A informática é um parceiro essencial na gestão de empresas, independentemente do tipo de negócio que você opera.

Se você precisa de computadores para armazenamento, transferência, recuperação ou transmissão de informações, você pode gerenciar seus negócios com maior precisão e eficiência com a assistência das tecnologias da informática e aplicativos de computador.

É hora de se conectar!

A importância da informática nos negócios

O sucesso de todo negócio depende de certos fatores. Alguns deles são análises precisas, escolhendo a tecnologia certa e a visão de futuro.

A pesquisa das duas últimas décadas provou que as organizações que investem em tecnologia e inovação aumentam sua participação de mercado, seus números financeiros e sua competitividade geral.

A informática é a única tecnologia que oferece a oportunidade de analisar dados específicos e planejar sua jornada de negócios de acordo. Ela também fornece muitas ferramentas que podem resolver problemas complexos e planejar a escalabilidade (crescimento futuro) do seu negócio.

Na era moderna, está provado que o marketing digital é uma ótima ferramenta que permite que você promova seus produtos ou serviços para o mercado global enquanto está sentado no conforto do seu escritório ou remoto em casa.

E tudo graças à computação em nuvem e à comunicação moderna, que permitem formar uma organização global, gerenciar e monitorar escritórios virtuais em todo o mundo.

Agora vamos explicar como a informática desempenha um papel vital em diferentes fases da gestão de empresas.

Informática e gestão de empresas: tecnologia aplicada ao negócio

Tomando uma decisão

Velocidade e precisão estão no centro das tomadas de decisões corretas para o seu negócio. Toda organização de sucesso tem que passar por um processo abrangente de pesquisa de mercado que permita à gerência tomar a decisão mais acertada.

A pesquisa de mercado pode ser feita de várias maneiras:

  • pesquisas online;
  • fóruns;
  • blogs;
  • discussões em grupo usando softwares de comunicação;
  • entrevistas presenciais, etc.

Atualmente, Big Data, Google Analytics e Microsoft CRM Dynamics também são ótimas ferramentas para extrair informações úteis que podem afetar a tomada de decisões.

Essas ferramentas online não apenas fornecem respostas em tempo real do público em potencial, mas também garantem a precisão dos dados, minimizando o risco de erros humanos.

Crescimento de Marketing e Negócios

O coração do sucesso do negócio está em seu marketing, que permite que a gerência identifique primeiro seu público-alvo e depois observe suas tendências e necessidades.

O marketing global abrange relações públicas, publicidade, promoção e vendas que subsequentemente impactam no crescimento dos negócios. Muitos tipos de marketing podem ajudar você a alcançar seus clientes em potencial.

O Marketing Digital é um fenômeno moderno que permite promover seus produtos ou serviços em todo o mundo. É um termo amplo que inclui muitos conceitos como:

  • otimização de mecanismos de busca (SEO);
  • pagamento por clique (PPC);
  • blogs;
  • fórum de discussão;
  • e-mail;
  • SMS e MMS
  • marketing de mídias sociais;
  • propaganda em aplicativos para smartphones, etc.

Tudo a um ritmo muito rápido, porque a maioria dos empreendedores entendeu que o sucesso a longo prazo nos negócios não é possível sem a presença digital na internet.

Milhões de novos sites estão sendo adicionados na internet todos os anos, reforçando a importância da informática na gestão de empresas.

Comunicação

A comunicação por e-mail é mais segura, rápida e custa menos do que enviar uma carta de papel pelo correio. Você pode transformar seus negócios no século 21 com o uso de e-mail para comunicação com clientes ou clientes em potencial.

A informática permite ainda que você organize pastas de arquivos de e-mail por cliente ou por tipo de comunicação, como pedidos ou faturamento. Você pode arrastar e soltar seus arquivos de e-mail para pastas fechadas quando sua empresa concluir projetos.

Seus arquivos de comunicação tornam-se arquivos fechados, colocados em armazenamento em CD ou em um disco rígido com cópia duplicada ou backup automatizado por um programa ou serviço em nuvem.

