Uma das necessidades mais básicas de qualquer empresa é a capacidade de acompanhar com precisão as vendas e outras transações importante. Daí a importância de saber o que é PDV.


O sistema de ponto de venda, ou simplesmente PDV, é aplicável a todos os tipos de empresas, independentemente de seus tamanhos e setores.


Embora muitas pequenas ou novas empresas normalmente acompanhem as vendas manualmente com um livro escrito ou utilizem softwares de planilhas como o Excel, os sistemas PDV oferecem soluções automáticas de registro e muitas outras vantagens que podem ajudar as empresas a obter sucesso em uma economia competitiva.


Saber o que é PDV e para que serve é de fundamental relevância para sua empresa.

O que é PDV?


Um sistema de PDV normalmente consiste em um software instalado em um terminal (como uma caixa registradora), que se comunica com outro computador padrão, que armazena os dados da transação e outras informações vitais, que são importantes para a manutenção dos resultados financeiros de uma empresa.


Um terminal de ponto de venda (PDV) pode ser conectado em rede - mesmo uma construção de rede para pequena empresa - a outros terminais e a um servidor.


Ele pode ser expandido com dispositivos portáteis sem fio vinculados ao sistema principal.

Agora você está começando a saber o que é PDV e sua importância para a empresa.


Ele pode ser usado para rastrear várias operações de maneira útil e personalizá-las conforme suas necessidades mudarem com o tempo.

Vantagens de adotar um sistema de PDV

A principal vantagem de um sistema de PDV informatizado são os sofisticados e detalhados relatórios de vendas que ele fornece.


O software permite analisar as vendas de diferentes maneiras, como:


  • por SKU (item vendido);
  • períodos de tempo;
  • promoções;
  • por loja (se você tiver mais de uma);
  • por funcionário, auxiliando na gestão de pessoas, em vendas, e mais.


O sistema consolida e monitora as informações de várias maneiras.


Um app de PDV é uma das soluções que une informática e gestão de empresas, fornecendo informações detalhadas sobre cada tópico importante de seu negócio como:


  • custos e despesa;
  • métodos de pagamento;
  • estoque e inventário;
  • registros de compra;
  • cálculo de imposto, desconto, entre outros.


Está conseguindo entender a importância de saber o que é PDV?


O fluxo adicional e mais imediato de informações detalhadas sobre suas vendas ajudará você a criar melhores ideias competitivas e avaliar sua eficácia.


Os benefícios dos sistemas de ponto de venda são:

  • Precisão: a tecnologia para pequenas empresas é mais precisa do que digitalizar números de um adesivo ou esperar que o caixa se lembre do custo de cada item.
  • Análise: os sistemas PDV permitem fazer um inventário de estoque, sinalizar itens para reordenar e analisar padrões de vendas.


O software de gerenciamento de PDV pode ajudar um gerente de loja a coletar constantemente dados analíticos para produzir relatórios detalhados de planilhas, eliminando a necessidade de inserir manualmente fórmulas e dados em um programa de planilha.


Isso ajuda os proprietários e gerentes de empresas a determinar a melhor maneira de maximizar as vendas, determinar o estoque, a cobrança fácil e precisa de impostos e outras operações vitais.


Alguns sistemas de PDV até salvam informações que os compradores enviam (como endereços de e-mail). Essas informações podem ser usadas para enviar ofertas especiais aos clientes ou alertá-los sobre eventos ou vendas futuras.


Agora que você já tem mais noção sobre o que é PDV, vamos acrescentar outras informações ao seu conhecimento.

Tipos de sistemas de PDV

Existem vários tipos diferentes de software PDV que determinam como e onde os bancos de dados podem ser acessados por um usuário.


Um sistema PDV mais antigo normalmente mantém todos os dados em um servidor em sua loja, o que significa que o usuário precisa exportá-lo manualmente da fonte.


Uma vantagem significativa para isso é que uma empresa não precisa se preocupar com interrupções na Internet que congelam seus negócios e afetam adversamente seus lucros naquele dia.


A alternativa mais nova e mais popular é um PDV baseado na web, em um sistema de cloud computing para pequenas empresas.


Eles oferecem enormes vantagens como a possibilidade de acessar remotamente a análise de negócios e estatísticas do software PDV, sem ter que exportar manualmente os arquivos de um terminal de armazenamento.


Além disso, como os arquivos são hospedados online remotamente, qualquer dano ou interrupção no servidor ou em outro hardware não destruirá nem corromperá os dados.


O benefício imediato de um sistema de PDV é o próprio hardware. Muitas vezes, o software PDV é instalado em uma unidade de caixa registradora, geralmente emparelhado com uma impressora de recibos e um scanner de cartões. Esses sistemas são fundamentais para vendas online. Alguns modelos vêm com scanners de código de barras ou podem ser usados com outros modelos comuns de scanners.


Todas essas ferramentas adicionam segurança, conveniência e profissionalismo a um negócio.


Outro dos benefícios dos sistemas de PDV é que o software é acessível em diversas plataformas diferentes.


Em vez de limitar suas transações e operações a um terminal que está na loja, você também pode utilizar o PDV simultaneamente com uma caixa registradora remota em outro local. Esses sistemas também permitem o uso de PDV em dispositivos móveis, o que permite que os funcionários envolvam os clientes diretamente e eliminem a necessidade de levá-los a um local físico para concluir uma venda.

Um sistema de PDV moderno ajudará você a aceitar diferentes tipos de pagamento. Em segundo lugar, você automatizará seu inventário e gerenciamento de funcionários obtendo relatórios em tempo real.

Em essência, o software de ponto de venda, PDV,  combina funções gerenciais, escrituração contábil e gerenciamento de transações em um sistema automatizado pequeno que custa muito menos para utilizar, em vez de contratar funcionários para lidar com essas tarefas.

Saber o que é PDV e aplicar as informações obtidas pode fazer sua empresa se atualizar, se manter no mercado e, principalmente, crescer.

A maior parcela do mercado de PDV tem sido a indústria de varejo, com o serviço de alimentação também tendo uma presença considerável.


Agora que você já sabe o que é PDV, para que serve e as vantagens que proporciona, tomar uma pequena decisão ao iniciar um negócio pode levar a coisas muito maiores. 6Investir em um PDV moderno pode fazer exatamente isso. Embora o custo inicial desses sistemas possa ser maior do que o de uma caixa registradora simples, os benefícios que traz para a equipe, para os clientes e principalmente para você, certamente não podem ser desconsiderados.


A tecnologia pode mesmo mudar o rumo do seu negócio, mesmo que ele seja uma pequena empresa. Para ter ajuda nesse setor, conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


O que é PDV: tipos e benefícios de adotar um sistema