Você deve ter ouvido falar e se perguntou: o que é rollout em TI?


Com o rápido crescimento de novas tecnologias e melhorias na produtividade das empresas, é claro que em algum momento você irá precisar implementar algo novo, para que sua ela continue crescendo. Seja um novo aparelho ou mesmo novos softwares.


Toda essa atualização precisa ser pensada e planejada para que sua empresa continue a trabalhar a todo vapor, de maneira mais produtiva e eficiente que antes. 


Todo esta mudança, se não planejada corretamente, pode acarretar em altos custos e queda na produtividade.


Portanto vamos falar mais sobre o que é rollout em TI, te dar todas as dicas, explicar as vantagens, exemplos e cuidados para que você consiga passar por este processo tão importante para todas as empresas.

O que é rollout em TI?

Você já deve ter começado a entender o que é rollout de TI, mas vamos deixar claro aqui o seu conceito.


Não importa o tamanho de sua empresa, em algum momento você irá precisar aumentar sua produtividade ou mesmo a eficiência de seu trabalho. É neste momento que você irá em busca de novas tecnologias, sejam elas máquinas ou softwares. Este processo todo de reestruturação é chamado de rollout.


Introduzir novas tecnologias para pequenas empresas ou grandes organizações é sempre um avanço, porém para que você consiga alcançar seus objetivos, sua empresa precisa estar preparada. 


Todo este processo de mudança demanda estudo e planejamento para que você não encontre problemas com os novos processos e formas de trabalho de sua empresa.


Alguns exemplos de rollout em TI que podem ser úteis para sua empresa:


  • Trocar o sistema operacional dos computadores;
  • Aquisição de um novo software;
  • Aquisição de novas máquinas;
  • Implementação de uma nova infraestrutura de TI.


Estes são apenas alguns exemplos e todos eles poderão trazer as vantagens que você vai ler a seguir.

Quais as vantagens em fazer um rollout em TI?

São muitas as vantagens de fazer um rollout em TI. Desde que bem feitas e bem planejadas, um rollout pode te trazer os seguintes benefícios:


  • Diminuir custos de uma empresa: É muito comum que novos processos tragam um custo menor para uma empresa, apesar dos custos que possam haver com a implementação.
  • Mais eficiência: Normalmente o principal fator para se fazer um rollout é o aumento da eficiência. E uma empresa mais eficiente resulta em margens maiores.
  • Aumento na produção e capacidade para novas demandas: Novas tecnologias muitas vezes trazem um aumento de produção e maiores capacidades em atender novos clientes e demandas.
  • Vantagem competitiva: Ao fazer um rollout você coloca sua empresa a frente das novas práticas de mercado. Colocando ela, muitas vezes, a frente de seus concorrentes que ainda podem estar usando tecnologias atrasadas em seus processos.

Como fazer um rollout em TI?

Ao considerar fazer um rollout de TI em sua empresa, lembre-se que o sucesso de sua implementação irá depender, principalmente, de sua abordagem. E esta abordagem precisa ser estudada e planejada.


Não faça um rollout sem um bom planejamento, pois além do tempo que todo o processo irá lhe custar o investimento também vai para o ralo, caso algo saia errado.


Portanto vamos aos passos que você precisa seguir para implementar um rollout de TI com sucesso em sua empresa.

1. Identifique a novas tecnologias

Não são todas as novas tecnologias que servirão para seu negócio. Cada ramo empresarial tem sua forma de trabalhar e principalmente cada empresa. Portanto não pule de cabeça na primeira nova tecnologia que você encontrar.


Faça uma pesquisa e estude as tecnologias e inovações nas empresas que já estão disponíveis para que possam ser de interesse de sua organização.


Depois de fazer este estudo procure as principais empresas que podem te oferecer esta nova tecnologia. Compare preços e peça referências de mercado.


Procure trabalhar com empresas que ofereçam um bom suporte pois isso irá diminuir significativamente seus riscos com a implementação.

2. Como esta tecnologia se conecta a sua forma de trabalho

Muitas vezes o rollout é feito em apenas uma parte do processo de trabalho de uma empresa. Sendo assim esta nova tecnologia precisa estar bem “conectada” com os atuais processos que ainda continuarão em uso.


Os processos precisam estar bem conectados dentro de uma empresa. De nada adianta você conseguir otimizar uma área atrasando o trabalho de outra. Ou mesmo conseguir uma nova tecnologia que não consegue manter o fluxo de trabalho de sua empresa.

