Mídias sociais para pequenas empresas: como usá-las para gerar negócio

Aprenda dicas de como usar as mídias sociais para pequenas empresas e impulsionar a divulgação do seu negócio usando a internet.

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Se voc√™ ainda tem d√ļvidas sobre o poder das m√≠dias sociais para pequenas empresas, saiba que j√° s√£o mais de 3,2 bilh√Ķes de usu√°rios em todo o mundo, o equivalente 42% da popula√ß√£o atual, e esse n√ļmero s√≥ tende a crescer.¬†


E com tanta gente concentrada nesses canais online, eles se tornaram ferramentas importantes de trabalho.


Pensar em estratégias de marketing digital para pequenas empresas naturalmente inclui criar canais em mídias sociais relevantes para o seu negócio. 


Um estudo da Globalwebindex apontou que, em média, uma pessoa gasta 2 horas e 22 minutos por dia nas redes sociais e mandando mensagens.


Diante desse cen√°rio, existe uma mistura quase m√°gica: um grande n√ļmero de pessoas online passando grande parte do seu tempo buscando informa√ß√Ķes.


J√° pensou em ser o provedor desse conte√ļdo que seu p√ļblico em potencial consome dentro das m√≠dias sociais?¬†


Reunimos nos tópicos abaixo algumas dicas de como usar as mídias sociais para pequenas empresas. Pensar estrategicamente é a chave para ter sucesso. Confira!

4 dicas para usar mídias sociais para pequenas empresas

As empresas estão mais ligadas do que nunca no marketing dentro das mídias sociais. 


A Buffer entrevistou profissionais de marketing do mercado e 73% deles afirmaram acreditar que seus esfor√ßos por meio das m√≠dias sociais foram ‚Äúde alguma forma eficazes‚ÄĚ ou ‚Äúmuito eficazes‚ÄĚ para seus neg√≥cios.


Para aproveitar todo o potencial das mídias sociais, vale a pena investir em uma estratégia de marketing para pequenas empresas.


Pense no serviço que sua empresa oferece, nos diferenciais em relação a concorrência, no que você vê potencial para inovar.


Tudo isso pode virar material de divulgação para trabalhar nas mídias sociais para pequenas empresas.


Confira algumas dicas para colocar em pr√°tica hoje!

1. Monte um plano

Quando se fala em mídias sociais para pequenas empresas, não podemos pensar em uma estratégia aleatória. 


Antes de criar seu perfil no Instagram, pense nos seguintes itens:


  • Quem √© meu p√ļblico-alvo?
  • Quais s√£o meus principais servi√ßos?
  • Quais s√£o meus diferenciais em rela√ß√£o a concorr√™ncia?


S√£o perguntas simples que v√£o ajud√°-lo a definir em quais m√≠dias sociais sua empresa vai estar presente. Existem in√ļmeras redes, mas voc√™ n√£o precisa estar em todas.


Pesquise sobre cada uma, seus objetivos, perfil dos usuários e os recursos de negócio para escolher onde sua empresa vai estar.


Os seus servi√ßos e diferenciais ser√£o a base para o seu conte√ļdo. Voc√™ pode dar dicas sobre d√ļvidas mais comuns, explicar seus servi√ßos usando textos, v√≠deos e imagens, mostrar os benef√≠cios de trabalhar com sua empresa, etc.


O seu plano de mídias sociais vai orientá-lo nesse processo inicial. E mesmo se você já tem uma presença online, pode voltar nessa etapa para analisar se está aproveitando todo o potencial das redes.

2. Crie um cronograma de postagens

Fazer o marketing e ser parte da equipe de trabalho é uma rotina comum para donos de PMEs. Por isso mesmo, continuando com a ideia de planejar, crie um cronograma de postagens diárias.


