Principais indicadores de governança de TI de uma empresa

ROI, qualidade dos projetos, tempo para criação de novas soluções e mais indicadores de governança de TI que são essenciais no trabalho.

Tecnologia e inovação nas empresas tem sido cada vez mais essenciais para o desenvolvimento dos negócios. Os indicadores de governança de TI geram informações que apoiam a criação de estratégias ainda mais eficientes para os projetos. 


A governança de tecnologia da informação (GTI) é a área que relaciona os indicadores de desempenho da empresa com as estratégias de TI associadas ao trabalho.


Ou seja: como a tecnologia da informação ajuda a alcançar os objetivos de crescimento de uma empresa? O orçamento investido gera quanto de retorno? 


Fazer a leitura correta dos dados e transformá-los em informações práticas é um desafio que toda empresa deve se dedicar a cumprir.


Os indicadores de governança de TI trazem vários benefícios que vão mudar a maneira como sua empresa se relaciona com a tecnologia.


Conheça a seguir as métricas principais sobre o desempenho da área que você deve acompanhar no seu negócio.

Indicadores de governança de TI para monitorar

1- Retorno sobre Investimento (ROI) dos projetos de TI

O retorno sobre investimento — da famosa sigla ROI — é um dos indicadores de governança de TI essenciais para mensurar.


Afinal, o orçamento disponibilizado para o departamento precisa gerar retornos para a empresa e melhorar a capacidade produtiva da equipe.


Com esse dado, a empresa consegue tomar decisões mais assertivas e realocar o orçamento para projetos que dão mais retorno.


Cada projeto pode ser analisado separadamente e depois os valores podem ser reunidos para obter a média geral do ROI dos investimentos em TI.


Como cada investimento tem uma expectativa de retorno, ter um histórico individual e geral contribui para uma análise mais confiável. 

2- Tempo para criação de projetos

O tempo gasto no desenvolvimento de projetos também é outro dos indicadores de governança de TI importantes.


Está ligando a capacidade da equipe em criar soluções eficientes para trazer os resultados esperados e agregar mais valor ao negócio.


Quanto mais ativa a área de Tecnologia da Informação estiver, mais relevante ela se torna para a empresa.


Portanto, monitorar a quantidade de projetos novos em andamento e o tempo de desenvolvimento dos mesmos contribui para acompanhar as mudanças implementadas.   

3- Volume de trabalho por técnico

O volume de trabalho por técnico é um dos indicadores de governança de TI importantes, pois está ligado a produtividade individual.


Essa métrica, ajuda entender qual o nível da equipe e a capacidade de desempenho de cada membro de acordo com seu grau de capacitação.


Dessa forma, a governança de TI consegue direcionar cada membro para projetos que estão dentro da sua capacidade e também colocá-los em trabalhos que os ajudem a crescer.


Também serve para equilibrar a satisfação com o trabalho e evitar que a equipe fique desmotivada pela falta de oportunidades de crescimento.

4- Projetos com resultados mensurados

Se a empresa acompanha o desenvolvimento de novos projetos, também precisa monitorar quais trazem resultados efetivos.


Cada organização terá suas necessidades emergenciais que precisam ser resolvidas com prontidão. Então a governança de TI deve alocar esses projetos em primeiro para serem solucionados.


Com isso, é possível organizar o trabalho da equipe para criar as soluções e depois identificar quais propostas conseguiram resolver os problemas.


Esse é um dos indicadores de governança de TI mais eficientes para avaliar o desempenho do departamento.

5- Grau de satisfação com o atendimento

A satisfação com o atendimento também é um dos indicadores de governança de TI estratégico para os negócios.


A abordagem proposta pelos projetos precisa atender de forma satisfatória e levar em conta o período de adaptação com a nova solução para que os membros a utilizem sem problemas.


Por isso, depois do período recomendado para adaptação é importante fazer uma mensuração entre a equipe da satisfação com a experiência proposta pelo projeto.


Assim, a governança de TI pode alinhar o trabalho para que os projetos sejam cada vez mais assertivos e fáceis de serem implementados. 

6- Avaliação da qualidade dos serviços

Um serviço tem qualidade se consegue fazer com que o usuário atinja o objetivo por meio das ferramentas oferecidas. 


Por isso, acompanhar a qualidade dos serviços de TI oferecidos na empresa é outros dos indicadores de governança de TI.


Cada projeto desenvolvido visa atingir um propósito e se o caminho indicado chega até ele sem gargalos, ressalta a qualidade da sua estruturação.


Esse indicador está ligado a satisfação do serviço, pois a qualidade da solução é primordial para que um projeto seja bem avaliado.

7- Pontuação de Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é um indicador que avalia a fidelização dos clientes aos serviços de uma empresa. É muito usado na avaliação externa, mas também pode ser usado internamente para avaliar o serviço prestado pelo setor de TI.


Os outros departamentos que recebem os projetos de TI voltados para a melhoria de suas funções são os “clientes” que devem estar satisfeitos com as soluções oferecidas.


Esse é um dos indicadores de governança de TI mais objetivos, pois podem ser mensurado através de uma pergunta única que avalia dentro de uma escala o quanto os membros recomendariam o serviço do departamento.

Sua empresa acompanha os indicadores de governança de TI?

Agora que você conhece alguns dos principais indicadores de governança de TI pode analisar como eles podem ajudar sua empresa a evoluir no mercado.


Você já acompanha esses dados internamente? Não?! Essa pode ser a sua chance de fazer mudanças estratégicas, investindo na governança de TI.


Se você não conta com uma equipe interna para esse setor pode fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas. 


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