Quem trabalha na área de tecnologia da informação e deseja ter uma carreira ascensional deve se informar sobre as funções de cada cargo. Neste post, vamos falar sobre o que faz um diretor de TI, a posição mais alta no setor dentro de uma empresa.
As habilidades de um profissional de TI precisam evoluir para que ele consiga aspirar a posições mais desafiadoras como assumir a diretoria, por exemplo.
Desde o analista até o diretor, você só será capaz de fazer uma trajetória de sucesso se conseguir desempenhar bem suas tarefas em cada etapa.
O diretor de TI é um cargo que precisa ter uma visão global das necessidades da empresa e como a tecnologia pode contribuir para alcançar os objetivos da gestão.
Se você quer chegar nessa posição, confira a seguir o que faz um diretor de TI e suas principais tarefas na rotina de trabalho.
Guia de profissões: o que faz um diretor de TI
O diretor de TI também pode ser chamado também de CIO (Chief Information Officer). Ele é o profissional que faz a ponte com a gestão geral da empresa.
Ele dialoga com os chefes de outros departamentos e a presidência para alinhar como a tecnologia pode ajudar a atingir os objetivos da empresa.
Além disso, garante que todos os departamentos tenham a orientação e o suporte da equipe de TI necessários para o cumprimento das tarefas diárias.
Essa é uma visão geral do que faz um diretor de TI e vamos detalhar nos próximos tópicos como esse trabalho se desenvolve diariamente. Confira!
1. Criar o Plano Diretor de TI
O primeiro ponto relacionado ao que faz um diretor de TI é a criação do Plano Diretor de Tecnologia da Informação para o negócio.
Esse planejamento faz a análise da empresa com um diagnóstico de quais são os recursos e processos relacionados a tecnologia que o negócio precisa para manter-se operando com eficiência.
O diretor de TI coordena a fase da análise com o levantamento de dados e também a montagem do documento. Posteriormente, ele apresenta para a diretoria para aprovação.
Depois de aprovado, o que faz um diretor de TI? Coloca em prática e coordena a implementação junto com os gerentes de TI definindo as prioridades, fazendo cronogramas e distribuindo o orçamento.
2. Atualizar os recursos da empresa
Quando se trata de tecnologia é preciso ter um olhar atento às novas tendências do mercado. Este é outro ponto fundamental do que faz um diretor de TI.
Periodicamente, são lançados novos sistemas ou antigas soluções de softwares e hardwares ganham novas funções.
Por isso, é importante manter o radar atento ao mercado para fazer atualizações e identificar quais inovações tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento da empresa.
A continuidade das melhorias é um ponto fundamental para que o plano principal não fique engessado. O diretor de TI precisa ter dinamismo e um olhar flexível para que os recursos e sistemas disponíveis sejam bem aproveitados.
3. Coordenar a infraestrutura de TI do negócio
Com um plano de TI definido e uma atualização periódica dos recursos, outra tarefa relacionada ao que faz um diretor de TI é coordenar toda essa infraestrutura.
O diretor precisa pensar nos pontos principais para garantir o desenvolvimento e a manutenção preventiva adequada de cada recurso utilizado.
Algumas tarefas dentro deste trabalho envolvem:
- Garantir a comunicação efetiva: tanto a comunicação por voz (sistema de telefonia) quanto a de dados (softwares de comunicação interna) devem ser instalados e funcionar sem interferências em todos os departamentos.
- Inspecionar a rede elétrica da empresa: pode parecer um item estranho entre o que faz um diretor de TI, mas sem eletricidade uma empresa não funciona, certo? Por isso, é preciso criar um sistema de geradores, supervisionar a fiação para evitar curtos e eliminar o excesso de fios expostos para prevenir acidentes.
- Fazer a estruturação da rede de dados: junto com a equipe de TI, o diretor define qual o melhor desenho para que a rede seja facilmente acessível, permitindo o acesso de todos os departamentos e protegendo/ocultando itens confidenciais.
- Coordenar as demandas por atendimento de informática na empresa: todos os setores precisam ter o suporte necessário com a rapidez desejada. Ter um sistema de distribuição de demandas é um processo encabeçado pelo diretor.
- Fornecer equipamentos de qualidade: computadores, impressoras, telefonia são itens importantes do dia a dia que devem ser alocados no orçamento para que não fiquem obsoletos.
4. Garantir a qualidade da assessoria de TI
Além de ter as soluções mais atuais e eficientes operantes na empresa, é preciso garantir que a equipe saiba fazer seu trabalho com qualidade.
Para isso, é preciso organizar o departamento para receber, repassar e distribuir entre a equipe as chamadas internas.
O objetivo é não sobrecarregar nenhum membro e, assim, manter a qualidade do atendimento gerando confiança e motivação da equipe.
A função de fornecer qualidade está entre o que faz um diretor de TI, mas ele também divide a tarefa com o gerentes que o auxiliam a manter o trabalho.
5. Coordenar as contratações do setor
Como é responsável pelo departamento, o diretor de TI sabe exatamente os perfis de profissionais que precisa para completar a equipe.
Assim, é responsável por informar ao departamento de RH o perfil das vagas em aberto e quais são as especialidades necessárias.
Então o que faz um diretor de TI é analisar seu setor, quais são os pontos fortes e onde a equipe precisa ser fortalecida para fazer as contratações certas.
6. Criar uma política de segurança interna
A segurança que as soluções de TI fornecem hoje precisam ser bem implementadas e seguidas para não gerar brechas.
Cabe ao diretor de TI criar as principais diretrizes relativas ao que deve ser implementado para garantir a segurança das máquinas, dos arquivos e da rede da empresa.
Essa política deve ser comunicada a todos posteriormente para seguirem os mesmos recursos.
Gostou de conhecer mais sobre o que faz um diretor de TI? Complete sua leitura com o post: Como ser um diretor de TI: funções e dicas para ter sucesso.
Terceirize as tarefas que faz um diretor de TI
Se a sua empresa não tem um diretor de TI, mas precisa de assessoria em todas as funções que descrevemos acima, você pode optar pelo outsourcing de TI.
Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço.
Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.