Suporte ao Cliente e Satisfação

Um maior nível de satisfação do cliente é a chave para o sucesso que não pode ser alcançado sem um processo de suporte em tempo real.

O sucesso do negócio depende do conhecimento das necessidades, tendências, comportamentos e nível de satisfação de seus clientes. Comunicação eficaz é a melhor ferramenta para entender as demandas do público-alvo, problemas e suas soluções.

Graças ao desenvolvimento da informática podemos nos comunicar com milhões de clientes potenciais ou existentes em tempo real. A TI fornece ainda muitos canais para a comunicação com o cliente sem precisar sair da empresa.

Alguns desses canais são:

  • e-mail;
  • webinar;
  • mídia social;
  • portais de membros;
  • newsletter;
  • mensagens de texto ou multimídia por meio do smartphone.

As organizações empresariais normalmente usam sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para armazenar dados valiosos para entender o comportamento do cliente e as necessidades futuras.

Gestão de Recursos e Globalização

O gerenciamento de recursos desempenha um papel crucial no sucesso dos negócios. Quando se trata de organização de médio ou grande porte, é muito difícil para o gerenciamento superior administrar todos os recursos manualmente.

Esses recursos podem incluir recursos humanos, financeiros ou tangíveis, etc. A informática desempenhou um papel vital na automação de tais problemas complexos, introduzindo soluções fáceis de usar.

Uma década atrás, a maioria das soluções de gerenciamento de recursos era baseada em desktop. Graças à tecnologia da internet e nuvem, hoje os engenheiros de software criam soluções de ERP (Enterprise Resource Planning) baseadas em nuvem.

Agora, os gerentes podem gerenciar ou monitorar seus recursos organizacionais praticamente em qualquer lugar do mundo, usando seus computadores pessoais, laptops, tablets ou smartphones. Este conceito introduziu a ideia da globalização.

A maioria das empresas multinacionais (Microsoft, Google, Amazon, McDonalds, etc.) do mundo usa essas soluções baseadas na nuvem para gerenciar seus escritórios virtuais ou físicos e funcionários em todo o mundo.

Armazenamento

Você já pode usar um computador para armazenamento de dados para sua empresa. Inventários, vendas, contas a receber e contas a pagar armazenadas no Excel, no Open Office ou em um programa semelhante mantêm esses números na ponta dos dedos.

Os softwares de contabilidade armazenam suas informações de folha de pagamento, registros fiscais e dados especializados para o seu negócio. Quando você estiver familiarizado com um programa, não saberá como funcionou sem ele.

Você pode eliminar grande parte do armazenamento físico no escritório usando a informática para digitalizar e armazenar arquivos antigos de pessoal e de folha de pagamento, arquivos de impostos ou arquivos de clientes. Você vai precisar de muito menos metros quadrados com tecnologia da informação.

Conclusão

É impossível alcançar sucesso nos negócios a longo prazo sem alavancar os benefícios da informática para a gestão de empresas nesta era de transformação digital.

As empresas têm que arcar com um custo razoável para alcançar esse sucesso, porque usar uma abordagem inovadora na estratégia de negócios, empregar profissionais de TI altamente treinados e tomar decisões corretas na hora certa é o pré-requisito para o sucesso.

À medida que as soluções de TI continuam a aumentar a produtividade, a eficiência e a eficácia das operações e comunicações comerciais, os negócios continuarão a depender da informática para obter sucesso.

Qual é a importância da informática na gestão da sua empresa? Você consegue pensar em mais alguma área em que a TI é útil no sucesso dos negócios?

Se a sua empresa busca suporte qualificado de serviços técnicos de informática e TI, é importante contar com o suporte de profissionais responsáveis e experientes no mercado para te ajudar a implementar as melhores soluções para o seu negócio.

Fale com um Expert — https://encontreumnerd.com.br/nerdapp

A empresa Yázigi conseguiu reduzir seus custos fixos em 12% com nosso suporte ondemand. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Informática e gestão de empresas: a evolução no gerenciamento de negócios