Saber qual o melhor modo de segurança para seu roteador vai permitir que você tenha uma segurança mais potente no seu sinal de Wi-fi. Pode parecer uma bobagem, mas sem a segurança da sua rede você pode estar comprometendo sua conexão e também a segurança de todos os devices conectados a ela.

Para que você aprenda quais são as melhores formas de configurar seu roteador, vamos mostrar os principais roteadores e como você vai fazer para configurá-los da forma mais fácil e eficaz possível. Vamos ensinar quais são os melhores modos de segurança para os roteadores tradicionais e quais são as formas mais eficientes de lidar com a segurança dos roteadores mais comuns.

Existe diferença na configuração de roteador para MAC e Windows?

Sim. Existem algumas pequenas diferenças que precisam ser levadas em consideração. Ao usar um dos roteadores Apple existem alguns detalhes que podem ser mais fáceis, já que esse roteador tem uma configuração um pouco mais amigável, graças aos softwares exclusivos que eles oferecem.

Sendo assim, é importante que você lembre que esse tutorial é generalista, não tendo como objetivo trazer a informação específica para determinado modelo de roteador ou software, embora a grande maioria deles trabalhe de forma extremamente similar.

Sendo assim, passemos ao passo a passo para melhor segurança

Verificar se o firmware do roteador está atualizado: esse procedimento é bem simples e pode ser feito pelo próprio acesso ao roteador, por meio do IP do seu modem (encontre-o por meio do comando ipconfig no prompt de comando do Windows).

Alterar o login de administrador: isso é de suma importância para que não sejam feitos incorreções na sua configuração de forma remota. Essas configurações vão fazer com que o acesso ao firmware do seu roteador seja feitas somente da forma que você deseja.

Configure uma senha segura para o Wi-fi: uma senha segura dentro de um firmware eficiente e atualizado dificilmente é quebrada. Uma boa senha de Wi-fi contém mais de seis caracteres, entre letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Ocultar o SSID: se você ocultar o SSID você ainda obriga a pessoa a fazer a conexão sem buscar a rede, por meio de login e senha direta. Isso é uma segurança adicional para pessoas que usam aplicativos de quebra de senhas de Wi-fi, já que dessa forma a pessoa não tem como invadir a sua rede sem saber o login dela.

Filtragem por endereço MAC: essa é uma forma ainda mais segura de trabalhar a segurança do seu WIFI e até de permitir que restrições sejam feitas mesmo que as pessoas saibam login e senha. Com essa forma adicional você só permite acesso ao WIFI aos devices autorizados por seus números MAC.

Qual o protocolo mais recomendado?

Quando você pensa em protocolos de validação de conexão de internet, o WEP é uma versão mais antiga e bem menos segura do WPA ou o WPA 2. Não use WEP de forma alguma, se você quer garantir alguma segurança para a sua conexão Wi-fi.

Com essas dicas você, com certeza, terá mais segurança e praticidade para o uso do roteador. Isso vai permitir que você tenha ainda mais facilidade para fazer essas configurações, já que dificilmente elas são muito diferentes entre si.

Ainda com dúvidas de como deixar sua empresa mais segura? Entre em contato com a Eunerd:

https://encontreumnerd.com.br/contato

Qual o melhor modo de segurança para o seu roteador?