Mais de 120 bilhões de e-mails comerciais são enviados e recebidos todos os dias. Desde o início da transformação digital nas empresas, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes que seu negócio tem para se comunicar internamente, com fornecedores e clientes. Ao entender a importância dessa ferramenta, você quer ter a certeza de que possui um serviço confiável, correto? Mas, qual melhor e-mail para empresas?

Alguns fatores são importantes a considerar antes de escolher o provedor que irá atender às suas necessidades. Como são seus filtros de spam? Qual é o nível de segurança para seu e-mail? Quão fácil é manter sua caixa de entrada organizada? Você pode acessar outras contas? E quanto a usar o serviço com um domínio personalizado e um endereço próprio, é possível?

Neste artigo, vamos buscar responder a pergunta: qual melhor e-mail para empresas? Entendendo, claro, que benefícios não são unânimes e o que é bom para a sua empresa por não ser bom para a minha.

Pensando nisso, apresentamos 3 possibilidades de provedores para você escolher o que melhor vai te atender.

Qual melhor e-mail para empresas? 3 opções de provedores com excelentes serviços

1. Gmail

É claro que ele está na lista de “qual melhor e-mail para empresas”. A verdade é que o Gmail é tão popular que quase não precisa de introdução.

O pacote G Suite, especialmente criado para reunir as versões empresariais do Gmail, Drive, Agenda e Docs, oferece um plano completo!

Lançado pela primeira vez em 2004, o Gmail do Google tornou-se líder de mercado em serviços de e-mail gratuitos, com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo.

A interface web despojada do Gmail é um destaque. A maior parte da tela é dedicada à sua caixa de entrada, com um mínimo de barra de ferramentas e outras funções.

As mensagens são organizadas por meio de conversas para facilitar a visualização, e você pode ler e responder a e-mails com facilidade, mesmo como um usuário iniciante.

Há muito poder aqui. Entre as funcionalidades de maior destaque, estão:

  • As mensagens podem ser filtradas automaticamente em categoriascom guias, como Entrada, Social e Promoções, ajudando você a se concentrar no conteúdo de que precisa.
  • Bloqueio de spam de ponta, que mantém sua caixa de entrada livre de lixo
  • Capacidade de gerenciar outras contas da mesma interface(Outlook, Yahoo, qualquer outro email IMAP ou POP)
  • 15 GB de armazenamento para sua caixa de entrada, unidade e fotos. Você também tem a possibilidade de comprar mais espaço.
  • Recurso de repetição que permite que você adie um e-mail por um período de tempo especificado (ele também rotula automaticamente esse e-mail como importante).

Outras características são mais questionáveis. Em vez de organizar mensagens em pastas, por exemplo, você deve filtrá-las usando um sistema de rotulagem personalizado. Isso funciona e tem algumas vantagens, mas não é popular entre todos os usuários.

Ainda assim, o Gmail é um dos melhores e-mails para empresas, pois, presta um excelente serviço, em geral. Resumindo, é uma boa primeira escolha para ser seu provedor de e-mail.

A versão voltada para os negócios, o G Suite, é paga.

Este produto mais profissional, tem algumas funcionalidades de destaque, além das já apresentadas acima:

  • Elimina os anúncios
  • Permite o uso de um endereço de e-mail personalizado no seu domínio (seunome@suaempresa.com).
  • As ferramentas de migração orientadas para negócios podem importar e-mails do Outlook, Exchange, Lotus e outros.
  • O espaço de armazenamento dobra para 30 GB no plano Básico
  • 99,9% de tempo de atividade garantido e suporte 24 horas por dia.

O G Suite é a resposta do Google ao Microsoft Office, então, é claro, você também recebe aplicativos para trabalhar com documentos, planilhas e apresentações.

Os calendários compartilhados mantêm você mais organizado, há videoconferência e conferência por voz para reuniões online e, novamente, há suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, para manter seu sistema funcionando sem problemas.

No plano básico o valor por usuário é de $5 (5 dólares) por mês. Se você quiser, pode realizar um teste gratuito de 14 dias.

2. Outlook

Qual melhor e-mail para empresas? Há muito poder no Outlook, especialmente para usuários do Office 365.

A interface da Web do Outlook segue o mesmo estilo familiar de seu software de desktop.

  • Pastas e ferramentas organizacionais à esquerda
  • O conteúdo da caixa de entrada no centro
  • Um simples painel de visualização à direita (com anúncios no caso da conta gratuita).

Uma barra de ferramentas fornece acesso rápido a recursos comuns e clicar com o botão direito do mouse em pastas ou mensagens, irá mostrar praticamente tudo.

