A contabilidade é uma área crucial nas empresas, pois controla vários processos fundamentais do negócio da abertura a folha de pagamento dos funcionários. Com isso, os contadores são profissionais bastante requisitados. Se você é da área já deve ter pensado em aproveitar a demanda e abrir a própria empresa. Mas o que é necessário para abrir um escritório de contabilidade?

Continue lendo e confira as etapas fundamentais para começar seu escritório de contabilidade.

O que é necessário para abrir um escritório de contabilidade: etapas

1. Fazer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)

O primeiro item do que é necessário para abrir um escritório de contabilidade é ter o registro no CRC.

O decreto de Lei nº 9.295/46 estabeleceu a obrigatoriedade do registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) como consta no artigo 12:

Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

Portanto, para exercer a profissão de contador de forma legal no país é fundamental cumprir os requisitos acima para concluir tranquilamente o restante do processo.

2. Fazer registros nos demais órgãos necessários

Além do CRC, o registro em outros órgãos públicos também é necessário para abrir um escritório de contabilidade. Entre eles estão:

- Registro na Junta Comercial;

- Registro na Secretaria da Receita Federal (para obter o CNPJ);

- Registro na Secretaria Estadual de Fazenda;

- Registro para obtenção de alvará de funcionamento na prefeitura do município;

- Registro na Entidade Sindical Patronal (é obrigatório fazer a Contribuição Sindical Patronal anualmente);

- Registro no sistema Conectividade Social – INSS/FGTS da Caixa Econômica Federal;

- Licença de funcionamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar local;

- Consulta de local e emissão das certidões, inclusive Alvará de Funcionamento, na prefeitura.

3. Estabelecer os objetivos do negócio

Passado essa etapa burocrática, pensar na estratégia do seu negócio também é necessário para abrir um escritório de contabilidade.

Ao iniciar um novo negócio, é extremamente importante definir metas que o ajudarão a seguir em frente.

As metas que você definir serão o coração da seu escritório de contabilidade nos primeiros dois meses e vão desempenhar um papel enorme no sucesso que sua empresa vai ter.

Então, pense em quantos clientes você deseja que sua empresa tenha. E quanto lucro você deseja obter.

Depois de definir todos os seus objetivos, você pode até anotá-los e mantê-los em um lugar onde possa vê-los todos os dias.

Faça uma revisão das suas metas e objetivos para fazer os ajustes necessários de tempos em tempos, conforme a empresa evoluir.

O infográfico abaixo do Sebrae faz um overview dos pontos a considerar no seu planejamento para abrir um escritório de contabilidade:

4. Formar uma equipe estratégica

Outro ponto que é necessário para abrir um escritório de contabilidade é fazer um recrutamento rigoroso da equipe de trabalho.

Se tem algo que todo empreendedor concorda é que empregar as pessoas certas é fundamental. Pense que as pessoas da sua equipe devem ser tão ou mais inteligentes e capacitadas que você.

Para fazer isso, os empregadores tenha um sistema para encontrar e recrutar as pessoas certas. Estabeleça os critérios principais e crie descrições de cargo que deixem claro esses pontos.

Entreviste os candidatos com atenção e entenda o que eles gostam e em quais atividades se destacam. Converse também sobre seus objetivos, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Foque em criar relacionamentos desde o início.

Relações fortes ajudam os empreendedores a colocar os funcionários nas funções mais benéficas para o negócio e para cada membro individualmente.

Os empregadores também podem criar estruturas de recompensa e remuneração que funcionem adequadamente para toda a equipe.

Por exemplo, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e objetivos claros no trabalho estão entre os principais fatores de motivação entre os membros mais jovens atualmente no mercado de trabalho.

5. Escolher um software para automatizar processos

Outro ponto que é necessário para abrir um escritório de contabilidade é escolher o software que você usará na sua empresa.

Com tantas novas empresas sendo abertas, há uma ampla variedade de softwares de contabilidade que você pode escolher.

A maior vantagem desse tipo de programa é que os softwares atuais permitem manter e acessar todos os arquivos na nuvem, o que significa que você e seus funcionários poderão acessá-los com facilidade.

Algumas empresas até oferecem cursos online e vídeos de treinamento para que a equipe possa assistir e entender melhor as funcionalidades do software escolhido.

Contratar a ajuda de uma empresa especializada em soluções de TI também contribui para criar um processo de implementação suave e sem gargalos.

6. Pense na estratégia de marketing

Pensar na estratégia para atrair clientes para seu escritório de contabilidade é fundamental. E para poder criar sua base de clientes, você precisará investir em marketing.

Felizmente, existem muitos canais de marketing que você pode usar para divulgar sua empresa de contabilidade.

Por exemplo, você pode (e deve!) usar plataformas de mídia social como o LinkedIn, pois elas podem ajudar você a se conectar com proprietários de outras empresas que possam precisar de seus serviços.

Um perfil no Facebook e no Instagram, redes sociais populares hoje em dia, permitem que você crie anúncios e conteúdos relevantes para atrair clientes em potencial para o seu negócio.

Além disso, você deve considerar alguns canais de marketing mais tradicionais, como panfletos, anúncios em jornais ou revistas locais e comerciais de rádio.

Mãos à obra!

Abrir um escritório de contabilidade não é uma tarefa fácil, mas pode ser extremamente gratificante. Apenas tome cuidado extra nos primeiros dois meses para manter o foco nas tarefas essenciais de consolidação do negócio.

Pode levar um tempo para colocar a empresa no ponto ideal para deslanchar, mas depois que você fizer isso, não haverá nada que irá impedi-lo de ter sucesso.

Para automatizar processos, configurar a rede da empresa, instalar softwares e outras ferramentas e sistemas que facilitam a gestão conte com a ajuda de quem sabe.

Conheça a consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções mais inteligentes para sua área. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

O que é necessário para abrir um escritório de contabilidade?