Se você ainda tem dúvidas sobre o poder das mídias sociais para pequenas empresas, saiba que já são mais de 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo, o equivalente 42% da população atual, e esse número só tende a crescer. 


E com tanta gente concentrada nesses canais online, eles se tornaram ferramentas importantes de trabalho.


Pensar em estratégias de marketing digital para pequenas empresas naturalmente inclui criar canais em mídias sociais relevantes para o seu negócio. 


Um estudo da Globalwebindex apontou que, em média, uma pessoa gasta 2 horas e 22 minutos por dia nas redes sociais e mandando mensagens.


Diante desse cenário, existe uma mistura quase mágica: um grande número de pessoas online passando grande parte do seu tempo buscando informações.


Já pensou em ser o provedor desse conteúdo que seu público em potencial consome dentro das mídias sociais? 


Reunimos nos tópicos abaixo algumas dicas de como usar as mídias sociais para pequenas empresas. Pensar estrategicamente é a chave para ter sucesso. Confira!

4 dicas para usar mídias sociais para pequenas empresas

As empresas estão mais ligadas do que nunca no marketing dentro das mídias sociais. 


A Buffer entrevistou profissionais de marketing do mercado e 73% deles afirmaram acreditar que seus esforços por meio das mídias sociais foram “de alguma forma eficazes” ou “muito eficazes” para seus negócios.


Para aproveitar todo o potencial das mídias sociais, vale a pena investir em uma estratégia de marketing para pequenas empresas.


Pense no serviço que sua empresa oferece, nos diferenciais em relação a concorrência, no que você vê potencial para inovar.


Tudo isso pode virar material de divulgação para trabalhar nas mídias sociais para pequenas empresas.


Confira algumas dicas para colocar em prática hoje!

1. Monte um plano

Quando se fala em mídias sociais para pequenas empresas, não podemos pensar em uma estratégia aleatória. 


Antes de criar seu perfil no Instagram, pense nos seguintes itens:


  • Quem é meu público-alvo?
  • Quais são meus principais serviços?
  • Quais são meus diferenciais em relação a concorrência?


São perguntas simples que vão ajudá-lo a definir em quais mídias sociais sua empresa vai estar presente. Existem inúmeras redes, mas você não precisa estar em todas.


Pesquise sobre cada uma, seus objetivos, perfil dos usuários e os recursos de negócio para escolher onde sua empresa vai estar.


Os seus serviços e diferenciais serão a base para o seu conteúdo. Você pode dar dicas sobre dúvidas mais comuns, explicar seus serviços usando textos, vídeos e imagens, mostrar os benefícios de trabalhar com sua empresa, etc.


O seu plano de mídias sociais vai orientá-lo nesse processo inicial. E mesmo se você já tem uma presença online, pode voltar nessa etapa para analisar se está aproveitando todo o potencial das redes.

2. Crie um cronograma de postagens

Fazer o marketing e ser parte da equipe de trabalho é uma rotina comum para donos de PMEs. Por isso mesmo, continuando com a ideia de planejar, crie um cronograma de postagens diárias.


Para ajudar nas ideias, pegue sugestões com a sua equipe, pesquise notícias relevantes do seu setor que você possa repercutir, pesquise seus principais concorrentes para saber do que eles estão falando. 


Com os temas definidos você pode produzir imagens, criar os textos das legendas e gravar pequenos vídeos explicativos. 


Uma dica útil é ser o mais multimídia possível, ou seja, use vídeos, fotos, GIFs e tudo mais que possa instigar a interação dos usuários com seu conteúdo. 


Surgiu uma notícia quente no seu setor? Não perca tempo e aproveite para repercutir o dado/informação/acontecimento.

Programando as postagens

Outra dica para não esquecer das publicações que você planejou é usar uma ferramenta de programação de conteúdo.


Existem várias ferramentas gratuitas que você pode usar e garantir que seus posts saiam todos os dias.


Hootsuite, Postcron, Buffer, dentre outras, são opções de serviços que tem plano grátis. Vale a pena conferir!

3. Interaja com seu público

Planejar e publicar conteúdo nas mídias sociais para pequenas empresas significa gerar conversas. 


Por isso, não se limite apenas a postar conteúdo e ignorar as interações e perguntas dos clientes. Esse “descaso” pode gerar uma imagem negativa para sua empresa.


Um estudo da consultoria Lyfemarketing apontou que 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas mídias sociais provavelmente a recomendarão a seus amigos e familiares.


Monitore diariamente suas postagens para verificar comentários, as mensagens privadas e responder dúvidas, elogios e críticas. 


Aproveite recursos como a enquete, as perguntas e o teste do Instagram Stories para gerar interações. Mas faça isso em um momento que você estiver disponível para responder na hora. A agilidade é fundamental. Ou use ferramentas de automação como chatbots para estar em contato com seu público o tempo todo. Você pode criar facilmente chatbots para WhatsApp, Instagram e outros mensageiros e redes sociais em um serviço como o SendPulse.


Demonstrar interesse pelo que seus seguidores pensam, sugerem e trocam através das mídias sociais para pequenas empresas reforça o valor da sua marca.

4. Invista em publicidade nas mídias sociais

Outro braço para usar as mídias sociais para pequenas empresas de maneira eficiente é fazendo anúncios nessas plataformas.


Uma vantagem que as redes sociais oferecem em relação às mídias tradicionais é um maior controle do orçamento a ser investido.


Tem R$ 100 para investir por mês? Você pode fazer um anúncio compatível e definir o público para direcioná-lo — gênero, escolaridade, idade, cidade (até bairro é possível segmentar), preferências são alguns exemplos de filtros de público. 


O Facebook e o Instagram tem um sistema conjunto para anunciar dentro das duas mídias que é o Gerenciador de Anúncios. Os anúncios podem, inclusive, ser programados para começar no horário que você preferir.


Dica: se tiver dúvida em relação a qual conteúdo impulsionar, confira o desempenho das postagens da semana e selecione a que tiver melhor alcance/engajamento para ser impulsionada. 


Assim, você mantém em alta o posts com assuntos relevantes e pode dividir seu orçamento do mês entre as postagens sem se sobrecarregar.


Confira mais benefícios das mídias sociais para pequenas empresas no vídeo abaixo:

Coloque seu negócio no mapa!

Com essas dicas de como usar as mídias sociais para pequenas empresas, você vai impulsionar a divulgação do seu negócio e aumentar seu volume de trabalho.


Para oferecer um serviço de qualidade, a empresa precisa operar 100% dentro dos padrões, alinhado com as tecnologias disponíveis no mercado. 


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


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Mídias sociais para pequenas empresas: como usá-las para gerar negócio