Se você já usou outro provedor de e-mail, descobrirá os principais detalhes em instantes.

Apesar da aparente simplicidade, existem funcionalidades diversas. O serviço detecta automaticamente e-mails importantes e os coloca em uma caixa de entrada direcionada, mantendo qualquer distração oculta.

Eventos incluindo voos e reservas para jantar podem ser automaticamente adicionados ao seu calendário. É fácil compartilhar esse calendário com outros usuários do Outlook.com ou do Office 365, ou você pode salvar seus eventos em um calendário da Família que todos possam acessar.

O excelente suporte a anexos inclui a capacidade de compartilhar diretamente arquivos do OneDrive como cópias ou links. Você também pode anexar arquivos diretamente de suas contas do Google Drive, Dropbox e Box, e uma caixa de correio de 15 GB permite armazenar outros documentos.

Mesmo que essas funcionalidades funcionem bem para grande parte do público, se você não estiver satisfeito com os padrões de serviço, há uma chance de que eles possam ser alterados através da caixa de Configurações do Outlook. Ele não tem tantas opções quanto o Gmail, mas elas são bem organizadas e oferecem muito controle sobre layout, regras de anexo, tratamento de mensagens e muito mais.

Se isso ainda não for suficiente, a Microsoft oferece várias integrações baseadas em aplicativos para levar o serviço adiante.

  • Você obtém suporte interno ao Skype por meio da versão beta
  • Os aplicativos oferecem acesso mais fácil ao Evernote, ao PayPal e muito mais.

A atualização do Office 365 para empresas oferece:

  • Caixa de entrada sem anúncios
  • Armazenamento de e-mail de 50 GB
  • Amplo armazenamento de 1 TB de OneDrive.

As opções extras incluem:

  • Trabalho offline
  • Ferramentas de formatação de mensagens profissionais
  • Suporte por telefone ou por chat
  • Recuperação de arquivos contra ataques maliciosos e muito mais.

Você pode comprar o Office 365 por R$ 239 por ano, e inclui, além do Outlook, os aplicativos Office para um usuário.

3. Zoho

Pouca gente conhece, mas o Zoho Workplace é um serviço de e-mail orientado a negócios que inclui um escritório online, gerenciamento de documentos, uma série de ferramentas de colaboração e outras opções extras.

O plano gratuito do Zoho suporta até 25 usuários, cada um com 5 GB de armazenamento de caixa de correio e pode ser usado com um domínio próprio.

Estes são recursos que você normalmente encontrará apenas em produtos comerciais, pagos, e quando você considera a planilha, o processador de texto, a apresentação e outras ferramentas, disponíveis, o provedor de e-mail Zoho realmente parece uma opção perfeita.

O serviço de e-mail é fácil de usar e fornece um conjunto decente de recursos para ajudar a organizá-los:

  • Pastas
  • Tags
  • Filtros
  • Pesquisas inteligentes e muito mais.

O plano gratuito ainda é um pouco básico. Ele oferece acesso apenas online, por exemplo, e não há suporte para o encaminhamento de e-mail.

Felizmente, o plano Zoho Standard corrige isso. Por apenas $2 por mês, por usuário (pago anualmente). Ele permite:

  • Acesso IMAP e POP
  • Encaminhamento de e-mail
  • Sincronização ativa
  • Hospedagem de vários domínios
  • E-mail com nome de domínio próprio
  • 30 GB de armazenamento
  • Limite de 30 MB para anexos e 25 MB para o plano gratuito.

Você também tem planos Pro e Enterprise disponíveis, que adicionam mais opções.

Vários desses recursos estão disponíveis em outros lugares gratuitamente, é claro, mas as empresas ou qualquer pessoa que use o suporte de domínio personalizado, por exemplo, poderão aproveitar muito desse sistema. Vale a pena dar uma olhada.

Qual melhor e-mail para empresas? Como falamos anteriormente, essa pergunta pode ter variadas respostas, dentro do que cada empresa enxerga como vantagem. É claro que existem outras opções além das 3 apresentadas aqui, tais como Yahoo Mail, ProtonMail e mais. Entretanto, nossa intenção foi destacar, mais profundamente, as 3 que se destacam e estão crescendo (principalmente no caso do Zoho) de uma maneira geral no mercado brasileiro e mundial

Este texto foi escrito pelo Encontre um Nerd. Somos seu parceiro de suporte técnico em Informática e TI ondemand. Nossos especialistas em TI, Técnicos em Informática, Engenheiros de Inovação e outros profissionais para te dar suporte sob demanda sempre que precisar.

Qual melhor e-mail para empresas? 3 provedores para negócios