O que é manutenção preventiva? Descubra porque ela é útil nas empresas

Entenda o que é manutenção preventiva, os tipos existentes, quando é adequado usar, como planejar a manutenção e as vantagens e desvantagens.

Você sabe o que é manutenção preventiva?

Esse processo é essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos, independente das suas atividades. Sempre será necessário manter os equipamentos em dia.

Neste post vamos explicar o que é manutenção preventiva, tipos, como ela funciona na prática, vantagens e desvantagens e como implementar.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é a manutenção regular e de rotina realizada em um equipamento para ajudar a manter o equipamento em funcionamento, evitando qualquer tempo de inatividade não planejado e custos altosresultantes de falhas inesperadas no equipamento.

Ela é executada enquanto o equipamento ainda está funcionando, para que não seja interrompido inesperadamente.

Em termos da complexidade dessa estratégia de manutenção, ela fica entre a manutenção reativa (ou a execução até a falha) e a manutenção preditiva.

Isso requer um planejamento cuidadoso e agendamento de manutenção no equipamento antes que haja um problema real, bem como manter registros precisos de inspeções passadas e relatórios de manutenção.

Tipos de manutenção preventiva

A manutenção preventiva pode ser programada com base em um plano de tempo ou uso. Vamos ver um exemplo para cada um.

Manutenção preventiva baseada no tempo

Um exemplo típico de um gatilho de manutenção preventiva baseado no tempo é uma inspeção regular em um equipamento crítico que prejudicaria severamente a produção ou fluxo de trabalho em caso de paralisação.

Manutenção preventiva baseada em uso

A manutenção preventiva baseada em uso dispara após uma determinada quantidade de quilômetros, horas de uso ou ciclos de produção.

Um exemplo desse gatilho é um computador que pode ser programado para passar por uma manutenção a cada 1 ano de uso.

Quando é adequado usar a manutenção preventiva?

Aplicações adequadas de manutenção preventiva

Ativos adequados para manutenção preventiva incluem aqueles que:

  • tem uma função operacional crítica;
  • tem modos de falha que podem ser evitados (e não aumentados) com manutenção regular;
  • tem uma probabilidade de falha que aumenta com o tempo ou uso.

Aplicações de manutenção preventiva inadequadas

Aplicações inadequadas para manutenção preventiva incluem aquelas que:

  • tem falhas aleatórias que não estão relacionadas à manutenção (como placas de circuito);
  • não servem uma função crítica.

Planejamento de manutenção preventiva

Planejar a manutenção preventiva sem a ajuda do software CMMS pode ser um grande desafio. Como as MPs são acionadas após um determinado período de tempo ou uso, é difícil (senão quase impossível) rastrear esses dados manualmente, especialmente se você estiver lidando com muitos equipamentos críticos.

O software de manutenção permite configurar PMs de acordo com os gatilhos apropriados para cada equipamento. Quando o gatilho ocorrer, uma ordem de serviço será criada.

O software de manutenção também permite que as organizações coletem dados sobre as atividades de gerenciamento de projetos para relatar ou otimizar essas atividades e definir os KPIs para o trabalho.

Vantagens da manutenção preventiva

Vantagens em comparação com estratégias menos complexas

O planejamento é a maior vantagem de um programa de manutenção preventiva em relação a estratégias menos complexas. A manutenção reativa não planejada tem muitos custos indiretos que podem ser evitados durante o processo de planejamento.

O custo da manutenção não planejada inclui perda de produção, custos mais altos de peças e envio, bem como perda de tempo para responder a emergências e diagnosticar falhas enquanto o equipamento não está funcionando.

A manutenção não planejada normalmente custa de três a nove vezes mais do que a manutenção planejada. Quando a manutenção é planejada, cada um desses custos pode ser reduzido. O equipamento pode ser desligado para coincidir com o tempo de inatividade da produção.

Antes do desligamento, todas as peças, suprimentos e pessoal necessários podem ser reunidos para minimizar o tempo necessário para um reparo.

Essas medidas diminuem o custo total da manutenção. A segurançatambém é melhorada porque o equipamento é mais eficiente do que em estratégias menos complexas.

