Terceirize sua TI e implemente soluções com praticidade. Saiba mais →

A organização financeira é um dos aspectos-chave para a longevidade de um negócio. E parte desse trabalho incluiu escolher uma instituição financeira que atenda suas necessidades. Mas quais são os melhores bancos para pequenas empresas?


No Brasil, existem muitas opções e com a chegada dos bancos digitais a lista cresceu ainda mais.


Existem muitos pacotes, taxas, juros e benefícios para comparar e analisar de acordo com a necessidade do seu negócio.


Por isso, não escolha a primeira “melhor” opção que cair na sua mesa. Prepare-se e faça uma ronda pelas agências próximas ao seu escritório e negocie.


Dos tradicionais aos bancos digitais, os pacotes de benefícios variam e escolher o melhor banco para empresas pequenas é um desafio.


Para te ajudar na seleção entre os melhores bancos para empresas pequenas, reunimos uma lista com algumas vantagens e dicas para definir o ideal para você.

Melhores bancos para pequenas empresas por tipo

Bancos tradicionais

- Santander

O banco Santander é um dos melhores bancos para pequenas empresas e já venceu, inclusive, nessa categoria no levantamento da revista britânica Euromoney


Ao abrir uma conta jurídica na instituição, o empreendedor tem cartão com desconto total na anuidade, acesso exclusivo para transações via app Santander Empresas, atendimento setorizado de acordo com seu tipo de negócio, etc.


O Programa Avançar é outro diferencial do banco para os clientes de contra empresarial. Ele oferece cursos online como palestras, treinamentos e outros conteúdos.

- Itaú

O Itaú também está entre os melhores bancos para pequenas empresas. Além de ser uma instituição sólida do mercado nacional, tem diversos serviços e produtos especiais para empresários.


Através do aplicativo especial para empresas é possível pagar contas, autorizar pagamentos, fazer transferências, entre outros serviços.


Os donos de PMEs têm tarifas e planos diferenciados em relação a grandes empresas, mas com a mesma segurança e atendimento especializado do banco.

- Banco do Brasil

Uma das instituições bancárias mais antigas do país, o Banco do Brasil é outro dos melhores bancos para pequenas empresas.


Os donos de conta jurídica tem acesso a linhas de crédito especial para obter capital de giro e financiamentos com prazo e taxas diferenciados.


Para facilitar as operações diárias, os correntistas ganham o acesso a um Gerenciador Financeiro para fazer operações bancárias via computador ou smartphone.

- Caixa Econômica Federal

Outro banco público, a Caixa completa nossa lista de melhores bancos para pequenas empresas.


A conta para Pessoa Jurídica permite o acesso fácil a serviços do governo como pagamento de FGTS, PIS Empresa e INSS. Além de todas as operações financeiras de rotina. 


Para ter acesso ao serviço, os correntistas pagam uma tarifa única e mensal pelo pacote de serviços. 

Bancos digitais

Os bancos digitais também entraram na concorrência para conquistar clientes empresariais com opções de contas com taxas reduzidas e até inexistentes, desde a abertura até a manutenção e serviços.


Esse tipo de serviço conquista muitos jovens empresários familiarizados com a tecnologia e que veem na economia de recursos uma maneira de ter mais capital de giro em mãos e investir para as operações crescerem.


Separamos três dicas de melhores bancos para pequenas empresas no setor de bancos digitais. Confira!

Terceirize sua TI e implemente soluções com praticidade. Saiba mais →

- Banco Neon

O banco Neon é um dos melhores bancos para pequenas empresas para ter um conta digital PJ e com taxas mais baratas que os bancos tradicionais. 


Não é cobrada taxa de manutenção e os TEDs para outras contas tem um valor fixo (R$ 3,50) e a transferência entre contas Neon é gratuita.


A abertura da conta é feita via aplicativo para smartphone por onde são realizadas todas as transações. 

- Banco Original

O banco Original é outra opção entre os melhores bancos para pequenas empresas. 


Oferece taxas amigáveis para as operações diárias e oferece atendimento especializado para os empreendedores que desejam investir.


Para quem não dispensa o cartão físico, o Original disponibiliza quatro meses de anuidade gratuita no seu modelo e cashback. 

- Banco Inter

O Inter fecha a nossa lista de melhores bancos para pequenas empresas para fazer movimentações através de internet banking, sem tarifas.


A manutenção de conta é grátis, é possível fazer 100 TEDs grátis por mês e o banco também oferece o serviço de maquininha de cartão.

Como escolher o melhor banco para empresas pequenas

Escolha uma agência próxima a sede da empresa

Se optar por uma instituição bancária tradicional, escolha uma agência bancária próxima para se poupar de grandes deslocamentos na cidade. Assim, você consegue resolver as atividades do dia a dia de maneira fácil e rápida. 

Negocie juros e tarifas de pacote de serviço

Nas instituições tradicionais também é possível ter um atendimento particular para conhecer os benefícios das contas PJ e negociar tarifas mais favoráveis. Aderir a programas de previdência, cartão de crédito empresarial, dentre outros, ajuda a conseguir benefícios mútuos. 

Verifique o acesso ao internet banking

Tanto o acesso via internet banking quanto por aplicativo são recursos-chave atualmente e que facilitam as transações mais rotineiras. Verifique se o banco que você escolheu oferece esses serviços e as condições de segurança para utilizá-los.


Confira mais dicas no vídeo abaixo:


Organização financeira é a chave do sucesso!

Agora você conhece não só boas opções entre os melhores bancos para pequenas empresas nacionais, mas também sabe os critérios relevantes para fazer a seleção. 


Para usar bancos digitais e serviços bancários online é importante ter uma rede de internet segura, computadores protegidos com antivírus e máquinas operando normalmente. 


A Encontre um Nerd resolve frustrações e implementa soluções em escritórios e empresas com foco na experiência do cliente. Tudo para tornar cada negócio um lugar onde tudo simplesmente funciona. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Melhores bancos para pequenas empresas | LISTA