De certo modo, vivemos uma vida de aparências! Passamos muito tempo nos preocupando com a imagem que vendemos de nós mesmos.
Como as outras pessoas nos enxergam? Acreditamos que essa ideia pode ser modificada pelas escolhas que fazemos, incluindo nossas vestimentas e até a decoração dos espaços que habitamos. Então, já pensou em usar o marketing a seu favor?
A criação de uma identidade visual para sua empresa
Saiba que é possível modificar a percepção que os outros têm de sua capacidade profissional através da manipulação da arquitetura de edificações.
Esta é uma estratégia empresarial muito válida, que visa à personalização dos espaços de trabalho de modo a fazer propaganda dos serviços oferecidos. Que mensagem você desejaria enviar aos seus clientes?
Há diversas formas de passar para o público-alvo uma determinada ideia com relação a sua marca, produto e serviço. Mas, para isso, é necessário um conjunto de ações de marketing que vão desde a criação de uma campanha publicitária até a decoração dos ambientes de sua empresa ou escritório. Isso se chama - no meio profissional - como ‘planejamento de identidade visual’! Entenda melhor o que é isso a seguir!
Uma mensagem visual para os seus clientes
Quer que seus clientes pensem que você é um profissional comprometido, ousado, dedicado, criativo? Mas, sabe como passar essa mensagem a eles de uma forma simples? Pois bem, pode-se começar com o tratamento de interiores!
Sabendo escolher os elementos certos para personalização dos ambientes de sua empresa, você conseguirá, certamente, reforçar o conceito a ser comunicado!
Antes de tratar os espaços construídos, é importante fazer um estudo sobre esta possível identidade visual para a sua empresa ou escritório!
É importante, de antemão, saber quais os códigos de cores e símbolos que farão parte da promoção de todas as peças de publicidade. Isso porque elas poderão guiar o arquiteto na elaboração dos desenhos de fachada e de interiores da edificação.
Colocando sua assinatura empresarial na fachada do edifício
A mensagem que você e sua empresa desejam passar aos clientes já pode ser estampada diretamente na fachada da edificação. Mas, não necessariamente de uma maneira literal. Há formas diferentes e criativas de se fazer isso.
No exemplo apresentado neste texto vê-se o “espírito” divertido e irreverente de uma marca traduzido em grafismos em diversas cores e formas geométricas. Uma ideia excelente, não é mesmo?!
Personalizando a decoração de interiores de arquiteturas corporativas
Você pode ainda levar a identidade criada para promover sua imagem profissional ou de sua empresa – produtos e serviços – para dentro dos interiores prediais. Aliás, essa ideia já pode ser descrita no próprio ‘manual de identidade’.
Mas é claro que isso servirá apenas de guia. No momento de conceber um projeto para ambientes corporativos, o arquiteto deve se aprofundar nas opções de decoração para os espaços.
Observe todas as imagens de ilustração deste texto. Elas mostram várias boas soluções de ambientes pesados de modo a fazer do marketing uma estratégia de personalização. Isso já pode ser visto em propostas para hall de entrada ou sala de espera de empresas.
Nelas, um simples logotipo ou logomarca é usado como ornamentação de paredes – um envio de mensagem por linguagem visual, ou seja, não verbal!
Há outras formas de apresentar às outras pessoas, aos seus clientes, seu jeito de ser e as boas ideias que têm para o desenvolvimento de seu trabalho com decoração de interiores.
Por exemplo, aplicando pelas paredes da empresa – em forma de mural ou painel - todos os gatilhos mentais já utilizados por você ou pelo seu grupo. Podem ser frases e desenhos que venham a traduzir as suas melhores criações!
Soluções como essa são mais do que uma forma de deixar as decorações de arquiteturas corporativas mais bonitas. Elas também são um estímulo para o exercício criativo da profissão e uma inspiração para as boas ideias.
Itens soltos colocados nos ambientes também serviriam de incentivo para o cumprimento de metas pessoais. Ou ainda, o reforço da marca e a lembrança dos produtos e serviços por ela oferecidos.
Também pode ser interessante você usar a sua própria produção para se autopromover ou para promover a sua empresa. Uma opção válida para personalização de ambientes corporativos é fazer a exposição - em prateleiras, estantes, nichos e quadros - de protótipos, premiações e certificações.
Esse é um jeito inteligente de se valer do marketing para destacar a decoração de interiores. Pense nisso!
Agora é sua vez! Depois de receber todas estas informações, você já deve ser capaz de saber como personalizar e destacar a decoração da sua empresa ou escritório, da fachada aos interiores.
Estas dicas de marketing na decoração foram criadas pe;a equipe Viva Decora.