A tecnologia é parte da realidade de todo negócio atualmente. Mas nem todo mundo domina o uso dessas soluções ou consegue se virar com atualizações e configurações quando elas ficam mais complexas. É aí que entram em ação os profissionais de field service de TI. Mas espera, você sabe o que é field service de TI?
As demandas por field service no setor de tecnologia da informação é crescente, pois as empresas precisam integrar aos seus processos produtos tecnológicos para ganhar tempo e produtividade.
Vamos explicar a seguir o que é field service de TI, como funciona este serviço, as vantagens desse suporte para as empresas e as expectativas de crescimento desse mercado.
O que é field service de TI?
Como o nome mesmo sugere, field service de TI é uma modalidade de serviço realizado em campo para um cliente, geralmente no seu local de trabalho.
Qualquer pessoas ou organização que precise de alguma solução de tecnologia da informação - instalação, reparo, manutenção e implementação de sistemas, etc - pode solicitar um atendimento de field service de TI.
Hoje, existem negócios especializados nesse nicho com equipes 100% especializada em soluções de TI que atendem a diversos segmentos de empresas.
Afinal, é difícil encontrar um negócio hoje que não utilize alguma solução tecnológica em seus processos ou que não use um sistema de backup digital ou mesmo um simples serviço de e-mail corporativo.
Assim, o field service de TI leva os profissionais até onde as demandas de serviços que a empresa oferece são solicitados.
O gerenciamento dos atendimentos de field service de TI podem ser monitorados com a ajuda de um software que ajuda as empresas a fornecerem serviços eficazes rastreando solicitações, gerenciando pessoal e mantendo a visibilidade das operações.
Os recursos comuns de um software de gerenciamento de field service incluem:
- Gerenciamento de ordens de serviço;
- Gestão de inventário;
- Despacho;
- Agendamento;
- Rastreamento de frota;
- Relatórios e análises.
Como contratar field service de TI?
Com tantos gadgets, máquinas e softwares que moldam a sociedade atual, nunca houve tanta demanda por pessoas especializadas em field service de TI.
Os técnicos de campo usam sua expertise para reparar, instalar e/ou manter equipamentos funcionando ativamente.
Aqui estão alguns dos principais fatores para considerar para contratar o melhor field service de TI para sua empresa.
1. Saiba o que sua empresa precisa
Os técnicos de field service de TI têm um conjunto muito específico de responsabilidades que precisam ser bem direcionadas. Na verdade, eles são um tipo único de contratação, pois precisarão saber coisas sobre seu negócio que talvez você nem conheça!
Antes de tentar encontrar a pessoa certa, repare no que você precisa. Depois de listar suas necessidades, ao procurar por um field service de TI, certifique-se de que ele tem o conhecimento sobre esses pontos.
Olhe atentamente as certificações, formação educacional e experiência profissional de quem vai prestar o field service de TI para você
2. Procure por habilidades técnicas - e algo extra
A definição básica de um técnico é uma pessoa qualificada com conhecimento para realizar trabalhos práticos. No entanto, mesmo nessa descrição mais ampla, há um traço claro necessário para ser um técnico de qualquer tipo: é preciso possuir as habilidades certas.
No entanto, não seja simplista ao procurar habilidades técnicas em um field service de TI em potencial. A tecnologia avança em ritmo tão acelerado que o conhecimento preciso de uma determinada pessoa pode ficar obsoleto em um ano.
3. Use uma empresa especializada
A grande vantagem de contratar uma empresa especializada em field service de TI é que ela reúne um time de técnicos qualificados.
As empresas dessa área já conhecem a experiência de seus funcionários e podem enviar para você os técnicos que se encaixam nos requisitos do trabalho.
Isso é obviamente útil quando se fala em contratar um field service de TI, onde o conhecimento é fundamental e o tempo de trabalho pode ser curto, em casos de soluções urgentes.
Vantagens do field service de TI
1. Melhora a comunicação
A comunicação é uma parte importante de qualquer negócio, porque as empresas prosperam nos relacionamentos. Os funcionários geralmente se comunicam com clientes ou entre si usando computadores 70% do tempo.
Uma equipe de field service de TI profissional pode ajudar a escolher as melhores soluções para comunicação e aumentar a produtividade.
Eles podem recomendar e reconfigurar sistemas de comunicação, como e-mails ou VoIP, para aumentar a eficácia das trocas de informações.
2. Corrigindo, otimizando e consertando
Ter a assessoria de um field service de TI significa que a empresa não vai parar se um computador travar. A resolução de problemas também não significa apenas corrigir e reparar.
Uma equipe de field service de TI realmente boa pode otimizar o hardware e os sistemas dos computadores para que tudo seja executado com mais rapidez e eficiência.
Da mesma forma, a equipe de tecnologia pode recomendar os melhores programas antivírus e antimalware para proteger os dados corporativos vitais da empresa.
Novas soluções de TI
As empresas de field service de TI realmente profissionais e experientes mantêm-se atualizadas sobre os mais recentes softwares e programas disponíveis.
Se a sua empresa está perdendo alguma produtividade devido à ineficiência dos programas que usa, o suporte técnico de um field service de TI pode ajudar a encontrar programas atualizados e utilizar tecnologias mais recentes.
TI está se tornando mais complexa
A tecnologia da informação está rapidamente se tornando mais complexa. Aplicativos, bancos de dados, software e virtualização estão transformando os negócios de TI e as empresas que não estão tão prontamente equipadas para acompanhar as constantes mudanças.
Apoiar-se em uma boa empresa de field service de TI é fundamental para manter os negócios ativos e usando as melhores soluções disponíveis.
Tendências do mercado de field service
Segundo a pesquisa da Stratistics MRC, até 2022, o mercado de field service (serviços de campo) terá crescido exponencialmente e será responsável por mais de 3,5 bilhões de euros em faturamento.
Além disso, a maior fatia desse crescimento virá do agendamento e do envio de profissionais. Portanto, não é de surpreender que as transformações mais significativas no setor de field service tenham sido o surgimento de soluções digitais. Em particular, o serviço de campo tornou-se mais móvel.
Mas o que isso significa? Que cada vez mais provedores de serviços estão se voltando para dispositivos móveis. Na verdade, mais de 75% dos provedores de field service com 50 ou mais usuários usarão aplicativos móveis até 2020, segundo um estudo da Gartner.
E esses aplicativos vão além do agendamento, faturamento, assinatura e rastreamento. Eles serão inteligentes. Informarão aos técnicos de manutenção se as peças de reposição estão disponíveis, integrarão manuais de dispositivos, vídeos de treinamento e outros materiais úteis.
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