Você já deve ter ouvido falar deste termo, mas afinal de contas, o que é internet das coisas?

Uma das palavras-chave mais comuns no mundo do desenvolvimento de aplicativos no momento é a IoT, ou em bom português, a internet das coisas.

Presente desde as aplicações mais simples como em celulares, cafeteiras, máquinas de lavar roupa, lâmpadas e outros dispositivos portáteis até soluções a nível industrial, como empilhadeiras sem motoristas e estantes móveis. A IoT está em toda parte e muda gradualmente a maneira como os consumidores vivem, trabalham e interagem com seus dispositivos pela Internet.

De acordo com um relatório recente (gráfico abaixo) da Statista, haverá quase 31 bilhões de smartphones conectados, relógios inteligentes, carros e outros dispositivos até o final de 2020. Atualmente, esse número é de cerca de 23 bilhões em todo o mundo. Isto demonstra como exponencialmente a IoT está crescendo.

Enquanto o conceito de o que é IoT existe há um bom tempo, a maioria das pessoas ainda não está familiarizada com isso. Se você também é um deles, este nosso guia é para você.

Falaremos tudo de essencial que você precisa saber sobre o que é internet das coisas. Neste guia, além de conhecer melhor o que é IoT, iremos também te mostrar exemplos de uso e suas vantagens e usabilidade no seu dia a dia.

O que é internet das coisas?

No sentido mais amplo, o que é IoT, pode ser definido por quaisquer dispositivos que se comunicam uns com os outros, trocando informações e com acesso a internet.

A IoT é uma rede gigante de coisas e pessoas conectadas - todas as quais coletam e compartilham dados sobre o modo como são usadas e sobre o ambiente ao redor delas.

Isso inclui um número extraordinário de dispositivos de todas as formas e tamanhos. De micro-ondas inteligentes, que cozinham automaticamente seu alimento pelo tempo certo, até carros autônomos, cujos sensores complexos detectam objetos em seu caminho.

Há até mesmo bolas de futebol conectadas que podem rastrear o quão longe e rápido elas são jogadas e registrar essas estatísticas por meio de um aplicativo para futuros treinamentos.

Com sensores em uma loja, você pode descobrir em quais locais seus clientes passam mais tempo ou quais produtos saem mais.

Integrando bem as informações você pode ainda otimizar os pedidos aos fornecedores de forma automática conforme o estoque de algum produto fique baixo. Tudo isso são exemplos de o que é internet das coisas.

Leia também: 12 soluções de TI para pequenas empresas com baixo custo

Combinando esses dispositivos conectados com sistemas automatizados, é possível:

  • coletar informações;
  • analisá-las;
  • criar uma ação para ajudar alguém com uma determinada tarefa ou aprender com um processo.

Tudo isso cria um grande gama de possibilidades que podem ser exploradas em outras soluções tecnológicas.

O que é internet das coisas: como impacta sua vida

Hoje em dia já podemos dizer que "qualquer coisa que puder ser conectada será conectada". Mas, por que você iria querer tantos dispositivos conectados conversando entre si?

Existem muitos exemplos de como isso pode ser ou qual o valor potencial. Alguns exemplos simples que já são usados:

  • você está a caminho de seu trabalho e seu carro percebe que o trânsito em seu caminho normal está ruim. Ele automaticamente oferece uma nova rota para você e dá a previsão de horário que você irá chegar.
  • e se o seu despertador o acordar às 6 da manhã e notificar sua cafeteira para começar a fazer café para você?
  • ou na volta para sua casa, seus dispositivos informassem que você está a caminho e já ligassem o ar-condicionado na temperatura ideal para você entrar em casa com todo conforto.

Leia também: O que é Inteligência Artificial: quarta revolução industrial

Estes são apenas alguns exemplos de uso e por mais incríveis que eles pareçam, eles ainda são apenas o início de muitos outros benefícios que a IoT pode trazer para o nosso dia a dia.

Em uma escala mais ampla, a IoT pode ser aplicada a coisas como redes de transporte: "cidades inteligentes", que podem nos ajudar a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência de coisas como o uso de energia.

Isso nos ajuda a entender e melhorar a maneira como trabalhamos e vivemos.

A realidade é que a IoT permite muitas ​possibilidades, muitas das quais não podemos sequer pensar ou entender completamente o impacto.

Não é difícil ver como a IoT abre as portas para tantas oportunidades e desafios e por que é um assunto tão importante hoje em dia.

O que é internet das coisas: seus desafios

A segurança de dados e informações é um grande problema que muitas vezes é levantado. Com bilhões de dispositivos conectados, o que as pessoas podem fazer para garantir que suas informações permaneçam seguras? Alguém poderá invadir sua torradeira e, assim, obter acesso a toda a sua rede?

A IoT também pode deixar empresas do futuro vulneráveis a mais ameaças de segurança de informação.

Então, temos a questão da privacidade e do compartilhamento de dados.

Esta é uma preocupação que já é muito popular hoje, então só podemos imaginar como a conversa e as preocupações aumentarão quando estivermos falando de bilhões de dispositivos conectados.

Outra questão que muitas empresas vão enfrentar é a quantidade massiva de dados que todos esses dispositivos vão produzir. As empresas precisam descobrir uma maneira de:

  • armazenar;
  • rastrear;
  • analisar;
  • compreender as vastas quantidades de dados que serão gerados.

O que é internet das coisas: o futuro

A internet das coisas é uma evolução verdadeiramente surpreendente que provavelmente mudará nossas vidas para melhor: já está trazendo grandes mudanças positivas na:

  • indústria;
  • saúde;
  • logística;
  • nossas próprias casas.

No entanto, como acontece com todos esses desenvolvimentos, há um lado mais sombrio que precisamos lidar também.

Quando se trata de segurança digital, ninguém que deixar brechas. Mas assim como todas as evoluções tecnológicas, as evoluções em segurança também acompanham estas novas tecnologias e comumente vem para preservar seus benefícios.

Portanto embora a internet das coisas seja um desenvolvimento maravilhoso que trará muitas melhorias tanto para as nossas vidas quanto para o modo como os negócios são conduzidos, os riscos associados a ela não devem ser ignorados ou subestimados.

Desta forma, com foco na segurança dos dispositivos, nós só podemos esperar benefícios para o futuro.

Organizar e gerenciar todas estas transformações digitais nas empresas não vai ser tarefa fácil. É por isso que estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para as organizações, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

O Encontre um Nerd é seu parceiro de suporte técnico em Informática e TI ondemand. Nossos especialistas em TI, Técnicos em Informática, Engenheiros de Inovação e outros profissionais para te dar suporte sob demanda sempre que precisar.

O que é internet das coisas? Como funciona e como te afeta!