Os livros para profissionais de TI vão além de qualquer ensinamento prático que você possa receber. Por mais prática e técnica que seja a área de TI, a leitura na área vai além disso e é imprescindível para quem deseja ser um bom profissional de TI e conquistar um aprendizado mais amplo dentro de sua área de trabalho.


Temos diversos exemplos de livros para profissionais de TI e cada um deles pode influenciar um momento em sua carreira. Desde livros didáticos ou com abordagens menos técnicas até livros com conteúdo avançado.


Muitos livros para profissionais de TI têm origem estrangeira e encontrar sua versão em português nem sempre é possível com livros mais atuais. Pensando nisso recomendo a você que tenha um bom entendimento em inglês para se manter atualizado dos principais lançamentos da área, e não fique dependente do lançamento de sua versão brasileira.


Apesar disso, fizemos uma seleção de livros para profissionais de TI em português. Os livros foram selecionados por sua importância e popularidade na área. São livros imprescindíveis para qualquer profissional que queira ir além do técnico e conhecer mais a fundo a área em que trabalha.


Portanto segue nossa lista de 5 livros para profissionais de TI.

5 principais livros para profissionais de TI

1. A Segunda Era das Máquinas


Ano: 2015

Autores: Erik Brynjolfsson e Andrew Mcafee.


Neste livro, “A Segunda Era das Máquinas”, dos pesquisadores do MIT Erik Brynjolfsson e Andrew Mcafee, o ponto de partida é a “lei de Moore”. Lei esta que começou com uma sugestão do cofundador da Intel, o americano Gordon Moore em 1965 que sugeriu que a tecnologia dos processadores iriam dobrar sua capacidade a cada dois anos. Surge daí a “lei de Moore”.


Neste livro seus autores defendem que estamos vivendo uma grande virada onde várias tecnologias diferentes estão sendo aprimoradas de forma exponencial e se tornando realidade rapidamente.


Para os autores o atual progresso tecnológico está para humanidade assim como a Revolução Industrial foi há anos atrás. Profissões de todos os tipos são impactadas e toda forma de trabalho está mudando rapidamente para se enquadrar no novo momento, além de novos postos de trabalho que antes não existiam.


Ótimo livro, bem atual e com ótimas classificações de leitores na Amazon.

2. O Poder dos Quietos


Ano: 2012

Autora: Susan Cain


Este é um best-seller mundial que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo e passou quatro anos na lista dos mais vendidos do The New York Times, além de ter sido traduzido para 41 idiomas diferentes. Um livro que fala sobre os introvertidos e extrovertidos de maneira leve e divertida.


Neste livro exemplos como Barack Obama, Einstein, Bill Gates, entre outros, mostram como os introvertidos podem ter seu lugar em um mundo “que não para de falar” como diz a frase em sua capa.


Embora muitos profissionais de TI tenham este perfil, nem sempre as pessoas gostam de serem rotulados como “quieto”. Neste livro, a autora Susan Cain mostra como entender melhor sua característica e aprender, da melhor forma, os benefícios de ser quem você é.


O Poder dos Quietos é fruto de uma rica pesquisa de 6 anos da autora, e suas descobertas o tornaram um livro essencial para todos os profissionais que querem conhecer um pouco mais sobre suas próprias características comportamentais.

3. Use a cabeça! Programação


Ano: 2010

Autores: Paul Barry e David Griffiths


Este livro que faz parte da série literária: Use a Cabeça! é uma introdução aos conceitos básicos da programação. Nele os autores usam a linguagem Python, pela sua facilidade de aprendizado, para ensinar programação de forma simples e eficiênte.


A forma didática com que o livro é escrito, facilita em muito o seu entendimento por profissionais que estão começando agora, ou querem começar a aprender a programar. Ao final do livro você já é capaz de programar funções básicas e criar programas simples que irão servir de base introdutória para o mundo da programação.


A série literária Use a Cabeça! possui diversos outros livros para profissionais de TI como:



Leia mais: 10 principais dicas de como conseguir emprego na área de TI

4. A Quarta Revolução Industrial


Ano: 2016

Autor: Klaus Schwab


Neste livro o professor alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, fala sobre a chamada Indústria 4.0. Assim como no livro A segunda Era das Máquinas dos autores Erik Brynjolfsson e Andrew Mcafee, que falamos anteriormente, Klaus defende a ideia de que já vivemos sob uma nova Era.


Segundo Klaus, a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes". 


Esta transformação já está acontecendo e para o autor, cabe a todos se adaptarem a ela pois a questão não é se ela chegará a sua empresa mas sim quando ela chegará!


Klaus também fala das profissões que provavelmente irão acabar com esta nova era. Para ele profissões como estas estão com os dias contados:


  • Corretores de imóveis;
  • Operadores de telemarketing;
  • Trabalhadores agrícolas;
  • Secretárias;
  • Entregadores;
  • Avaliadores de seguros e várias outras profissões.


A Quarta Revolução Industrial está entre os livros para profissionais de TI essenciais para entender as mudanças enfrentadas no cenário mundial e como estas mudanças afetam cada um de nós.

5. Um Bate-papo sobre T.I.


Ano: 2009

Autores: Ernesto Mario Haberkorn


Neste livro Ernesto Mario Haberkorn, um dos maiores especialistas em ERP (Enterprise Resource Planning) do Brasil, procura responder para novatos na área de TI, questões diversas e complexas que muitas vezes confundem e não são abordados em outras publicações. 


Como o próprio autor diz na capa de seu livro: “Tudo que você gostaria de saber sobre ERP e tecnologia da informação, mas ficava encabulado de perguntar”


Com um extenso currículo e bagagem de sobra, Ernesto Haberkorn conta casos de sua vivência e até mesmo por meio de perguntas e respostas desenvolve um “bate-papo” com o leitor que aprende de maneira leve e bem humorada boa parte do que este experiente profissional tem a ensinar.

Tem algum para recomendar?

Além destes livros para profissionais de TI você tem algum outro para adicionar a nossa lista? Conte para gente!


É sempre bom estarmos por dentro de bons livros para profissionais de TI e nos mantermos sempre atualizados neste mercado em que tudo evolui tão rapidamente.


Se você está começando e está em busca do seu primeiro emprego na área de TI e gosta de trabalhos dinâmicos, a Encontre um Nerd é uma das melhores empresas para trabalhar em TI.


É um profissional de TI autônomo ou freelancer em busca de mais oportunidades de trabalho? Temos uma proposta perfeita para você: Seja um Nerd


As oportunidades vão desde o serviço remoto ao field service e você pode aceitar aqueles que desejar. Além de poder realizar o trabalho em horários flexíveis. 


Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!


[Seleção] Os 5 principais livros para profissionais de TI