7 principais indicadores de governança de TI de uma empresa: entenda o que são e como calcular


Os indicadores de governança de TI geram informações que apoiam a criação de estratégias ainda mais eficientes para os projetos de empresas de vários segmentos. 

Tecnologia e inovação nas empresas têm sido dois termos cada vez mais essenciais para o desenvolvimento dos negócios e a governança de tecnologia da informação (GTI) é a área que relaciona os indicadores de desempenho da empresa com as estratégias de TI associadas ao trabalho.

Ou seja: como a tecnologia da informação ajuda a alcançar os objetivos de crescimento de uma empresa? O orçamento investido gera quanto de retorno? 

Fazer a leitura correta dos dados e transformá-los em informações práticas é um desafio que toda empresa deve se dedicar a cumprir.

Os indicadores de governança de TI trazem vários benefícios que vão mudar a maneira como sua empresa se relaciona com a tecnologia.

Conheça a seguir as métricas principais sobre o desempenho da área que você deve acompanhar no seu negócio.

Leia também: TI como estratégia para alavancar negócio



Indicadores de governança de TI para monitorar


A seguir vamos apresentar os sete indicadores de governança de TI que sua empresa deve medir para ter eficiência no setor: 


  1. Retorno sobre Investimento (ROI) dos projetos de TI
  2. Tempo para criação de projetos
  3. Volume de trabalho por técnico
  4. Projetos com resultados mensurados
  5. Grau de satisfação com o atendimento
  6. Avaliação da qualidade dos serviços
  7. Pontuação de Net Promoter Score (NPS)


Entenda sobre cada um deles, a seguir. 


1- Retorno sobre Investimento (ROI) dos projetos de TI

O retorno sobre investimento — da famosa sigla ROI — é um dos indicadores de governança de TI essenciais para mensurar.

Afinal, o orçamento disponibilizado para o departamento precisa gerar retornos para a empresa e melhorar a capacidade produtiva da equipe.

Com esse dado, a empresa consegue tomar decisões mais assertivas e realocar o orçamento para projetos que dão mais retorno.

Cada projeto pode ser analisado separadamente e depois os valores podem ser reunidos para obter a média geral do ROI dos investimentos em TI.

Como cada investimento tem uma expectativa de retorno, ter um histórico individual e geral contribui para uma análise mais confiável por parte da gestão de governança de TI. 

2- Tempo para criação de projetos

O tempo gasto no desenvolvimento de projetos também é outro dos indicadores de governança de TI importantes.

Entre os indicadores de projetos de TI este está ligado à capacidade da equipe em criar soluções eficientes para trazer os resultados esperados e agregar mais valor ao negócio.

Quanto mais ativa a área de Tecnologia da Informação estiver, mais relevante ela se torna para a empresa.

Portanto, monitorar a quantidade de projetos novos em andamento e o tempo de desenvolvimento dos mesmos contribui para acompanhar as mudanças implementadas.   

3- Volume de trabalho por técnico

O volume de trabalho por técnico é um dos indicadores de governança de TI importantes, pois está ligado à produtividade individual.

Essa métrica, ajuda a gestão da tecnologia da informação a entender qual o nível da equipe e a capacidade de desempenho de cada membro de acordo com seu grau de capacitação.

Dessa forma, a governança de TI consegue direcionar cada membro para projetos que estão dentro da sua capacidade e também colocá-los em trabalhos que os ajudem a crescer.

Também serve para equilibrar a satisfação e motivação no ambiente de trabalho e evitar que a equipe fique desmotivada pela falta de oportunidades de crescimento.

Leia mais em: Como liderar uma equipe desmotivada: 6 passos para mudar esse cenário e gerar alta performance

4- Projetos com resultados mensurados

Se a gestão de TI da empresa acompanha o desenvolvimento de novos projetos, também precisa monitorar quais trazem resultados efetivos.

Cada organização terá suas necessidades emergenciais que precisam ser resolvidas com prontidão. Então a governança de TI deve alocar esses projetos em primeiro para serem solucionados.

Com isso, é possível organizar o trabalho da equipe para criar as soluções e depois identificar quais propostas conseguiram resolver os problemas.

Esse é um dos indicadores de governança de TI mais eficientes para avaliar o desempenho do departamento.

5- Grau de satisfação com o atendimento

A satisfação com o atendimento também é um dos indicadores de governança de TI estratégico para os negócios.


A abordagem proposta pelos projetos precisa atender de forma satisfatória e levar em conta o período de adaptação com a nova solução para que os membros a utilizem sem problemas.

Por isso, depois do período recomendado para adaptação é importante fazer uma mensuração entre a equipe da satisfação com a experiência proposta pelo projeto.

Assim, a governança de TI pode alinhar o trabalho para que os projetos sejam cada vez mais assertivos e fáceis de serem implementados. 

6- Avaliação da qualidade dos serviços

Um serviço tem qualidade se consegue fazer com que o usuário atinja o objetivo por meio das ferramentas oferecidas

Por isso, acompanhar a qualidade dos serviços de TI oferecidos na empresa é outro dos indicadores de governança de TI, que deve ser acompanhado.

Cada projeto desenvolvido visa atingir um propósito e se o caminho indicado chega até ele sem gargalos, ressalta a qualidade da sua estruturação.

Esse indicador está ligado à satisfação do serviço, pois a qualidade da solução é primordial para que um projeto seja bem avaliado.

7- Pontuação de Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é um indicador que avalia a fidelização dos clientes aos serviços de uma empresa. É muito usado na avaliação externa, mas também pode ser usado internamente para avaliar o serviço prestado pelo setor de TI.

Os outros departamentos que recebem os projetos de TI voltados para a melhoria de suas funções são os “clientes” que devem estar satisfeitos com as soluções oferecidas.

Esse é um dos indicadores de governança de TI mais objetivos, pois pode ser mensurado através de uma pergunta única que avalia dentro de uma escala o quanto os membros recomendariam o serviço do departamento.

No vídeo abaixo você tem acesso a um conteúdo mais aprofundado sobre o NPS e como construir a pesquisa e medir o resultado. O vídeo está voltado para o uso da pesquisa com os clientes de uma empresa, mas lembre-se que você poderá adaptá-la para medir a satisfação com a solução oferecida pelo setor de TI. 

https://www.youtube.com/watch?v=w50Lnju0QlU 

Sua empresa acompanha os indicadores de governança de TI?

Agora que você conhece alguns dos principais indicadores de governança de TI pode analisar como eles podem ajudar sua empresa a evoluir no mercado.


Você já acompanha esses dados internamente? Não?! Essa pode ser a sua chance de fazer mudanças estratégicas de gestão em TI, implantando a governança de TI. 

Se você não conta com uma equipe interna para esse setor, pode fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas. 

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