De certo modo, vivemos uma vida de aparências! Passamos muito tempo nos preocupando com a imagem que vendemos de nós mesmos. 

Como as outras pessoas nos enxergam? Acreditamos que essa ideia pode ser modificada pelas escolhas que fazemos, incluindo nossas vestimentas e até a decoração dos espaços que habitamos. Então, já pensou em usar o marketing a seu favor?

Karoline Arpini e Analu Andrade

A criação de uma identidade visual para sua empresa

Saiba que é possível modificar a percepção que os outros têm de sua capacidade profissional através da manipulação da arquitetura de edificações. 

Esta é uma estratégia empresarial muito válida, que visa à personalização dos espaços de trabalho de modo a fazer propaganda dos serviços oferecidos. Que mensagem você desejaria enviar aos seus clientes?

Há diversas formas de passar para o público-alvo uma determinada ideia com relação a sua marca, produto e serviço. Mas, para isso, é necessário um conjunto de ações de marketing que vão desde a criação de uma campanha publicitária até a decoração dos ambientes de sua empresa ou escritório.  Isso se chama - no meio profissional - como ‘planejamento de identidade visual’! Entenda melhor o que é isso a seguir!

Guardini Stancati Arquitetura + Designe

Uma mensagem visual para os seus clientes

Quer que seus clientes pensem que você é um profissional comprometido, ousado, dedicado, criativo? Mas, sabe como passar essa mensagem a eles de uma forma simples? Pois bem, pode-se começar com o tratamento de interiores! 

Sabendo escolher os elementos certos para personalização dos ambientes de sua empresa, você conseguirá, certamente, reforçar o conceito a ser comunicado!

Antes de tratar os espaços construídos, é importante fazer um estudo sobre esta possível identidade visual para a sua empresa ou escritório! 

É importante, de antemão, saber quais os códigos de cores e símbolos que farão parte da promoção de todas as peças de publicidade. Isso porque elas poderão guiar o arquiteto na elaboração dos desenhos de fachada e de interiores da edificação.

Melina Romano

Colocando sua assinatura empresarial na fachada do edifício

A mensagem que você e sua empresa desejam passar aos clientes já pode ser estampada diretamente na fachada da edificação. Mas, não necessariamente de uma maneira literal. Há formas diferentes e criativas de se fazer isso. 

No exemplo apresentado neste texto vê-se o “espírito” divertido e irreverente de uma marca traduzido em grafismos em diversas cores e formas geométricas. Uma ideia excelente, não é mesmo?!

MM 18 Arquitetura

Personalizando a decoração de interiores de arquiteturas corporativas

Você pode ainda levar a identidade criada para promover sua imagem profissional ou de sua empresa – produtos e serviços – para dentro dos interiores prediais. Aliás, essa ideia já pode ser descrita no próprio ‘manual de identidade’. 

Mas é claro que isso servirá apenas de guia. No momento de conceber um projeto para ambientes corporativos, o arquiteto deve se aprofundar nas opções de decoração para os espaços.

Karoline Arpini

 Observe todas as imagens de ilustração deste texto. Elas mostram várias boas soluções de ambientes pesados de modo a fazer do marketing uma estratégia de personalização. Isso já pode ser visto em propostas para hall de entrada ou sala de espera de empresas. 

Nelas, um simples logotipo ou logomarca é usado como ornamentação de paredes – um envio de mensagem por linguagem visual, ou seja,  não verbal!

Eliane Mesquita

Há outras formas de apresentar às outras pessoas, aos seus clientes, seu jeito de ser e as boas ideias que têm para o desenvolvimento de seu trabalho com decoração de interiores.  

Por exemplo, aplicando pelas paredes da empresa – em forma de mural ou painel - todos os gatilhos mentais já utilizados por você ou pelo seu grupo. Podem ser frases e desenhos que venham a traduzir as suas melhores criações!

Roseli Croce

Soluções como essa são mais do que uma forma de deixar as decorações de arquiteturas corporativas mais bonitas. Elas também são um estímulo para o exercício criativo da profissão e uma inspiração para as boas ideias.  

Itens soltos colocados nos ambientes também serviriam de incentivo para o cumprimento de metas pessoais. Ou ainda, o reforço da marca e a lembrança dos produtos e serviços por ela oferecidos.

Escala Arquitetura e Serra Vaz Arquitetura


Também pode ser interessante você usar a sua própria produção para se autopromover ou para promover a sua empresa. Uma opção válida para personalização de ambientes corporativos é fazer a exposição - em prateleiras, estantes, nichos e quadros - de protótipos, premiações e certificações. 

Esse é um jeito inteligente de se valer do marketing para destacar a decoração de interiores. Pense nisso!

Thiago Fuschini Bicas
Lucio Nocito

Agora é sua vez! Depois de receber todas estas informações, você já deve ser capaz de saber como personalizar e destacar a decoração da sua empresa ou escritório, da fachada aos interiores. 

Estas dicas de marketing na decoração foram criadas pe;a equipe Viva Decora.

Como personalizar e destacar a decoração de uma arquitetura corporativa através do marketing