Um servidor TI é um computador que inclui programas necessários para atender coletivamente aos requisitos de uma empresa, em vez de um usuário individual, unidade ou aplicativo específico.

Apesar do fato de que os servidores serem feitos a partir de componentes de computadores comuns, os servidores corporativos geralmente são tolerantes a falhas e fazem uso de hardware e software personalizadoscom taxas de falha baixas, para maximizar o tempo de atividade do servidor.

Um servidor corporativo fornece conexões consolidadas, uma opção de transmissão, TCP / IP ou multicast, bem como ferramentas definidas pelo usuário para hibernação, resultando em melhor desempenho de rede e desktop.

Historicamente, os computadores de grande porte (mainframe) eram servidores corporativos, embora não fossem referidos como servidores até recentemente.

Os servidores TI baseados em UNIX e Wintel, que são menores, se tornaram mais rápidos e foram criados com recursos de gerenciamento de programas em toda a empresa, eles também foram chamados de servidores corporativos.

Neste uso, um servidor corporativo é o hardware do computador e seusoftware principal, o sistema operacional.

Os 5 benefícios de ter servidor TI para pequenos negócios

Uma rede baseada em servidor tem vários benefícios que são feitos sob medida para empreendimentos de pequenas empresas. Vamos dar uma olhada em alguns deles sem mais delongas.

Leia também: Gestão de infraestrutura de TI: 7 vantagens do Outsourcing

1. Um servidor dá à sua empresa muita confiabilidade

Digamos, por exemplo, você tenha três PCs em funcionamento em uma conexão de rede interligada. Se um PC falhar (com base em qualquer placa-mãe, disco rígido ou falhas na fonte de alimentação) na rede interligada, todo o seu sistema será desativado até que os problemas sejam diagnosticados com êxito e as soluções adequadas sejam aplicadas.

Um servidor TI, por outro lado, é uma solução eficaz para um problema tão sério. O hardware do servidor mantém um hardware redundante para resolver esses problemas imediatamente.

Nesses casos, a falha de um dispositivo não ocasiona a falha de todo o sistema do servidor. Assim, ele pode continuar a servir seu negócio, mesmo após o fracasso de um pequeno dispositivo associado aos seus PCs interligados.

2. Um servidor fornece à sua empresa segurança de rede

Isso pode ser considerado um dos melhores e mais significativos benefícios de um servidor TI corporativo.

Ao criar contas individuais e de grupo, o direito individual pode ser atribuído aos usuários com base na natureza e na quantidade de dados que podem acessar e em seus requisitos.

Isso pode reduzir bastante o acesso não autorizado a dados e fornecer à sua rede segurança adicional que você ansiava.

Se você tiver uma equipe de vendas e uma equipe de RH em sua empresa, os dois não poderão acessar os dados uns dos outros, mesmo se todos os dados estiverem presentes em um único servidor.

3. Um servidor fornece à sua empresa um recurso de backup centralizado

As perdas de dados ocorrem normalmente nos locais de trabalho por vários motivos, desde falhas da máquina até descuido. Isso cria problemas enormes, especialmente quando o local de trabalho funciona na ausência de um servidor.

Um servidor pode ser considerado uma importante solução também nesse aspecto, porque ajuda muito a suavizar o processo de backup de dados.

Você poderá fazer a gestão de backup de todos os seus dados, incluindo seus e-mails, para um armazenamento centralizado em seu servidor e reduzir todas as dificuldades associadas às perdas e dados, melhorando a produtividade do seu local de trabalho ao mesmo tempo.

4. Um sistema de servidor ajuda no gerenciamento adequado de vírus

Uma das maiores ameaças enfrentadas pela sua rede é uma possível infecção por vírus. Assim, um sistema antivírus é uma necessidade absoluta nos dias de hoje.

Um sistema de servidor pode ajudar muito no gerenciamento conveniente de vírus. O administrador do sistema poderá implantar o software antivírus a partir de um PC, nos demais PCs da estação de trabalho conectado na rede, executar uma varredura ampla da rede como um todo (incluindo os dispositivos conectados na rede WiFi) e remover todos os tipos de vírus caso existam.

Atualmente 2 termos são destacados quando o assunto é servidor TI corporativo: terceirização e armazenamento em nuvem.

Tudo o que uma empresa poderia querer está disponível via nuvem nos dias de hoje.

Do armazenamento de dados, à recuperação de desastres, e ao software hospedado, há um provedor pronto para uso.

Existe uma razão para manter os servidores no local?

Vamos dar uma olhada nos prós e contras de manter seu servidor de TI no local versus terceirizá-lo.

Terceirização de servidor TI: importancia, prós e contras

1. Mais controle e mais responsabilidade

Se os seus servidores corporativos estiverem localizados no local, você terá um controle sem precedentes sobre:

  • hardware;
  • instalações;
  • configuração de aplicativos.

Por outro lado, você também terá tempo e custos associados ao gerenciamento e à manutenção do ambiente do seu servidor TI.

Em um ambiente de nuvem, você terá acesso aos aplicativos, mas as instalações de hardware e software serão escolhidas e gerenciadas pelo provedor de nuvem.

Você pode desistir no controle do servidor corporativo por conveniência e economia.

2. Custos proibitivos

Possuir e manter seu próprio servidor é uma despesa substancial.

Há o custo do hardware e de backup, bem como as despesas de manutenção e monitoramento, tanto no software quanto na equipe.

Também há custos associados ao fornecimento de um ambiente apropriado que englobe fornecimento de energia e resfriamento adequados, bem como segurança física.

Em um ambiente baseado em nuvem ou com a opção de terceirização, você está pagando apenas pelo que está usando atualmente. Todos os outros custos são processados ​​pelo fornecedor.

3. A questão da segurança

A maior preocupação que os gerentes de TI têm sobre escolher um servidor corporativo de nuvem, e deixar os servidores físicos, é a segurança.

É fácil questionar a segurança que é retida e fornecida por outra pessoa, e é verdade que você terá menos acesso e “olhos” no equipamento. No entanto, os provedores de nuvem levam a segurança muito a sério, já que o negócio deles depende dela.

A maioria das empresas acharia difícil competir com os padrões de segurança, a equipe especializada e o orçamento de um grande provedor em nuvem.

Pode ainda haver algumas empresas que exigem tanto armazenamento de dados e segurança que é rentável e prudente manter seus próprios servidores TI internos, mas não muitas.

Quase todas as empresas podem se beneficiar da:

  • acessibilidade;
  • escalabilidade;
  • segurança dos recursos baseados em nuvem.

Lembre-se sempre de que as despesas incorridas na criação de um servidor TI não são apenas um custo. São um investimento; um investimento com alto ROI, especialmente quando se trata de um empreendimento de pequeno porte, definitivamente você vai se beneficiar a longo prazo.

Está pensando em contratar uma empresa para fazer a terceirização de serviços? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.

O que é um servidor TI corporativo: importância e cuidados