Como fazer gestão de pessoas à distância: 5 passos práticos

Definição de objetivos, canais de comunicação, ferramentas e mais dicas para gestão de pessoas à distância. Como alcançar o alto desempenho.

Nossa resposta à pandemia de COVID-19

Empresas que necessitam estruturar operações de Home-office e atendimentos de suporte de informática e infraestrutura de Ti contam com preço de custo durante o período de pandemia. Saiba Mais
X

O atual cenário das relações de trabalho mudou completamente nos últimos anos, e com isso preocupações como a gestão de pessoas à distância se tornou uma realidade em diversas empresas de vários setores da economia.


Com a facilidade que o acesso a internet de qualidade proporciona atualmente, é muito comum que colaboradores não precisem mais ficar presos a escritórios tradicionais e consigam realizar o seu trabalho em sua própria residência, de cafeterias, praças ou onde bem entender.


Leia também: Como serão as empresas do futuro: o que dizem os especialistas


Mas não somente para o home office a gestão de pessoas à distância é importante. Diversas empresas mantêm equipes em trânsito, realizando trabalhos remoto em diversas cidades enquanto fazem suas viagens.


E para todas estas situações seguir algumas dicas de gestão de pessoas à distância se faz necessário para que você consiga acompanhar o trabalho de seus colaboradores de forma eficiente e eficaz.


Para isso nós separamos as principais dicas de como realizar uma gestão de pessoas à distância. Dessa forma você e seus colaboradores têm acesso a todo auxílio que precisam para realizarem o trabalho necessário.


Portanto, vamos às nossas dicas de gestão de pessoas à distância.

5 dicas de como realizar a gestão de pessoas à distância

Se você tem uma equipe externa, para que consiga realizar a gestão de pessoas em pequenas empresas de forma eficaz, é necessário que você se atente à alguns pontos básicos. E são estes pontos básicos que nós iremos falar aqui. São eles:


  1. definição de metas e objetivos claros;
  2. estabelecer canais de comunicação oficiais;
  3. estabelecer horários e as rotinas de trabalho;
  4. selecionar ferramentas de trabalho adequadas;
  5. reuniões para alinhamento e acompanhamento dos trabalhos.


A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses tópicos.

1. Definição de metas e objetivos claros

A primeira coisa que você precisa se preocupar ao aprender como fazer gestão de pessoas à distância é a definição de metas e objetivos.


Seus colaboradores devem entender claramente os objetivos que a empresa têm e quais são as metas que eles devem alcançar.


Colaboradores a distância precisam conhecer claramente estes objetivos e metas para que eles trabalhem alinhados com as expectativas da empresa.


Este alinhamento é importantíssimo para que ninguém tenha surpresas e frustrações em suas funções.

2. Estabelecer canais de comunicação oficiais

A partir do momento que você tem uma definição clara de seus objetivos e metas com sua equipe, é hora de estabelecer os canais de comunicação oficiais que vocês irão usar para repasse de informações e diálogo.


Na gestão de pessoas à distância, a comunicação é a chave para a boa relação entre você e seus colaboradores, além de ser vital para o bom andamento dos processos de trabalho. 


Para isso você precisa definir quais serão seus canais de comunicação e quais são as diretrizes de uso de cada um deles.


Alguns exemplos de canais de comunicação que você pode usar:


  • você pode utilizar alguma ferramenta para comunicação instantânea como um chat interno para empresa como o Slack, ou mesmo Whatsapp para pequenos alinhamentos durante o horário de trabalho;
  • para envio de tarefas de trabalho você pode utilizar o email corporativo para que tenha um registro formal ou, o que é mais indicado, optar por um aplicativo de gestão de projetos como o Trello ou Runrun.it.
  • para troca de arquivos, relatórios, entre outros, você pode usar algum serviço de cloud computing para pequenas empresas. Como o Google Drive.
  • para reuniões vocês podem utilizar serviços de videoconferência como Skype, Hangouts entre outros.


A comunicação deve sempre ser clara e registrada para que não aconteça nenhum mal entendido e também para que seus colaboradores possam ter acesso à elas sempre que julgar necessário.

