MEI para técnicos de informática: empreenda e amplie seus serviços sem dor de cabeça

MEI para técnicos de informática: descubra como se formalizar com o CNAE certo e conheça todos os benefícios e regras do MEI na informática.

Profissionais que atuam como técnicos de informática e computação podem empreender no Brasil de forma muito mais simples, prática e pouco custosa. Como? Através do MEI para técnicos de informática.

O MEI é o Microempreendedor Individual. Uma forma de você conseguir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e profissionalizar ainda mais suas atividades.

Com o registro, você pode prestar serviços tanto para pessoas como para empresas, que costumam priorizar a contratação de serviços de outras empresas. As possibilidades aumentam e, com isso, sua renda também.

Veja mais informações sobre MEI para técnicos de informática, benefícios, como se formalizar como MEI e sobre CNAE serviços de informática.

A maneira ideal de ampliar os seus serviços sem custo e sem dor de cabeça! Quem sabe depois da experiência como técnico, você não se tornará, em breve, um consultor de TI?

Como se formalizar como MEI?

É importante saber que, apesar de o MEI ter sido criado pelo governo para auxiliar e formalizar os pequenos empreendedores que trabalham de forma autônoma, nem todas as atividades são permitidas neste modelo. A informática, porém, está dentro desta tabela estabelecida por Lei.

Se você presta serviço de informática e quer entender como se formalizar como MEI, também precisa entender algumas regras. Por exemplo, seu faturamento deve ser limitado a R$ 81 mil por ano. Você não deve participar como sócio ou titular de outra empresa. E, se precisar contratar alguém, seu limite é de apenas um funcionário. siga estas regras se quiser manter sua MEI regularizada!

Toda a formalização acontece de forma on-line, através do Portal do Empreendedor.

O cadastro é gratuito e você deve passar poucas informações, como dados pessoais, número do último recibo de DIRPF (Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa Física) ou, no caso de não ter sido obrigado a declarar o imposto, o próprio número do Título de Eleitor.

O cadastro é rápido e simplificado e logo após você recebe seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que já engloba CNPJ, INSS, Inscrição na Junta Comercial e alvará provisório de funcionamento.

Você ainda pode escolher um nome fantasia para a sua empresa e sua atividade de atuação, como veremos abaixo.

CNAE serviços de informática

Dentro do MEI, existe algo que é chamado de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Trata-se do código que determina as atividades exercidas por uma empresa. E lembra que dissemos que nem todas são permitidas por um MEI?

É por isso que é preciso se atentar aos CNAEs que você pode se cadastrar.

Sabemos, por exemplo, que os MEIs que prestam serviços como técnicos exercem atividades desde aquelas voltadas à manutenção de computadores, como de outros equipamentos tecnológicos, como impressoras, drivers, teclados e até caixas eletrônicos.

Além de cadastrar em seu MEI uma atividade principal, é possível escolher quantas ocupações para atividades secundárias quiser, cada uma com seu código CNAE. Mas recomendamos que você limite este número a 10.

O CNAE de MEI para técnicos de informática é o 9511-8/00. A ocupação deste código é a de Técnico (a) de Manutenção de Computador Independente e a descrição/subclasse CNAE é a de Reparação e Manutenção de Computadores e de Equipamentos Periféricos.

Ainda há a opção de Instrutor de Informática, CNAE 8599-6/03, para quem quer atuar nesta área.

Veja abaixo as descrições possíveis para atividades que envolvem o MEI para técnicos de informática!

Descrições para MEI de informática

  • Manutenção de/reparação de aparelhos de informática
  • Serviços de assistência técnica em computadores
  • Serviços de assistência técnica em equipamentos de informática
  • Serviços de assistência técnica em microcomputadores
  • Manutenção, reparação de caixas eletrônicos de bancos
  • Conserto, reparo de computadores
  • Manutenção, reparação de equipamento periférico conexo
  • Manutenção, reparação, conserto de equipamentos de informática
  • Manutenção, reparação de equipamentos de processamento de dados
  • Manutenção de equipamentos emissores de cupom fiscal
  • Manutenção, reparação, conserto de impressoras
  • Manutenção, reparação de microcomputadores
  • Assistência técnica em máquina copiadora, xerográfica, fotostática
  • Manutenção de, reparação de, conserto de máquina de cartão de crédito
  • Conserto, reparação, manutenção de projetor
  • Manutenção de, reparação de, conserto de scanners (escâner)
  • Serviços de suporte e manutenção de hardware, inclusive upgrade
  • Conserto, reparação, manutenção de teclado e mouse
  • Manutenção de, reparação de terminais de auto-atendimento de bancos

Benefícios de MEI para técnicos de informática

O principal benefício de se formalizar como MEI é a possibilidade de ampliar os negócios com mais rapidez e empreender mesmo com pouco dinheiro.

Você passa a conseguir muito mais clientes e serviços, prestando todo tipo de assistência de informática de forma mais profissional. Isso porque, a partir do momento que tem um CNPJ, começa a emitir suas próprias notas fiscais de serviço.

Além disso, o MEI ainda tem alguns direitos, como benefícios previdenciários, auxílio-doença, licença-maternidade, salário mínimo, aposentadoria por idade.

Para garanti-los, basta apenas pagar mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que inclui todos os impostos da empresa de maneira unificada, com valor máximo de 55 reais.

Agora você já conhece o CNAE para serviços de informática e também sabe como se formalizar como MEI. Que tal abrir a sua empresa e começar a empreender?

* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

Linkedin
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Agende um diagnóstico gratuíto

Durante sua consulta, conhecemos as necessidades de você e de sua família. Trabalhamos com você para desenvolver um plano de atendimento personalizado. Deixe-nos suas informações e entraremos em contato.

Quer falar com alguém agora mesmo?

Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Ops, deu erro! Tente novamente mais tarde