3. Trace os objetivos que você busca atingir

A melhoria que você busca com o rollout pode vir de várias formas. Conforme as vantagens que já citamos, você pode buscar, por exemplo:


  • menores custos de trabalho;
  • maior eficiência e muitas outras vantagens. 


Portanto é importante que você trace os objetivos que procura alcançar com seu rollout de TI.


Descreva as melhorias que você busca atingir e use isso como seu foco na implementação. Com seus objetivos traçados ficará mais fácil para você e sua equipe avaliar o sucesso da implementação.

4. Faça um cronograma

Estude o tempo que você irá gastar em cada etapa de seu processo de implementação de rollout. Faça um cronograma separando cada etapa e os dias que elas serão realizadas. Você pode separar, por exemplo:


  • Primeiro dia: Conversar com seus principais colaboradores
  • Segundo dia: Reunir novamente para assimilar novas ideias ao projeto.
  • Terceiro dia: Fechamento do projeto e reunião com o restante da equipe para apresentar como será feito o rollout.
  • Quarto ao sexto dia: Treinamento com toda equipe para o uso da nova tecnologia.
  • Sétimo dia: Estudar junto aos seus principais encarregados do setor qual melhor dia e horário para implementação. Não se esqueça de definir quanto tempo será disponibilizado para isso.

5. Converse com os principais colaboradores

Reúna os principais colaboradores dos setores que serão afetados e compartilhe a ideia do rollout. Apresente para eles os benefícios e a necessidade de implementação.


É importante que você reúna os colaboradores certos que irão te ajudar no processo de viabilização da implementação. Peça feedback, ouça a opinião deles e trabalhe junto para que você consiga implementar o rollout da melhor maneira possível.


Esteja preparado para encontrar resistência no início. 


Mudanças nem sempre são bem recebidas por uma equipe, principalmente se sua empresa não as faz a muito tempo. 


Caso você encontre resistência, ouça os argumentos apresentados e pondere-os. Muitas vezes eles vão te dar uma ótica da qual você não observou ainda, mas esteja preparado com contra-argumentos para aqueles que não apresentarem bons motivos contrários a implementação.


Se você conseguir apresentar bem as vantagens do rollout para estes colaboradores, eles vão se encarregar de ajudar no envolvimento dos demais parceiros de trabalho. 


O envolvimento de todo mundo é importantíssimo para o sucesso do rollout. E esse é o nosso próximo tópico.

6. Prepare a sua equipe para o rollout

Assim que você já tiver conversado e estudado como será desenvolvido o projeto de rollout com os encarregados do setor, será hora de conversar com o resto de sua equipe.


Você deve ter em mente que sua empresa precisa evoluir. Passar por um processo de rollout necessita do envolvimento de todos. Aceitar novos processos e formas de trabalho pode exigir algum tempo e treinamento, tudo isso ajuda a evitar possíveis frustrações com o rollout.

7. Treinar e implementar

A partir do momento que todos já sabem do rollout, é hora de começar os treinamentos para que todos aprendam a lidar com as novas tecnologias que serão utilizadas.


Este pode ser o momento de maior dificuldade em seu rollout, mas você pode facilitá-lo delegando adequadamente funções aos seus principais colaboradores. Desta forma eles te darão auxílio no treinamento com o restante da equipe. 


Durante o treinamento é importante que todos procurem por problemas e soluções que possam ser enfrentados no futuro para que estes sejam resolvidos antes da implementação.


Dependendo da nova tecnologia que você for implementar, a própria empresa provedora do equipamento ou mesmo do software, poderá te ajudar neste processo de treinamento e adaptação.


Com sua equipe treinada e os feedbacks devidamente anotados, é hora de mensurar os resultados e partir para implementação.

8. Acompanhe os resultados e faça ajustes se necessário

Agora é a hora de conferir se os objetivos que você traçou, no terceiro passo de nossa lista, estão sendo alcançados. Como está sendo o resultado de seu rollout?


É imprescindível que você analise seus dados para que você tenha controle sobre seus resultados e saiba se seus objetivo foram cumpridos de maneira satisfatória. É muito comum que ajustes sejam feitos além de todo o processo de adaptação que pode levar algum tempo para acontecer. Porém não deixe de continuar analisando e comparando com os dados anteriores.

E então?! Aprendeu o que é rollout?

Agora que você já sabe o que é rollout, aproveite e vá pesquisar novas tecnologias, softwares e formas de trabalho que possam trazer atualização para os processos de sua empresa. Não fique para trás e saia na frente de sua concorrência.


Conheça a consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções mais inteligentes para sua área.

A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

O que é rollout em TI? Quais as vantagens e como fazê-lo