Freelancer, trabalhador remoto e empreendedor iniciante, todos esses profissionais possuem algo incomum: precisam de um lugar para trabalhar de maneira tranquila, onde possam se concentrar, trabalhar sem interrupção e estender sua rede de contatos. Você pode oferecer isso, divulgando seu espaço compartilhado por meio de uma série de ações de marketing para coworking.

Você não vai precisar gastar todas as suas economias para criar estratégias realmente valiosas (mas vai precisar realizar alguns investimentos estratégicos). A seguir, listamos 6 táticas de marketing que vão ajudar você a preencher todas as cadeiras e salas do seu espaço.

Se você ainda está pensando sobre abrir (ou não) um coworking, ou se deseja reformular seu modelo de negócios, indicamos a leitura do artigo;Como montar um espaço de coworking: tudo que você deve pensar”.

Elaborando uma estratégia de marketing para coworking: 6 ações importantes

1. Um ótimo site

Não economize com isso. Você precisa de um site que ofereça conteúdo envolvente e elementos visuais que transmita profissionalismo e modernidade - palavras muito importantes para os perfis de profissionais que buscam por um coworking.

Invista no trabalho de web designers e desenvolvedores.

Caso você já tenha um coworking em funcionamento, e esteja buscando estratégias de marketing para ocupar as cadeiras vazias, você pode incluir uma área de depoimentos, com declarações dos profissionais que já estão ocupando suas mesas, sobre como o espaço ajudou a aumentar a produtividade, por exemplo.

Seu site deve ser simples, fácil de navegar e alinhado com suas outras práticas de negócios.

Se você valoriza o minimalismo em seu espaço, seu site deve refletir isso. Se você valoriza um ambiente moderno e um design com muita personalidade, adicione um pouco de estilo à sua página.

Otimização do site

Tudo o que listamos acima é muito importante, entretanto, colocar o seu site em funcionamento é apenas metade do caminho. Você precisa se certificar de ter em mãos um site otimizado para os motores de busca, como o Google.

Caso seu site tenha um desempenho insatisfatório, carregue lentamente ou não seja otimizado para dispositivos móveis, você terá problemas para aparecer entre os resultados de pesquisas realizadas em mecanismos de pesquisa.

Leia mais em: Como consultar a velocidade da internet: sites online grátis

A seguir, uma breve lista de verificação dos itens essenciais para garantir que sua estratégia de SEO tenha uma base sólida:

  • Certificação SSL;
  • implementação de palavras-chave em seu site, em títulos, metadados e URL;
  • envio de propriedade de site para o Google Search Console;
  • crie seu sitemap.xml;
  • adicione o Google Analytics ao seu site;
  • garanta que as imagens e o conteúdo sejam compactados e armazenados corretamente em seu site;
  • certifique-se de que a velocidade da página do seu site está no ponto;
  • verifique se seu site é otimizado para celular e demais dispositivos mobile.

2. Use o Google Meu Negócio para SEO Local

Ainda falando sobre marketing para coworking dentro do seu site, uma das primeiras coisas a observar é sua presença no Google. Isso inclui SEO, que já citamos acima, bem como o Google Meu Negócio.

Para começar a usar o Google Meu Negócio, acesse a plataforma, reivindique a propriedade da sua empresa, adicione imagens, seus serviços e horários. O Google torna isso fácil e rápido, por isso não há motivos para não reivindicar sua empresa agora!

Sabia que 90% das pesquisas realizadas na internet, no Brasil, são feitas no Google?

Eu aposto que você gostaria que seu coworking aparecesse entre os resultados para uma pesquisa como “coworking em nome da sua cidade”. Para isso você só precisa garantir que esteja tudo certo com Google Meu Negócio. Esse passo é gratuito!

O Google mostra automaticamente seu espaço de trabalho para clientes que procuram seus serviços, especificamente na sua área. O que poderia ser melhor que isso?

