Existem muitas maneiras de um gestor de TI se manter atualizado sobre as novidades do setor. Frequentar eventos, acessar blogs e portais sobre o assunto e, claro, ler os livros de gestão de TI. 

Por meio dos livros é possível conhecer novas técnica e métodos, bem como aprofundar seu conhecimento sobre um assunto.

Os livros oferecem ao autor um espaço mais extenso para a apresentação de dados, argumentos e metodologias estudados e aplicados em casos reais.

Faca sua quarentena produtiva e aproveite os conteúdos que podem contribuir para seu crescimento como gestor de TI .

Enquanto enfrentamos a pandemia do coronavírus, com a recomendação do isolamento social , nós da EUNERD selecionamos 7 livros que reúnem informações valiosas para quem tem a missão de fazer o gerenciamento de projetos da TI.
Acompanhe!

TOP 6 | Melhores - e mais importantes - livros de gestão de TI

1. O Verdadeiro Valor de TI | de Richard Hunter e George Westermann

O livro tem como base a apresentação dos resultados de da pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com a Gartner.


Com o objetivo de identificar quais as principais práticas adotadas por gestores de TI de sucesso no mundo, a pesquisa destacou a capacidade de um líder de TI defender seu setor como estratégico diante da diretoria da empresa e de todos os demais departamentos. 


Líderes de sucesso em TI se recusam a adotar a imagem de um setor técnico e defendem o estabelecimento da área como estratégica para os objetivos da empresa


Por meio de uma boa comunicação, os líderes trabalham para mudar a percepção da diretoria em relação à TI, ao defender o setor como um gerador de valor para a organização.


Esse valor pode ser por meio da geração de novos processos, implementação de novos serviços, facilitação do alcance de objetivos do planejamento estratégico e mais. 


Além da postura estratégica, líderes de sucesso tem uma postura pró-ativa ao comunicar os feitos do setor para garantir a valorização da área como um setor estratégico dentro do negócio.   


Por isso, se você é um gestor de TI em busca de mais valorização do departamento dentro da empresa, e enxerga que o setor pode ir além se tiver o apoio do restante dos gestores e líderes, esse é um livro para você!

livros de gestão de TI

2. Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes | de Marc J. Schiller

Ainda falando sobre práticas e segredos de líderes de TI com sucesso mundial, este livro deve ser uma prioridade para quem acabou de assumir a gestão de TI ou mesmo almeja um cargo de liderança na área.

Leia também: Como ser um diretor de TI: guia de carreira passo a passo

O autor apresenta um compilado de experiências vividas em seus 25 anos de carreira e transforma a obra em um manual de “como alcançar o sucesso na liderança de TI”. O conteúdo aborda dicas de como:

  • aplicar a gestão de recursos de TI e a realizar a gestão de demandas de TI;
  • proceder diante da necessidade de tomada de decisão;
  • influenciar diretores e demais líderes da empresa;
  • motivar a equipe para alcançar a alta performance e mais.

É um guia para quem deseja ter uma carreira de sucesso como gestor de TI dentro das empresas.

O livro também reúne cases de profissionais que alcançaram o sucesso e como conseguiram esse feito!

Ideal para quem realmente deseja se tornar um líder e ter uma equipe estratégica dentro da empresa.

livros de gestão de TI

3. Implantando a Governança de TI | de Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu

A obra oferece dicas práticas sobre como realizar as etapas fundamentais da governança de TI como:

  • planejamento;
  • implementação;
  • gestão de desempenho;
  • acompanhamento de métricas e indicadores de TI.

O livro de gestão de TI também reúne cases de empresas e profissionais para que você possa usar como inspiração para sua carreira.

Outro tópico muito relevante é o alinhamento estratégico da TI aos objetivos da empresa. A cada dia o setor passa a ser mais fundamental para a otimização de processos e adoção de novas práticas que vão permitir o avanço do negócio e ampliação de sua competitividade de mercado.

Saber como identificar oportunidades de uso da TI em processos de negócio é uma das tarefas mais importantes do cargo, na atualidade.

livros de gestão de TI

4. Thinking in Systems: A Primer | de Donella H. Meadows

Os livros de gestão de TI que estamos indicando aqui possuem a característica comum de indicarem ao profissional que passe a ter uma visão ampla do negócio no qual o setor de TI está inserido para que assim possa tornar o departamento um órgão estratégico da organização.

A obra de Donella H. Meadows ensina como você como gestor de TI pode desenvolver essa habilidade. São dicas de como criar um pensamento sistêmico, ou seja, organizado e estruturado sobre como deve ser a atuação do setor de TI dentro de um negócio nos dias de hoje.

O objetivo do livro é te ensinar uma nova forma de pensar, voltada para a identificação e solução de problemas de maneira eficaz.

livros de gestão de TI

5. SCRUM – A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo | de Jeff Sutherland e J. J. Sutherland

A gestão de projetos faz parte do dia a dia de um gestor de TI. O Scrum é uma metodologia de gestão ágil e eficaz. Por essa razão esse é um livro de gestão de TI obrigatório para profissionais que desejam ter em mãos uma equipe:

  • de alta performance;
  • que cumpre prazos;
  • realiza entregas com alto padrão de qualidade. 

A metodologia SCRUM usa a divisão de tarefas, o controle de prazos, a redução do desperdício para entregar projetos de qualidade e em menos tempo.

Quer saber mais sobre o SCRUM antes de investir no livro? Indicamos que assista ao vídeo abaixo.

livros de gestão de TI

6. A Startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação | de Eric Ries

A tecnologia é um dos pilares da grande parte das novas empresas que surgem no mercado, principalmente, quando falamos de startups.


Saber como realizar uma gestão eficiente dentro de uma empresa que precisa apresentar resultados em curto espaço de tempo, é com certeza um diferencial para gestor de TI que aceita o desafio de estar a frente de um modelo de negócios como esse.


Esse livro é ideal para o profissional de TI que deseja abrir seu próprio negócio e deseja sucesso em espaços de tempo curto!


Vale a pena conferir!

livros de gestão de TI

Como realizar a gestão de TI estratégica?

Manter um profissional de TI dentro de uma empresa pode ser um custo bem elevado, principalmente, para pequenas e médias empresas. Entretanto, é impossível fugir dos impactos da transformação digital e da necessidade de ter alguém capacitado a frente da área.

A tecnologia demostrou ser essencial ao permitir que muitas empresas continuem laborando, quebrando barreiras geográficas e modelos de trabalho tradicionais,além de permitir diversas outras coisas como manter a educação e a comunicação das equipes. Então, não estamos exagerando quando dizemos que a gestão de TI se tornou uma vantagem competitiva.


Então como realizar uma gestão de recursos de TI eficaz, aproveitar as soluções de tecnologia para se manter competitivo e controlar os custos da empresa? 


Seu negócio pode alcançar tudo isso optando pela terceirização da TI.Para minimizar os impactos negativos, a EUNERD esta ajudando empresas a utilizar seu orçamento de forma inteligente.
Além do outsourcing do suporte e infraestrutura, também é possível aproveitar as vantagens da terceirização da consultoria de TI e de todas as demais áreas que envolvem a tecnologia dentro das empresas.


Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

6 livros de gestão de TI OBRIGATÓRIOS para um bom gestor