de infraestrutura de TI?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o que faz um gerente de infraestrutura de TI, você pode tomar suas decisões profissionais com mais tranquilidade e confiança.


Este é um trabalho que exige muito conhecimento, experiência e responsabilidade. Portanto esteja preparado para trilhar este caminho.


Se a sua empresa está considerando contratar um profissional como este, talvez seja interessante considerar o outsourcing de TI. A terceirização pode custar menos para seu negócio e ainda oferecer os melhores profissionais do mercado.


Ficou interessado? Que tal conhecer nossos Nerds? A Encontre um Nerd é uma empresa que presta consultoria em TI, suporte e serviços terceirizados de informática para empresas. Entre em contato e descubra o que podemos fazer por você e por sua empresa. 


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form