3. Um blog dedicado

Trabalhadores independentes têm problemas para resolver, por isso, há muitos tópicos interessantes para você abordar em um blog, como:

  • ideias e dicas para o crescimento de negócios;
  • novas tecnologias;
  • dicas financeiras;
  • sugestões para aumento de produtividade, isso para citar alguns.

Iniciar um blog é uma importante estratégia de marketing para pequenas empresas, mas, se você resolver manter um blog, ele deve estar sempre bem atualizado. Isso significa que você deve investir certo tempo pesquisando sobre temas e escrevendo esse conteúdo.

Se não tiver tempo para realizar essa atualização busque por profissionais que possam realizar essa etapa. Assim, além de garantir o desenvolvimento do texto, você também garantirá a qualidade do conteúdo gerado.

4. Presença nas mídias sociais

O marketing digital para pequenas empresas é realmente uma grande oportunidade para captar novos clientes, e isso não é diferente no marketing para coworking. Além do site, SEO e blog, uma das maneiras de alcançar novos clientes é usando as redes sociais.

Você precisa de uma presença forte em tantas plataformas quanto possível, especialmente Facebook, Twitter e Instagram.

Use o máximo de imagens e vídeos originais possíveis em suas postagens.

Certifique-se de usar anúncios segmentados do Facebook e Instagram, para levar a sua marca até sua persona ideal.

Uma coisa que irá diferenciá-lo de sua concorrência é mostrar os “bastidores” do coworking, seus espaços de trabalho e os profissionais que trabalham em seu ambiente. Isso ajuda a promover seu negócio e promove um senso de comunidade dentro do local de trabalho.

Poste fotos no Instagram, mas não exagere.

Você também pode pensar em estratégias de divulgação com influenciadores digitais, que vão levar o nome do seu local para um público maior.

5. Vantagens e benefícios

Todo mundo adora ganhar um brinde. Além disso, promoções são incentivos claros de incentivo à conversão, por isso, para obter vantagem competitiva você deve considerar oferecer vantagens e benefícios especiais para membros novos e atuais do coworking.

Uma vantagem realmente bem-sucedida é oferecer descontos em taxas de aluguel em planos trimestrais, por exemplo.

Outra vantagem comprovada é oferecer dias livres uma ou duas vezes por mês. Isso faz com que os membros em potencial experimentem seu espaço.

Uma outra opção dentro desse tópico é realizar eventos abertos ao público, com temas de interesse geral, para fazer seus potenciais clientes conhecerem seu espaço e aproveitar sua estrutura, mesmo que por poucas horas.

Levar o cliente até seu espaço pode ser o início de uma parceria duradoura.

6. Aproveite os anúncios do Google

Você não precisa de um grande orçamento ou experiência em marketing digital para aproveitar a poderosa plataforma de anúncios e começar a anunciar no Google.

A ferramenta oferece suporte no gerenciamento de suas campanhas, independentemente do seu orçamento, e pode ajudar na otimização de campanhas e na segmentação por público.

[Bônus] Garante uma estrutura eficiente

Tudo dentro da sua estratégia de marketing para coworking deve ser sobre as vantagens que os profissionais têm ao alugar uma mesa ou uma sala, dentro do seu espaço.

Por isso, elementos como bons mobiliários, cadeiras confortáveis, um espaço sem ruídos, bem localizado, limpo e com internet de qualidade, são elementos fundamentais, que além de atrair novos “inquilinos”, vai garantir a fidelidade dos profissionais que já estão com você.

Nenhuma ação de marketing para coworking será suficiente para manter e atrair novos clientes, se a sua estrutura não oferecer o valor esperado para quem frequenta o espaço.

Dentro de um modelo de coworking você precisará de suporte qualificado de serviços técnicos de informática e TI.

Para evitar qualquer reclamação dos seus clientes, é importante contar com o suporte de profissionais responsáveis e experientes no mercado. Eles irão te ajudar a implementar as melhores soluções para o seu negócio.

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Marketing para coworking: 6 estratégias para atrair mais clientes e ocupar todas as cadeiras!