É fundamental entender o que é comunicação empresarial para criar uma estratégia sólida e coerente para o posicionamento de uma empresa perante seus públicos de interesse.


Mas quem são esses públicos? São os funcionários (público interno), os clientes, fornecedores e a comunidade em geral (públicos externos).


Quando uma organização cria sua estratégia de comunicação empresarial está definindo como vai se mostrar no mercado:


  • qual será o tipo de linguagem usada (formal ou informal);
  • como será a voz da empresa (séria ou divertida);
  • canais online e offline onde a empresa estará presente, etc.


Empresas como a Netflix, Ponto Frio e até o Itaú são companhias que se destacam pela sua estratégia de comunicação empresarial. Todas com um viés mais descontraído, divertido e mais informal.


Então se a sua empresa está em busca de orientação para fazer uma definição estratégica, continue lendo e entenda o que é comunicação empresarial e os benefícios que ela agrega aos negócios.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é um conjunto de diretrizes estratégicas que definem como um empresa vai se comunicar e passar sua mensagem.


Com as ferramentas certas, o negócio aumenta sua credibilidade, melhora sua imagem interna e externamente e inspira a identificação com os valores da marca.


Independente do tamanho da empresa e do número de funcionários ter uma estratégia de comunicação definida ajuda a posicionar a empresa no mercado para vender seus produtos ou serviços.


Profissionais de comunicação especialistas na área, jornalistas, publicitários, gestores da empresa todos participam e executam o plano de comunicação empresarial.

 

A internet e as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para a comunicação empresarial e com elas surgiram várias possibilidades de comunicar o propósito de um negócio.

6 benefícios da comunicação empresarial

 

1. Cria um clima organizacional saudável

O clima organizacional é aquela atmosfera de confiança que inspira a equipe a trabalhar com mais motivação e foco.


A comunicação empresarial melhora o clima da empresa a medida que vai unindo seus públicos de dentro para fora.


Isso mostra a preocupação do negócio em ser coerente, mostrar seus valores e buscar resultados positivos para todas as partes envolvidas nas operações. 

2. Consolida a imagem da empresa

A comunicação traz muitos benefícios internos que levam o negócio a crescer, mas o posicionamento com o público externo — clientes, fornecedores e comunidade — é tão importante quanto.


Quando a empresa se posiciona de forma transparente, objetiva e clara ganha autoridade e as pessoas passam a ouvi-la e confiar no propósito do negócio.


As políticas da empresa devem ser comunicadas através do site, redes sociais, comunicados oficiais e no atendimento ao cliente com segurança por toda equipe.


Por isso, alinhe cada pessoa tanto com suas funções específicas quanto com as diretrizes gerais da empresa.

3. Incentiva o diálogo

A comunicação empresarial deve ser uma via de mão dupla para ser realmente efetiva. É tão importante falar quanto ouvir os membros da equipe e suas sugestões.


Ter ferramentas para receber feedbacks, sugestões e dúvidas ajuda a movimentar as conversas.


Empresas menores costumam fazer reuniões gerais com todo o time com repasses de cada departamento e espaço para todos darem suas opiniões.


Se o time é grande, divida a função de ouvir a equipe com os diretores e discuta as sugestões na reunião da diretoria.

4. Fortalece a união da equipe da empresa

A comunicação empresarial também traz a integração dos funcionários como benefício. Uma vez que todos estão na mesma página, o sentimento de pertencimento é maior.


Assim, se a empresa tem um propósito, está no caminho para atingi-lo e a equipe sabe disso, a união para chegar lá se fortalece.


Isso impacta diretamente na produtividade geral e torna o ambiente de trabalho mais motivador.

5. Aumenta a produtividade

Quando você tem uma equipe unida significa que pode contar com o empenho de todos para alcançar os objetivos do negócio.


A comunicação empresarial favorece o trabalho a medida que deixa claro o caminho que está sendo seguido.


Por isso, incentive a produtividade da equipe mostrando resultados, novos planos e benefícios para as carreiras profissionais de cada membro da equipe.

6. Evita ruídos e fofocas dentro da equipe

Um comunicação empresarial sólida beneficia antes de tudo a própria empresa. Afinal, é a união e a crença da equipe no propósito da companhia que a faz crescer e prosperar.


Você conseguiria trabalhar em um lugar em que não acredita no propósito?


Por isso, a comunicação interna deve ser bem estruturada para evitar especulações sobre os rumos do negócio, fofocas sobre possíveis mudanças, acontecimentos na diretoria, etc.


Os funcionários devem receber um repasse claro através das ferramentas utilizadas — e-mail, mural interno, reunião geral ou de departamento.

Desafios da comunicação empresarial

Para usufruir de todos esses benefícios de uma boa comunicação empresarial é importante valorizar o desenvolvimento humano nos negócios.


A jornalista Vânia Bueno, especialista em comunicação empresarial, fala no vídeo abaixo em entrevista para a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) da importância de estabelecer uma comunicação integrada e de mão dupla no cenário atual. Ela também destaca ferramentas úteis nesse processo. Assista!

Tenha ferramentas eficientes de comunicação empresarial

A tecnologia é uma aliada forte para construir uma comunicação empresarial eficiente e atual.


Para instalar ferramentas, softwares e outras soluções para integrar a empresa é importante contar com o know how de uma equipe de TI capacitada.


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

O que é comunicação empresarial e seus benefícios para os negócios