A internet está presente em praticamente tudo o que fazemos atualmente. Sendo que isso, de um modo geral, é positivo. Até porque, ela é essencial para a adequada execução de diversas atividades, além de proporcionar um amplo acesso à informação. Porém, em se tratando do Brasil, são recorrentes as reclamações em relação à velocidade da internet. Tanto que quase todo mundo já usou um testador de internet para verificar a sua conexão.

No entanto, embora exista uma grande variedade de testadores, poucos são realmente eficientes na análise da velocidade da conexão. Exatamente por isso, mostraremos abaixo qual é o melhor testador de internet do mercado atualmente e por quê. Além disso, você saberá como aumentar a velocidade da sua internet. Acompanhe atentamente e veja como testar a sua conexão de maneira eficiente e confiável!

Qual é o melhor testador de internet atualmente?

Como foi dito acima, existem diversos testadores de internet disponíveis atualmente. Contudo, como em todo segmento, existe aquele que se destaca. Nesse caso, o melhor testador de internet do mercado atualmente é o do SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet).

O SIMET é uma iniciativa do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como intuito ajudar na implementação de melhoramentos na infraestrutura da internet no Brasil.

O SIMET é considerado o melhor testador de internet do mercado atualmente exatamente por se tratar de uma iniciativa de uma entidade que desenvolve uma série de projetos — muito eficientes — que visão auxiliar (dar subsídios) a todos que trabalham nessa área. Sendo que, na prática, o SIMET fornece dados muito precisos sobre a velocidade da conexão.

Por que é importante usar um testador de internet?

A lentidão da internet pode ser causada, por exemplo, devido a questões relativas à máquina (notebook, smartphone…) que estamos usando. Porém, o problema também pode ser decorrente do provedor. Ou seja, ele pode não estar fornecendo toda a velocidade de conexão prevista no contrato.

Por isso, é essencial usar um bom testador de internet. Ele serve exatamente para identificar se o problema decorre do provedor. Desse modo, caso esteja acontecendo isso, você deve entrar em contato com a empresa e solicitar que a velocidade contratada seja disponibilizada integralmente, afinal, não tem sentido pagar por uma coisa e não poder desfrutar dela em sua totalidade.

Como aumentar a velocidade da internet?

Muitas pessoas acham que é possível, por meio do uso de um testador de internet, aumentar a velocidade da conexão. Contudo, isso não é viável. Na verdade, o que pode acontecer é, caso o provedor não esteja fornecendo toda a velocidade contratada, após fazer o teste, você entrar em contato com ele e solicitar a solução do problema. Sendo que, naturalmente, isso fará com que a sua internet fique mais rápida.

Porém, se você quer aumentar a sua internet, mesmo ela estando de acordo com a velocidade contratada, é necessário consultar o provedor e, caso existam outras opções, contratar um plano maior. Sendo que isso depende do provedor, do local no qual você mora e até do equipamento (máquina) que você usa.

Conclusão

Agora que você sabe qual é o melhor testador de internet do mercado, sempre que a sua conexão estiver lenta, não deixe de verificar se isso está acontecendo por “culpa” do seu provedor. É um direito seu ter à disposição toda a velocidade contratada. Ou seja, caso isso não esteja acontecendo, é muito importante entrar em contato com o provedor para verificar o motivo do problema e tentar solucioná-lo.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário nos fazendo uma sugestão ou uma pergunta sobre esse assunto! Teremos muita satisfação em interagir com você!

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória