Se você trabalha como autônomo prestando consultorias e serviços no setor de tecnologia da informação, já deve ter percebido o tamanho da concorrência. Nesse cenário competitivo, as ações de marketing para empresas de TI são fundamentais para se destacar.
Divulgar seu trabalho é a principal maneira de atrair novos clientes e se manter relevante no mercado.
Além do boca a boca — bastante comum nessa área — hoje existem ferramentas online que você pode aproveitar para criar uma presença digital.
O principal para ter sucesso com sua estratégia de marketing digital é se posicionar profissionalmente como uma fonte de informação relevante e experiente da área.
Para isso, você pode utilizar as redes sociais, investir em publicidade paga, criar vídeos com conteúdos exclusivos e muito mais.
Continue lendo e confira as dicas de marketing para empresas de TI que você pode colocar em prática e alavancar seu negócio.
Dicas de marketing para empresas de TI
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1. Crie um perfil profissional nas redes sociais
Muitos profissionais autônomos usam seus perfis pessoais para divulgar seus serviços, mas para profissionalizar e separar a pessoa física da jurídica crie um perfil exclusivo para o trabalho.
Assim, você evita o conflito entre o post do churrasco do fim de semana e uma informação relevante sobre suas atividades da semana na segunda-feira.
Crie uma página empresarial no Facebook, uma conta comercial no Instagram e cadastre seu perfil profissional no LinkedIn.
As versões corporativas das redes sociais oferecem informações relevantes que as contas pessoais não possuem.
Você pode saber o alcance do seu conteúdo, o engajamento dos seguidores, o perfil do público que segue seu perfil (gênero, idade, cidade, etc).
Essa dica é o primeiro passo para ter um plano de marketing para empresas de TI mais profissional.
2. Faça conteúdos em vídeo
O marketing de conteúdo é uma estratégia planejada de criação de materiais em diversos formatos que podem atrair seu público-alvo em potencial.
Destacamos o conteúdo em vídeo, pois como profissional autônomo você pode ser o porta voz da sua empresa e mostrar sua expertise.
Pesquise temas e faça uma lista em tópicos de assuntos que você pode abordar e tirar dúvidas do seu público.
Se você é especialista em redes corporativas, por exemplo, pense nas dúvidas mais recorrentes e nos erros mais comuns que você já corrigiu no trabalho.
Esses assuntos são ótimos para gravar vídeos explicando porque acontecem e como podem ser evitados.
A pesquisa pode ser aproveitada para criar conteúdo com imagens e textos também. Além das redes sociais, você pode escrever artigos no seu perfil do LinkedIn e compartilhar com amigos e grupos de contato para reforçar a estratégia de marketing para empresas de TI
3. Invista em posts patrocinados
Outra dica de marketing para empresas de TI é investir na promoção de posts dentro das redes sociais.
Se o seu orçamento for limitado para os links patrocinados do Google, comece investindo em redes sociais como Instagram e Facebook.
Nelas, você pode dividir com mais facilidade seu orçamento inicial e ainda assim conseguir bons resultados de alcance para o conteúdo.
Escolha posts que tiveram boa resposta orgânica dos seguidores e use-os como anúncio para atrair novas pessoas e divulgar seus serviços.
4. Ofereça nos serviços
Nada é melhor no marketing para empresas de TI e de qualquer outra área do que novidades.
Novidades geram conteúdos que podem ser patrocinados e chamar a atenção de empresas e pessoas que precisam do seu trabalho.
Faça um planejamento e analise o potencial da sua cidade e região para novos investimentos.
Procure brechas no mercado de serviços que ainda não são oferecidos e pesquise se vale a pena investir em treinamento, o potencial de retorno, etc.
Seu perfil profissional é sua principal vitrine e investir em novas habilidades vai gerar um conteúdo espontâneo para trabalhar nos seus canais de marketing.
5. Foque na seu branding pessoal
Como profissional autônomo, você vende e ao mesmo tempo valoriza a qualidade do seu serviço.
Para isso, você precisa ter um posicionamento profissional sólido e bem construído para demonstrar seu potencial.
A maneira como você se comunica em um vídeo na internet e quando você está explicando pessoalmente para o cliente precisa ser a mesma.
Autenticidade, clareza na fala, conhecimento técnico são alguns requisitos importantes para reforçar sua marca pessoal.
Esse caráter pessoal é fundamental para o marketing para empresas de TI. Afinal, você é literalmente a cara do seu negócio.
6. Ofereça atendimento personalizado
Além de serviços pontuais, seu portfólio pode ter serviços especializados como consultoria de TI personalizada de acordo com a necessidade do cliente.
O seu conhecimento técnico pode ajudá-lo a criar planos de serviços que incluem diversos trabalhos com o diferencial do acompanhamento no local.
Os serviços on demand também podem ser outro tipo de atendimento, pois é grande o número de empresas que buscam trabalhos pontuais e não contam com profissionais de TI dentro da equipe.
Definindo sua estrutura de trabalho, crie conteúdos e patrocine os posts mais estratégicos e que você acredita que tem mais potencial para se tornar seu carro chefe.
7. Use o WhatsApp Business
O atendimento ao cliente também faz parte das estratégias de marketing para empresas de TI.
A experiência do seu cliente com seu serviço não termina no momento que você conquista o cliente. Na verdade, está só começando.
O WhatsApp Business ajuda a profissionalizar o atendimento, fornecer respostas rápidas e evitar cobranças fora do horário de trabalho. Alguns recursos úteis são:
- criar um perfil da empresa com todas as informações do negócio: nome, descrição do trabalho, local, link para o site, catálogo de serviços;
- marcar as conversas com etiquetas para identificar clientes em atendimento, trabalhos concluídos, aguardando pagamentos, novo cliente, etc;
- criar mensagem de resposta automática para informar o horário de atendimento por mensagens;
- montar um catálogo com os serviços prestados para compartilhar todas as informações de maneira rápida com o cliente, incluindo link de pagamento.
Para fechar negócio com você, o cliente precisa de informação e o WhatsApp é uma ferramenta de marketing para empresas de TI poderosa para aproveitar e fazer o atendimento com rapidez.
Comece hoje a trabalhar no seu marketing!
Com as dicas de marketing para empresas de TI acima, você vai conseguir impulsionar o seu negócio e conquistar cada dia mais clientes.
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