Mudanças na TI que devem ser feitas pelos CIOs para crescimento do negócio

Mudanças na TI são sempre necessárias e devem ser feitas pelos CIOs das empresas. Existem muitas dúvidas sobre qual o papel de um executivo de TI e qual o seu papel para o crescimento de um negócio. Quer saber mais? Leia este conteúdo!

Mudanças na TI que devem ser feitas pelos CIOs para crescimento do negócio

O CIO (Chief Information Officer) é o responsável pela implementação de novas tecnologias dentro de uma empresa. Mas essa figura tem ganhado mais espaço dentro das organizações e se tornou um elemento-chave para o crescimento de um negócio no mercado.

A tecnologia é a principal ferramenta para o desenvolvimento de qualquer tipo de empresa, mas ainda existem muitos executivos que ficam apreensivos em investir nela, por causa dos “altos custos iniciais e a incerteza dos resultados”.

Qualquer empresa que postergar o investimento em tecnologia de ponta corre o risco de se tornar obsoleta, improdutiva, ineficiente e perder seus clientes para a concorrência. Esse destino é inevitável, mesmo que os números pareçam promissores.

Aqueles que investem em tecnologia sem um propósito ou planejamento também podem seguir o mesmo destino. Por isso o CIO é uma figura importante para encontrar o equilíbrio nas mudanças na TI de uma empresa para o seu crescimento.

Let’s Nerds!

Qual o papel do CIO

O CIO é aquele que define e lidera uma estratégia de tecnologia dentro de uma organização. Um CIO é diferente do Gestor ou Diretor de TI.

Os Diretores e Gestores de TI são aqueles que se concentram no gerenciamento das operações rotineiras de tecnologia. Já o CIO está envolvido com as estratégias e liderança de projetos e na implementação de tecnologias de negócio internos.

Os Diretores e Gestores de TI se reportam ao CIO de uma empresa, especialmente em grandes corporações e multinacionais.

Vale ressaltar que não são todas as empresas que possuem um CIO, por isso são os próprios Diretores e Gestores de TI que desempenham o seu papel.

O mesmo vale para um CIO e um CTO (Diretor de Tecnologia). O CTO é aquele que procura por novas tecnologias inovadoras ou emergentes que podem ajudar a organização a alcançar seus objetivos. E o CTO responde ao CIO.

Um CIO precisa entender sobre gerenciamento e usar os dados coletados para impulsionar o crescimento da empresa e ainda ser capaz de fazer escolhas comerciais que vão acelerar seu propósito.

O executivo de TI vai passar mais tempo fora da TI, mas precisa combinar sua experiência tecnológica com a visão de negócio da empresa e dos demais departamentos.

Mudanças na TI que devem ser propostas pelo CIO

Reimaginar o papel da tecnologia na organização

Não são todas as pessoas que conseguem olhar para uma proposta de mudança de tecnologia e ver como ela pode alavancar um negócio. Isso só mostra como é necessário que o CIO tenha a capacidade de projetar todos os benefícios de uma mudança na TI para os executivos dos outros departamentos.

Existem aqueles que pensam em números, outros em produtividade, produção, atendimento e vendas. É função do CIO convencer cada um deles para conseguir aprovar a implementação de uma nova tecnologia.

 Criação de valor por meio da tecnologia

Os CIOs precisam ficar de olho no que acontece dentro e fora da empresa. Assim como outros executivos, os CIOs precisam monitorar de perto as mudanças econômicas, as tendências do mercado, as inovações tecnológicas e como elas estão sendo aplicadas.

Com esse esforço, é possível investir o orçamento certo em novas ferramentas que vão proporcionar mudanças relevantes de gerenciamento, marketing, atendimento e serviços.

Existem muitas oportunidades no mercado, ferramentas que servem para um determinado propósito, mas que pode ser adaptado para desempenhar outra função valiosa na empresa.

O objetivo é agregar valor ao negócio, algo tão bom que mostre ao cliente que ele não deve fazer suas escolhas por preço, e sim, por qualidade de serviço.

Segurança cibernética e gestão de risco

É papel do CIO trabalhar na melhor estratégia de segurança de dados online, ou local, e gestão de riscos.

Com a digitalização de toda empresa, muitos dados são compartilhados e armazenados diariamente. Por causa dessa movimentação de dados e informações, infelizmente, o número de ataques e violações se tornam comuns.

Os ataques cibernéticos acontecem de várias maneiras, seja por ataques de malwares, hacking, por e-mails, ataques na web, DDoS e muito mais.

Transformação digital

Quanto mais uma empresa cresce e se destaca no mercado, mais os clientes esperam por novas experiências, especialmente experiências que sejam integradas com outras ferramentas.

O CIO precisa avaliar qual é a atual posição da empresa e onde ela quer chegar para atender as expectativas do negócio e especialmente dos seus clientes.

É preciso que o executivo construa uma nova cultura dentro da empresa para que a transformação digital seja relevante para todos os departamentos. O ambiente precisa ser um lugar confiável, transparente e incentivar cada funcionário a melhorar, ser produtivo e crescer como profissional.

Os executivos de TI devem implementar sistemas que conectem toda a organização de forma harmoniosa, sem restrições, com fácil acesso aos dados remotamente ou local.

Os smartphones estão cada vez mais habilitados para suportar sistemas completos de informática e são fáceis de usar e guardar. Muitos profissionais trabalham apenas com o seu aparelho, por causa da facilidade de acesso em qualquer hora do dia.

Por esse motivo, os executivos de TI precisam pensar não só em mudanças locais, mas mudanças que permitam a empresa sair das quatro paredes do escritório.

A proposta de qualquer empresa é progredir e aumentar o número de clientes satisfeitos. Um bom executivo de TI leva em consideração sempre as expectativas do cliente, as necessidades da empresa e seus funcionários em suas estratégias.

Como implementar mudanças na TI para o crescimento do negócio?

Não existem segredos, as mudanças podem ser implementadas em cinco etapas:

- #01 Defina a(s) mudança(s) na TI que deve ser implementada em todo o negócio

- #02 Construa um cenário de como a empresa vai passar por todos os processos

- #03 Estude o comportamento do cliente e melhore

- #04 Defina um cronograma de implementação

- #05 Execute as mudanças e acompanhe os progressos

 

Todo CIO deve saber que existem outras empresas no mercado e elas podem seguir o mesmo caminho de mudanças tecnológicas ou até mesmo já estar na frente.

Para uma transformação digital concreta e eficaz é preciso estudar o negócio, seus objetivos, o que precisa ser mudado e como essas mudanças vão impactar a empresa.

Você é um CIO ou diretor de TI que precisa dessa transformação digital? Nossos Nerds vão te ajudar a criar e executar um grande projeto.


Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form