Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática: sua empresa faz?

Entenda o que é a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática e as vantagens para as empresas que fazem o trabalho.

A maioria das empresa atualmente baseia a execução de suas tarefas em soluções tecnológicas. A informatização foi o primeiro passo anos atrás e hoje as máquinas e acessórios estão cada vez mais sofisticados. E aí entra um processo importante: a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática.


Imagine por um segundo o que aconteceria na sua empresa se os computadores parassem. Caos, não é mesmo? É difícil pensar em um negócio operando 100% desconectado.


Modelos de contrato, planilhas de acompanhamento, impressora, serviço telefônico, trocas de mensagens, só para citar alguns recursos que você perde acesso sem um computador.


As empresas que não fazem a manutenção preventiva e corretiva de computadores deixam a equipe vulnerável a falhas e tempo de inatividade que podem ser evitados.


Por isso, a gestão de TI precisa criar um calendário onde esteja incluída a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática. 


Tem dúvidas sobre esses conceitos de manutenção e quer entender melhor o que a manutenção preventiva de TI pode fazer pela sua empresa? Continue lendo e saiba tudo sobre este assunto. 

GUIA | Manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática

Antes de falarmos dos benefícios da manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática, vamos entender do que cada tipo de manutenção trata.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva de equipamentos de informática — computadores, impressoras, roteadores, etc — acontece quando um defeito ocorre e danifica temporária ou permanentemente o equipamento. 


Esse tipo de manutenção atua com base nos efeitos gerados e não na causa.


Alguns reparos são rápidos como um mouse que parou de funcionar e pode ser facilmente substituído por outro.


Mas, por exemplo, quando alguma peça interna queima, é preciso comprar uma peça nova e o tempo de entrega pode ser maior.


Assim, é preciso realocar o funcionário para outra máquina, instalar as soluções de backup da empresa para que ele tenha acesso ao sistema e só depois liberá-lo para trabalhar.


Apesar de agir com eficiência em reparos menores, ter apenas a manutenção corretiva como recurso pode gerar muitos desperdícios, falhas e períodos de inatividade. 


Essas pontos impactam diretamente a produtividade dos funcionários que são prejudicados pela falta do seu equipamento de trabalho. 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva, por sua vez, é aquela realizada periodicamente para checar o funcionamento dos equipamentos de informática. 


Principalmente, os itens relacionados a estrutura das máquinas que se desgastam naturalmente com o uso ou tem um tempo de vida útil que precisa ser acompanhado.


Dessa forma, a equipe de TI que faz as manutenções pode acompanhar a data de troca das peças em um calendário especial e detectar e antecipar reparos de problemas nas vistorias.


Com uma rotina de manutenção preventiva também é possível montar um estoque emergencial que contenha itens simples como roteador, estabilizador, mouse e teclado até peças mais específicas que possam estragar. 


Esse cuidado evita prolongar por muito tempo a inatividade do funcionário e permite que a manutenção seja feita com eficiência dentro da empresa.


Entendida o que é a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática, vamos ver algumas vantagens práticas de ter essas ferramentas em ação.

Manutenção preventiva e corretiva de computadores: vantagens

1. Ter equipamentos seguros

Uma dos cuidados que ajuda a evitar manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática recorrentes é escolher um bom antivírus para empresa


Esse componente é importante, pois nem todos os funcionários têm o mesmo nível de conhecimento sobre informática e podem acabar acessando sites e baixando programas em domínios suspeitos. 


Para prevenir um problema que pode prejudicar uma única máquina, mas também se infiltrar em toda a rede da empresa, é preciso ter um antivírus robusto e operante 24h.


Ele vai proteger a rede da empresa de invasões, que arquivos infectados sejam baixados e evitar danos na estrutura interna do computador. 

2. Manter o sistema de backup ativo

A manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática também garante que o backup da empresa seja preservado e funcione sem interrupções. 


O backup é o nome dado ao processo de criar e armazenar cópias de segurança dos arquivos. É crucial para evitar perdas em casos de pane de um equipamento. 


Existem inúmeras soluções de backup para empresas no mercado. A estrutura necessária deve ser configurada e implementada por uma consultoria de TI especializada.  


O principal objetivo é ter uma solução simples, que todos da empresa saiba usar e esteja ativa em todos os computadores.


A manutenção preventiva de computadores e outros equipamentos garante que a rede de internet da empresa e os roteadores mantenham os computadores conectados ao servidores — físicos ou na nuvem. 

3. Aumenta a capacidade dos equipamentos

A manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática contribui também para aumentar a vida útil das máquinas e acessórios.


Investir em tecnologia e inovação nas empresas não é um investimento barato. Por isso, manter fazer uma vistoria periódica e detalhada mantém os equipamentos funcionando com eficiência.


Além disso, fazer limpezas nos CPUs, manutenção de impressoras, verificar as peças mais usadas são formas de conseguir usar as máquinas por mais tempo.


Outro ação fundamental no trabalho de manutenção é ensinar os funcionários a usar os equipamentos de informática da forma correta.


Muitos defeitos e perdas podem acontecer por falta de conhecimento sobre o uso. Ensinar os funcionários é uma maneira de valorizar o investimento da empresa. 


Tenha uma gestão da manutenção de TI na sua empresa

Agora que você já sabe o que é e as vantagens do manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de informática, pode implementá-la na sua empresa. 


Para criar estratégias adequadas à realidade do seu negócio, você pode contratar um empresa especializada em TI.


Com uma consultoria é possível estabelecer medidas adequadas que impeçam e barrem qualquer deslize de algum funcionário mais leigo em relação à informática.


Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form