Vantagens em comparação com estratégias mais complexas

Um programa de manutenção preventiva não requer monitoramento baseado em condições.

Isso elimina a necessidade (e o custo) de conduzir e interpretar os dados de monitoramento de condições e agir de acordo com os resultados dessa interpretação.

Também elimina a necessidade de possuir e usar equipamentos de monitoramento de condições.

Desvantagens da manutenção preventiva

Desvantagens em comparação com estratégias menos complexas

Ao contrário da manutenção reativa, a manutenção preventiva requer planejamento de manutenção. Isso requer um investimento em tempo e recursos que não é necessário com estratégias de manutenção menos complexas.

A manutenção pode ocorrer com frequência com um programa de manutenção preventiva. A menos que, e até que as frequências de manutenção sejam otimizadas para manutenção mínima, muita ou pouca manutenção preventiva ocorrerá.

Desvantagens em comparação com estratégias mais complexas

A frequência da manutenção preventiva é provavelmente muito alta. Essa frequência pode ser reduzida sem sacrificar a confiabilidade quando o monitoramento e a análise da condição são usados.

A diminuição na frequência de manutenção é compensada pelos custos adicionais associados à condução do monitoramento da condição.

Como implementar a manutenção preventiva

Consertar seu computadores e outros equipamento será menos necessário se você realizar a manutenção preventiva.

Essas dicas para manter o seu PC podem ajudá-lo a evitar problemas no computador antes que aconteçam e podem ajudá-lo a manter as coisas funcionando sem problemas e com eficiência.

Mantenha a higiene e acompanhe as atualizações

  • Mantenha seu computador em local ventilado e seco. Evite a luz solar direta em todos os componentes do computador. Não bloqueie as aberturas de ventilação. Tenha cuidado com comida e bebida ao redor da máquina. Um derramamento pode arruinar uma máquina em segundos.
  • Mantenha seu computador limpo. Limpe o monitor, o teclado e o gabinete do computador periodicamente com um pano macio. Tenha sempre um pincel macio e limpo ou uma lata de ar comprimido para limpar o teclado e as portas de ventilação do gabinete e do monitor do computador. Você também pode aspirar suavemente as peças.
  • Mantenha seu software atualizado. A Microsoft atualiza regularmente o Windows. Outros fabricantes de software mantém seus aplicativos atualizados com periodicamente também. Verifique os sites dos fabricantes.

Fique atento a sinais e sons

  • Ventoinha. O ventilador de resfriamento do computador deve fazer apenas um zumbido suave, mas algumas máquinas aceleram o ventilador automaticamente quando as temperaturas começam a subir. O computador está exposto à luz solar direta? Você inadvertidamente restringiu o fluxo de ar dentro e fora da caixa? A fonte de alimentação está superaquecendo?
  • Disco rígido. Um disco rígido mais alto que o normal pode significar uma falha iminente; preste atenção em cliques ou acelerações e lentidões estranhas. Faça backup de seus dados e execute programas de diagnóstico fornecidos pelo fabricante do disco rígido ou pelo fabricante do computador.
  • Tempo de atraso. Observe quanto tempo leva para iniciar um programaou recuperar dados. Se as coisas começarem a demorar muito, você pode estar vendo um disco rígido prestes a falhar ou que pode estar muito cheio. Execute diagnósticos e use um utilitário de desfragmentação. Além disso, fique atento a mensagens de erro ou alertas.

Conclusão

A manutenção preventiva, ou PM, é uma manutenção planejada regularmente, programada de acordo com o uso ou acionadores baseados em tempo.

O propósito da MP é diminuir a probabilidade de falhas nos equipamentos. Há muitos casos em que o preventivo é a melhor estratégia de manutenção a ser usada e é muito mais fácil realizar uma estratégia de gerenciamento de projetos com a ajuda de um software de manutenção ou mantendo um suporte ondemand de serviços de TI.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

42% das empresas no Brasil tem custos mais altos por ineficiência em tecnologia e informática. Fale com um consultor:

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: