Marketing para empresas de TI: 7 ações para impulsionar seu trabalho

Criar perfis profissionais nas redes sociais, conteúdo patrocinado, oferecer novidades e mais estratégias de marketing para empresas de TI.

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Se você trabalha como autônomo prestando consultorias e serviços no setor de tecnologia da informação, já deve ter percebido o tamanho da concorrência. Nesse cenário competitivo, as ações de marketing para empresas de TI são fundamentais para se destacar.


Divulgar seu trabalho é a principal maneira de atrair novos clientes e se manter relevante no mercado.


Além do boca a boca — bastante comum nessa área — hoje existem ferramentas online que você pode aproveitar para criar uma presença digital.


O principal para ter sucesso com sua estratégia de marketing digital é se posicionar profissionalmente como uma fonte de informação relevante e experiente da área.


Para isso, você pode utilizar as redes sociais, investir em publicidade paga, criar vídeos com conteúdos exclusivos e muito mais. 


Continue lendo e confira as dicas de marketing para empresas de TI que você pode colocar em prática e alavancar seu negócio.

Dicas de marketing para empresas de TI

1. Crie um perfil profissional nas redes sociais

Muitos profissionais autônomos usam seus perfis pessoais para divulgar seus serviços, mas para profissionalizar e separar a pessoa física da jurídica crie um perfil exclusivo para o trabalho. 


Assim, você evita o conflito entre o post do churrasco do fim de semana e uma informação relevante sobre suas atividades da semana na segunda-feira.


Crie uma página empresarial no Facebook, uma conta comercial no Instagram e cadastre seu perfil profissional no LinkedIn. 


As versões corporativas das redes sociais oferecem informações relevantes que as contas pessoais não possuem.


Você pode saber o alcance do seu conteúdo, o engajamento dos seguidores, o perfil do público que segue seu perfil (gênero, idade, cidade, etc).


Essa dica é o primeiro passo para ter um plano de marketing para empresas de TI mais profissional.

2. Faça conteúdos em vídeo

O marketing de conteúdo é uma estratégia planejada de criação de materiais em diversos formatos que podem atrair seu público-alvo em potencial.


Destacamos o conteúdo em vídeo, pois como profissional autônomo você pode ser o porta voz da sua empresa e mostrar sua expertise.


Pesquise temas e faça uma lista em tópicos de assuntos que você pode abordar e tirar dúvidas do seu público.


Se você é especialista em redes corporativas, por exemplo, pense nas dúvidas mais recorrentes e nos erros mais comuns que você já corrigiu no trabalho.


Esses assuntos são ótimos para gravar vídeos explicando porque acontecem e como podem ser evitados.


A pesquisa pode ser aproveitada para criar conteúdo com imagens e textos também. Além das redes sociais, você pode escrever artigos no seu perfil do LinkedIn e compartilhar com amigos e grupos de contato para reforçar a estratégia de marketing para empresas de TI

3. Invista em posts patrocinados

Outra dica de marketing para empresas de TI é investir na promoção de posts dentro das redes sociais.


Se o seu orçamento for limitado para os links patrocinados do Google, comece investindo em redes sociais como Instagram e Facebook.


Nelas, você pode dividir com mais facilidade seu orçamento inicial e ainda assim conseguir bons resultados de alcance para o conteúdo.


Escolha posts que tiveram boa resposta orgânica dos seguidores e use-os como anúncio para atrair novas pessoas e divulgar seus serviços. 

4. Ofereça nos serviços

Nada é melhor no marketing para empresas de TI e de qualquer outra área do que novidades.


Novidades geram conteúdos que podem ser patrocinados e chamar a atenção de empresas e pessoas que precisam do seu trabalho.


Faça um planejamento e analise o potencial da sua cidade e região para novos investimentos. 


Procure brechas no mercado de serviços que ainda não são oferecidos e pesquise se vale a pena investir em treinamento, o potencial de retorno, etc. 


Seu perfil profissional é sua principal vitrine e investir em novas habilidades vai gerar um conteúdo espontâneo para trabalhar nos seus canais de marketing.

5. Foque na seu branding pessoal

Como profissional autônomo, você vende e ao mesmo tempo valoriza a qualidade do seu serviço. 


Para isso, você precisa ter um posicionamento profissional sólido e bem construído para demonstrar seu potencial.


A maneira como você se comunica em um vídeo na internet e quando você está explicando pessoalmente para o cliente precisa ser a mesma.


Autenticidade, clareza na fala, conhecimento técnico são alguns requisitos importantes para reforçar sua marca pessoal.


Esse caráter pessoal é fundamental para o marketing para empresas de TI. Afinal, você é literalmente a cara do seu negócio. 

6. Ofereça atendimento personalizado

Além de serviços pontuais, seu portfólio pode ter serviços especializados como consultoria de TI personalizada de acordo com a necessidade do cliente.


O seu conhecimento técnico pode ajudá-lo a criar planos de serviços que incluem diversos trabalhos com o diferencial do acompanhamento no local.


Os serviços on demand também podem ser outro tipo de atendimento, pois é grande o número de empresas que buscam trabalhos pontuais e não contam com profissionais de TI dentro da equipe.


Definindo sua estrutura de trabalho, crie conteúdos e patrocine os posts mais estratégicos e que você acredita que tem mais potencial para se tornar seu carro chefe. 

7. Use o WhatsApp Business

O atendimento ao cliente também faz parte das estratégias de marketing para empresas de TI.


A experiência do seu cliente com seu serviço não termina no momento que você conquista o cliente. Na verdade, está só começando.


O WhatsApp Business ajuda a profissionalizar o atendimento, fornecer respostas rápidas e evitar cobranças fora do horário de trabalho. Alguns recursos úteis são:


  • criar um perfil da empresa com todas as informações do negócio: nome, descrição do trabalho, local, link para o site, catálogo de serviços;
  • marcar as conversas com etiquetas para identificar clientes em atendimento, trabalhos concluídos, aguardando pagamentos, novo cliente, etc; 
  • criar mensagem de resposta automática para informar o horário de atendimento por mensagens;
  • montar um catálogo com os serviços prestados para compartilhar todas as informações de maneira rápida com o cliente, incluindo link de pagamento.


Para fechar negócio com você, o cliente precisa de informação e o WhatsApp é uma ferramenta de marketing para empresas de TI poderosa para aproveitar e fazer o atendimento com rapidez.

Comece hoje a trabalhar no seu marketing!

Com as dicas de marketing para empresas de TI acima, você vai conseguir impulsionar o seu negócio e conquistar cada dia mais clientes.


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