O que faz um gerente de contas de TI: 5 principais responsabilidades do cargo

Entenda o que faz um gerente de contas de TI em uma empresa e quais são as habilidades principais do perfil profissional para esse cargo.

A área de TI é bastante segmentada e quanto melhor as funções forem distribuídas melhor será o desempenho da equipe. Neste post, vamos explicar o que faz um gerente de contas de TI, um cargo estratégico para a organização dos atendimentos.


O cargo de gerente de contas é estratégico dentro de uma empresa porque cuida da relação com o cliente, atendendo e antecipando suas necessidades.


Como intermediário entre a empresa provedora do serviço e a empresa ou cliente individual que recebe o trabalho, gerenciar as entregas e manter a satisfação são alguns dos requisitos básicos. 


Por isso, ser um profissional qualificado e com as habilidades certas para desempenhar as funções do cargo, que mescla conhecimentos técnicos de TI e de gestão, é fundamental.


Quer saber em detalhes o que faz um gerente de contas de TI? Continue lendo e conheça as responsabilidades da função e principais habilidades desse perfil profissional.

O que faz um gerente de contas de TI?

Em linhas gerais, o que faz um gerente de contas de TI é intermediar o contato da empresa em que trabalha com os clientes atendidos por ela.


Desde a estruturação do contato, passando pela resolução de problemas até sugestões de upgrade no serviço, tudo passa pelas mãos do gerentes de contas de TI. 


Separamos e explicamos cada atribuição do gerentes de contas abaixo com mais detalhes. Confira!

1. Atuar como ponte na resolução de problemas

Uma das primeiras atribuições sobre o que faz um gerente de contas de TI é ser a ponte entre a empresa e o cliente para resolver problemas relacionados à prestação do serviço.


Quando alguma função não está alinhada ou não resolveu inteiramente o que o cliente precisava, é o gerente de TI quem recebe essa demanda e mobiliza os ativos para resolvê-la.


O gerente precisa ser um profissional bastante dinâmico neste ponto, pois ele não lida com uma demanda de cada vez. Pelo contrário, precisa gerenciar todos os clientes existentes.


Assim, o gerente conta com uma equipe de técnicos de TI para os quais repassa a necessidade do cliente e, posteriormente, envia o feedback da resolução do problema. 

2. Negociar contratos e propostas

Entre o que faz um gerente de contas de TI também está a negociação de contratos e proposta junto aos clientes corporativos. 


Pelo contato direto com cliente, o gerente de contas pode negociar termos de contrato mais favoráveis tanto para o cliente quanto para a empresa.


Com isso, ele tem a liberdade de fazer sugestões nos serviços de TI do contrato e até de incluir benefícios extra para os clientes.


Outra atribuição do gerentes de contas de TI é fazer pospostas de upgrade nos serviços dos clientes.


Por exemplo, quando percebe que um cliente cresceu e precisa de uma versão com mais funcionalidades do serviço ou produto oferecido pela empresa, pode propor a melhoria e negociar.

3. Gerenciar a carteira de clientes 

Independentemente se a empresa para a qual trabalha vende produtos ou serviços, o gerente de contas de TI conhece todos os atuais clientes e os mantém alinhados. 


Nessa função, o que faz um gerente de contas de TI é personalizar o atendimento de cada cliente, renovando o relacionamento com um acompanhamento próximo e oferecendo indicações realmente úteis.


Ou seja, o gerente de contas não indica randomicamente uma novo serviço ou componente, pois ele conhece cada cliente da carteira e seu valor estratégico.


Por isso, mantém todos sob seu radar, assegurando que eles recebam todos os serviços pelos quais pagou com o máximo de qualidade.

4. Preparar treinamentos para os clientes

As empresas que fornecem soluções de TI em larga escala precisam lidar com a falta de familiaridade de tecnologia dos seus clientes.


Principalmente nos negócios com grandes equipes, a implementação de uma solução de TI, pede um alinhamento de conhecimento. Então o que faz um gerente de contas de TI?


Ele prepara as equipes internas para fazerem os treinamentos e ensinarem os princípios básicos para o bom uso de uma plataforma ou software, por exemplo. 


Até para serviços mais pontuais como a implementação de um sistema de armazenamento de arquivos em nuvem, é necessário uma sessão para explicar como funciona e também o que não fazer.

5. Motivar a equipe de trabalho

Estamos conhecendo algumas atribuições do que faz um gerente de contas de TI, mas é fato que ele não consegue fazer tudo sozinho.


O gerente de contas fica na linha de frente observando os clientes e suas principais necessidades. Depois de elaborar propostas e conseguir aprová-las, o trabalho é dividido com a equipe.


Assim, é importante ser um líder atento para alocar projetos com os membros que tem expertise para desenvolver o serviço. Além, é claro, de proporcionar oportunidades de aprendizado. 


Outro trabalho de motivação importante é a apresentação dos resultados de como a equipe conseguiu ajudar efetivamente os clientes com os projetos desenvolvidos.

Habilidades de um gerente de contas de TI

As cinco atribuições acima mostram que o que faz um gerente de contas de TI exige bastante dinamismo, proatividade e visão sistêmica


Para ter um bom desempenho no trabalho, portanto, um profissional da área de TI precisa se dedicar para buscar oportunidades de capacitação que enriqueçam seu currículo.


Algumas habilidades importantes para o perfil de um gerente de contas de TI são:


- Conhecimento de técnicas de venda. Como lida com contratos, propostas e negociações, é importante saber argumentar e montar propostas alinhadas de acordo com o perfil de cada cliente. 


- Gestão de banco de dados de clientes. Para acompanhar toda a carteira de clientes é importante saber usar soluções de gerenciamento como softwares CRM que organizam as vendas, os clientes atuais e o trabalho como um todo. 


- Capacidade de negociação. Essa é uma das técnicas de vendas mais importantes, pois convencer os clientes a aceitarem novos serviços e, consequentemente, pagar mais, exige uma argumentação consistente. 


- Domínio das tecnologias (serviços ou produtos) com as quais trabalha. Além das habilidades de gestão, o gerente de contas de TI também deve ser bem capacitado na área técnica, especialmente, na solução da empresa na qual trabalha.

Gostou de saber o que faz um gerente de contas de TI?

Um gerente de contas de TI é um cargo estratégico dentro das empresas que distribuem soluções tecnológicas no mercado. 


Os clientes corporativos estão cada vez mais exigentes e requerem atendimento personalizado, completo e de qualidade.


Se a sua empresa não conta com uma equipe interna para essa função pode fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas. 


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form