3. Estabelecer horários e as rotinas de trabalho

Neste tipo de trabalho os colaboradores terão uma rotina diferente e muitas vezes irão organizar suas tarefas de acordo com suas próprias programações. 


Para que ninguém seja incomodado em um momento inoportuno, é importante que alguns horários sejam pré-determinados, como por exemplo reuniões.


Para que todos tenham como organizar o tempo de trabalho e realizar suas tarefas você deve estabelecer horários fixos e periódicos para reuniões ou mesmo envio de demandas e prazos.


Desta forma, cabe aos seus colaboradores se encarregarem de cumrpir com suas metas dentro dos horários pré-estabelecidos.


Ao criar uma rotina com horários pré-estabelecidos você ganhará mais organização e controle sobre as demandas geradas e as metas a serem alcançadas.

4. Selecionar ferramentas de trabalho adequadas

Para que você consiga fazer um bom acompanhamento do trabalho de seus colaboradores ou equipes, é essencial que você utilize a informática para a gestão da empresa e aproveite as ferramentas adequadas.


Estas ferramentas podem até mudar conforme o perfil de sua empresa mas as vantagens que elas trazem se encaixam em qualquer tipo de trabalho.


Ferramentas que podem ajudar na sua gestão de pessoas à distância:


  • Slack: Uma plataforma online onde você pode conversar com suas equipes ou mesmo individualmente com cada colaborador. Trocar arquivos e realizar reuniões.
  • Trello: O Trello é uma ótima plataforma online para você organizar demandas e acompanhar o que precisa ser feito, o que está em produção e o que já foi realizado.
  • Google Docs: Uma ótima ferramenta online que pode substituir o pacote Office. Todos os seus documentos ficam na nuvem e podem ser acessados e editados por todos que você selecionar.
  • Skype: Uma ótima ferramenta para realizar reuniões de videoconferência.
  • Field Control: Uma plataforma brasileira com foco no controle da gestão de pessoas à distância. Com ela você consegue ter todo tipo de controle que equipes em campo precisam.


5. Reuniões para alinhamento e acompanhamento dos trabalhos

As reuniões são parte importante na gestão de pessoas à distância. Elas irão ajudar a manter o foco de seus colaboradores, além de ser o ponto de encontro para eventuais alinhamentos no trabalho.


São nas reuniões que você e seus colaboradores poderão:


  • conversar sobre as demandas;
  • definir ajustes a serem feitos
  • dar feedbacks sobre o andamento de seus trabalhos.


Porém não é interessante que você realize muitas reuniões. Isso, além de tomar muito tempo de todos os envolvidos, também irá fazer com que eles tenham menos valor com o passar do tempo. 


Procure ter dias ou períodos específicos para cada reunião e nunca vá para elas sem uma pauta previamente definida.


É importante também que elas não durem muito tempo. Reuniões muito grandes tendem a se tornarem cansativas e pouco produtivas. O vídeo abaixo vai te ajudar a mudar esse cenário e ter reuniões mais eficientes. 


Fazendo a gestão de pessoas à distância

Ao fazer a gestão de pessoas à distância, tenha em mente que você precisa confiar no trabalho de seu colaborador ou sua equipe. 


Evite ser aquele cara que passa o dia em cima de seu colaborador, sem dar espaço para que ele se organize e trabalhe. 


Estabeleça seu objetivo, sua meta e seu prazo e apenas faça o monitoramento de tempos em tempos.


Com o tempo você verá que seus colaboradores irão se organizar para dar conta de seus trabalhos de acordo com a organização proposta por você. 


Ao final de cada um dos prazos, acompanhe os resultados e faça o seu relatório para que você possa mensurar a eficiência dos trabalhos realizados.


As soluções para gestão de equipes externas podem necessitar de um apoio técnico para serem implantadas em seu negócio, para isso, conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.


Suporte rápido de especialistas de tecnologia.

Saiba Mais e resolva rápido
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar

Confira alguns dos serviços: