Provavelmente, você já fez uma compra em um marketplace, mas você sabe o que é um marketplace?
O modelo de negócio multicanal do marketplace, quando bem executado, provou ser um dos mais rentáveis e populares do comércio eletrônico atual.
Os marketplaces facilitam as vendas para fornecedores terceirizados, permitindo que eles vendam produtos em uma plataforma online.
Todo o negócio do marketplace é executado na mesma infraestrutura de software, permitindo que todos os vendedores distribuam seus produtos com o apoio de um site.
Esse é apenas o respiro profundo antes de mergulharmos no universo do que é um marketplace e entender como ele funciona e suas vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende.
O que é marketplace?
Um marketplace é um site que hospeda diversos vendedores em sua plataforma, oferecendo aos consumidores diversos itens e marcas, em várias categorias de produtos.
A empresa dona do marketplace é responsável por oferecer toda a infraestrutura de operação — do cadastro de produtos ao sistema de pagamento. Os vendedores lidam com o estoque de produtos e o envio das mercadorias.
Empresas como Amazon e Mercado Livre, dentre outras, são algumas das plataformas nacionais mais populares e com muito sucesso no modelo de negócio de marketplace.
Essa estrutura de negócio tem provado a cada ano ser um negócio tão lucrativo quanto os e-commerces tradicionais.
Todo marketplace tem uma infraestrutura única que permite que todos os fornecedores vendam seus produtos na mesma dinâmica.
Um ponto importante sobre o modelo de negócio de marketplace é que as empresas cobram uma porcentagem por venda realizada através da plataforma. Essa taxa varia de marketplace para marketplace.
Como funciona a estrutura do marketplace
A empresa dona da infraestrutura do marketplace monta um sistema com todas as ferramentas necessárias para exposição de produtos, pagamentos e envio.
Todas as empresas do mercado possuem uma política de uso da plataforma bem definida e os vendedores devem concordar e cumpri-las irrestritamente.
Os itens básicos que é importante analisar sobre o funcionamento de um marketplace são:
Meios de pagamento: como os vendedores recebem o pagamento e por quais plataforma e/ou integrações?
Estrutura de taxas: qual a porcentagem cobrada pela venda no marketplace, ou seja, como sua empresa obterá lucro?
Opções de logística de envio: o marketplace ou o fornecedor é responsável pelo envio dos produtos? Como você incorpora diferentes opções de envio?
Prestação de contas: quais são as políticas de direitos e deveres para que os consumidores paguem pelas compras e os fornecedores entreguem produtos que atendam às expectativas dos clientes?
Aliar-se a uma plataforma de marketplace que tenha cada um desses pontos bem estruturados é fundamental para começar a vender na internet com confiança e maior potencial de sucesso.
Benefícios do marketplace
Com uma solução de vendas de qualidade, o marketplace pode beneficiar todas as partes envolvidas de várias maneiras:
Para as empresas donas: um marketplace permite que a empresa ganhe uma comissão pelos itens que os vendedores cadastrados vendem.
Quanto mais confiável a plataforma for e oferecer benefícios aos parceiros, mais fornecedores são atraídos, mais tráfego é gerado, mais vendas e, consequentemente, aumenta a oportunidades de lucro.
Para o vendedor: lojas menores, sem o orçamento ou a capacidade de marketing para estabelecer seu próprio e-commerce, são as que mais se beneficiam da adesão a um marketplace. Ao se aliarem a um negócio maior e conhecido, essas lojas podem ganhar visibilidade e aproveitar uma estrutura completa, bem montada e segura para suas vendas. Fatores que atraem muito compradores.
Para o consumidor: os clientes de marketplace se beneficiam com a visualização de opções agregadas em um único site e têm o poder de encontrar o produto com o preço mais baixo ou a mais alta qualidade.
Desafios do marketplace
No Brasil, muitas empresas transformaram seus sites em plataformas híbridas onde vendem produtos próprios e de outros fornecedores.
Alguns exemplos são: Amazon, Walmart, Magazine Luiza, o grupo B2W que agrega marcas como Lojas Americanas, Submarino, dentre outras.
O Mercado Livre se destaca entre as empresas de marketplace, pois é 100% voltada para os fornecedores. A empresa não vende, apenas disponibiliza a plataforma de vendas.
Esse modelo de negócio não só aumentou o tráfego para os sites como permitiu uma variedade mais ampla de produtos aos consumidores, chamando sua atenção.
O marketplace se transformou em um estímulo ao empreendedorismo, pois praticamente todo tipo de produto pode ser vendido através das plataformas.
Para que os marketplaces tenham sucesso, no entanto, os empresários devem cumprir três desafios muito bem:
- reduzir o atrito nas vendas e compras para criar liquidez suficiente de ambos os lados no mercado;
- gerar um maior nível de confiança e transparência para incentivar a participação dos consumidores e;
- criar mecanismos proativos e reativos para abordar questões inevitáveis e problemas que possam surgir.
É comum no setor de varejo novos conceitos explodirem e proliferarem da maneira como os marketplaces estão agora.
O que também é comum é que, depois de um tempo, haja um abalo e apenas os mais bem-sucedidos sobrevivem.
Eventualmente, todo o marketplace terá que provar seu poder de permanência, oferecendo eficiência e valor exclusivo aos consumidores.
Aqueles que não conseguem acabam perdendo participação de mercado assim como as lojas de departamento estão agora e, eventualmente, esses marketplaces desaparecerão.
Aqueles que podem sobreviver e competir efetivamente continuarão criando valor e lucratividade.
Vai começar um marketplace? Tenha ajuda de quem sabe!
Agora que você já sabe o que é um marketplace está pronto para explorar as opções do mercado.
Para fazer uma implementação estruturada se você está pensando em expandir suas vendas para o mundo online, por exemplo, ter orientação especializada em TI fará toda a diferença.
Seu negócio pode ter soluções que otimizem a garantam uma operação enxuta que minimiza os riscos de prejuízos.
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