Para ajudar nas ideias, pegue sugest√Ķes com a sua equipe, pesquise not√≠cias relevantes do seu setor que voc√™ possa repercutir, pesquise seus principais concorrentes para saber do que eles est√£o falando.¬†


Com os temas definidos você pode produzir imagens, criar os textos das legendas e gravar pequenos vídeos explicativos. 


Uma dica √ļtil √© ser o mais multim√≠dia poss√≠vel, ou seja, use v√≠deos, fotos, GIFs e tudo mais que possa instigar a intera√ß√£o dos usu√°rios com seu conte√ļdo.¬†


Surgiu uma notícia quente no seu setor? Não perca tempo e aproveite para repercutir o dado/informação/acontecimento.

Programando as postagens

Outra dica para n√£o esquecer das publica√ß√Ķes que voc√™ planejou √© usar uma ferramenta de programa√ß√£o de conte√ļdo.


Existem várias ferramentas gratuitas que você pode usar e garantir que seus posts saiam todos os dias.


Hootsuite, Postcron, Buffer, dentre outras, s√£o op√ß√Ķes de servi√ßos que tem plano gr√°tis. Vale a pena conferir!

3. Interaja com seu p√ļblico

Planejar e publicar conte√ļdo nas m√≠dias sociais para pequenas empresas significa gerar conversas.¬†


Por isso, n√£o se limite apenas a postar conte√ļdo e ignorar as intera√ß√Ķes e perguntas dos clientes. Esse ‚Äúdescaso‚ÄĚ pode gerar uma imagem negativa para sua empresa.


Um estudo da consultoria Lyfemarketing apontou que 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas mídias sociais provavelmente a recomendarão a seus amigos e familiares.


Monitore diariamente suas postagens para verificar coment√°rios, as mensagens privadas e responder d√ļvidas, elogios e cr√≠ticas.¬†


Aproveite recursos como a enquete, as perguntas e o teste do Instagram Stories para gerar intera√ß√Ķes. Mas fa√ßa isso em um momento que voc√™ estiver dispon√≠vel para responder na hora. A agilidade √© fundamental.


Demonstrar interesse pelo que seus seguidores pensam, sugerem e trocam através das mídias sociais para pequenas empresas reforça o valor da sua marca.

4. Invista em publicidade nas mídias sociais

Outro bra√ßo para usar as m√≠dias sociais para pequenas empresas de maneira eficiente √© fazendo an√ļncios nessas plataformas.


Uma vantagem que as redes sociais oferecem em relação às mídias tradicionais é um maior controle do orçamento a ser investido.


Tem R$ 100 para investir por m√™s? Voc√™ pode fazer um an√ļncio compat√≠vel e definir o p√ļblico para direcion√°-lo ‚ÄĒ g√™nero, escolaridade, idade, cidade (at√© bairro √© poss√≠vel segmentar), prefer√™ncias s√£o alguns exemplos de filtros de p√ļblico.¬†


O Facebook e o Instagram tem um sistema conjunto para anunciar dentro das duas m√≠dias que √© o Gerenciador de An√ļncios. Os an√ļncios podem, inclusive, ser programados para come√ßar no hor√°rio que voc√™ preferir.


Dica: se tiver d√ļvida em rela√ß√£o a qual conte√ļdo impulsionar, confira o desempenho das postagens da semana e selecione a que tiver melhor alcance/engajamento para ser impulsionada.¬†


Assim, você mantém em alta o posts com assuntos relevantes e pode dividir seu orçamento do mês entre as postagens sem se sobrecarregar.


Confira mais benefícios das mídias sociais para pequenas empresas no vídeo abaixo:

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Coloque seu negócio no mapa!

Com essas dicas de como usar as mídias sociais para pequenas empresas, você vai impulsionar a divulgação do seu negócio e aumentar seu volume de trabalho.


Para oferecer um servi√ßo de qualidade, a empresa precisa operar 100% dentro dos padr√Ķes, alinhado com as tecnologias dispon√≠veis no mercado.¬†


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