Fazer uma mudança de escritório é algo que requer atenção a diversos aspectos para que não ocorram transtornos, como a perda de objetos ou problemas em relação à instalação no novo local. Nesse sentido, os cabos de rede estão sempre na lista dos principais responsáveis por dores de cabeça durante a mudança. Sendo que, de fato, se não forem tomados os devidos cuidados, eles podem gerar alguns incômodos.

Por isso, apresentaremos abaixo alguns pontos de atenção para não sofrer com os cabos de rede ao mudar de escritório. Confira cada um deles cuidadosamente e veja como realizar a sua mudança sem ter imprevistos em relação a esse assunto!

Avaliar se todas as áreas que você tem hoje serão utilizadas

Um aspecto essencial para não ter problemas em relação aos cabos de rede ou quaisquer outros aspectos é planejar muito bem a mudança. Sendo que, em se tratando dos cabos, algo indispensável é avaliar se todas as áreas que você tem hoje serão utilizadas no novo escritório.

Ao fazer essa avaliação, torna-se possível, por exemplo, diminuir a quantidade de áreas. Ou seja, a mudança se torna menos onerosa nesse sentido. De qualquer modo, planejar todos os detalhes é crucial para evitar qualquer tipo de contratempo.

Analisar a viabilidade de unificar algumas áreas

Unificar algumas áreas é uma excelente alternativa para diminuir a quantidade de cabos de rede no escritório. Isso vai inclusive ao encontro daquilo que foi ressaltado no tópico anterior em relação ao número de áreas.

Ao unificar determinadas áreas, viabiliza-se que alguns cabos de rede sejam convergidos. Dessa forma, além de diminuir a quantidade de áreas, não ficam tantos cabos espalhados pelo escritório.

Instalar os cabos de rede de modo que seja fácil fazer a manutenção deles

Fazer concertos e instalar novas máquinas ou trocá-las por outras mais modernas são coisas recorrentes em um escritório. Por isso, instalar os cabos de rede de modo que seja fácil fazer a manutenção deles é muito importante.

Para isso, é essencial usar, por exemplo, prendedores especiais e boas técnicas de instalação de cabos. Fazendo isso, consegue-se instalar os cabos adequadamente até mesmo em locais menos apropriados. Em relação a esse aspecto, vale destacar que é interessante contar com a expertise de uma empresa que saiba fazer isso da melhor maneira possível.

Ponderar a possibilidade de usar transmissão via Wi-Fi

Outro ponto de atenção muito relevante em relação aos cabos de rede durante a mudança de escritório é ponderar a possibilidade de deixar de utilizá-los, substituindo-os pela transmissão via Wi-Fi.

Naturalmente, para fazer isso, é necessário avaliar se a sua banda larga vai dar “conta do recado”. Isso porque, digamos que não é muito inteligente fazer essa troca e passar a ter uma transmissão mais lenta. Assim, deve-se analisar se essa mudança não vai deixar a internet com uma velocidade inferior àquela que a empresa demanda. Caso isso não represente um problema e seja viável (financeiramente) fazer a troca, ela certamente será positiva.

Conclusão

Atentando-se para os aspectos mencionados acima, os cabos de rede certamente não representarão um problema na sua mudança de escritório. Contudo, lembre-se também de que, para não correr riscos durante essa transição de local, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especializada nessa área. Tomar a decisão sobre qual tipo de transmissão é melhor ou se é possível unificar algumas áreas é algo simples. Mas colocar a mão na massa para fazer a instalação de cabos de rede é coisa para especialistas no assunto.

Você está precisando de um parceiro para auxiliar na mudança dos cabos de rede do seu escritório ou em quaisquer outras questões relacionadas à TI? Então entre em contato com a Encontre um Nerd e veja como podemos lhe ajudar!

Cabos de Rede: O Que Fazer para Não Sofrer com Eles ao Mudar de Escritório?