O G Suite para empresas é o pacote de aplicativos inteligentes do Google, que reúne, Gmail, Google Calendar e muito mais.
Anteriormente ele era conhecido como Google Apps, até que foi renomeado no final de 2016.
O G Suite para empresa é fruto do movimento em prol da tecnologia e inovação nas empresas.
A ferramenta vai muito além da utilização de um e-mail, incluindo também uma variedade de aplicativos e recursos que podem ser bastante úteis para a organização. Entre eles a possibilidade de compartilhamento, edição e atualização de documentos em tempo real.
Na verdade, você provavelmente já está usando ou já conhece algumas dessas ferramentas.
Ferramentas do G Suite para empresas, que usamos diariamente
O G Suite para empresas tem três planos diferentes para você escolher o ideal para sua empresa.
O plano básico custa US$ 5 por usuário por mês. Na maioria dos casos ele é o suficiente para as empresas, afinal inclui o uso dos principais aplicativos:
- Conta empresarial no Gmail
- Google Calendar
- Permite chamada de vídeo e voz
- Permite a utilização do Google Docs e Sheets, possibilitando a criação de documentos, planilhas e apresentações
- 30 GB de armazenamento no Drive e diversas outras funcionalidades.
Essas são as ferramentas mais usadas do G Suite para empresas, entretanto, a plataforma tem mais uma infinidade de possibilidades como:
- Google Hangouts
- Google Forms
- Google Sites
- Mobile Management
- G Suite Admin Console
- Google Keep
- Cloud Search
- Vault
5 benefícios reais do G Suite para empresas
Embora todos os recursos listados acima já sejam grandes benefícios da utilização do G Suite para empresas, separamos a seguir, outras vantagens para ajudar você a decidir sobre o pacote de aplicativos.
1. Obtenha um email comercial
Com o G Suite você pode utilizar o domínio da sua empresa, por exemplo, minhaempresa.com, e criar um e-mail profissional com ele.
Ao invés de usar minhaempresa@gmail.com, você pode usar suporte@minhaempresa.com ou atendimento@minhaempresa.com.
Os emails com o domínio próprio são mais profissionais do que os endereços de serviços de e-mail gratuito.
O acesso ao e-mail é simplesmente uma versão profissional do Gmail, portanto, nenhum treinamento é necessário.
2. Espaço de armazenamento ilimitado
O G Suite é uma plataforma baseada na nuvem e vem com armazenamento ilimitado para suas fotos, arquivos, documentos e e-mails.
Ao contrário da Conta do Google gratuita, que tem armazenamento limitado, a atualização permite que você armazene todas as informações desejadas. E claro, você pode acessá-los em qualquer lugar.
Normalmente, se você tiver quatro ou menos usuários, cada um receberá 1 TB de espaço de armazenamento. 1 TB pode conter mais de 17.000 horas de música, por exemplo.
O pacote também vem com ferramentas e serviços de migração de dados para ajudar você a migrar seus dados de suas soluções de armazenamento atuais.
3. Melhora a colaboração em equipe
O G Suíte para empresas vem com aplicativos que permitem que você e sua equipe, trabalhem nos mesmos documentos ao mesmo tempo.
Todas as edições são mostradas em tempo real e são salvas na nuvem.
Com as regras de acesso, você pode oferecer aos usuários recursos de edição, visualização ou comentários.
Há também um sistema de bate-papo embutido que você e sua equipe podem usar para se comunicar e compartilhar ideias.
4. Segurança de dados aprimorada
Graças ao Google Drive, você pode armazenar todos os seus dados com segurança na nuvem.
Você não precisa se preocupar em salvar seus arquivos e documentos em seu computador ou em dispositivos, como HD externo.
Suas informações são armazenadas em data centers em todo o mundo e você pode acessá-las a qualquer momento.
Se você tiver uma equipe remota, todos os membros poderão acessar os documentos em qualquer lugar. Apenas os instrua com dicas de segurança para e-mail e fundamentos gerais de defesa cibernética.
5. Economia de Custos
Com apenas uma taxa mensal razoável (existem planos variados), você pode aproveitar os recursos listados acima, incluindo:
- Armazenamento ilimitado em nuvem
- API aberta
- Arquivamento e controles de auditoria.
Além disso, você paga apenas pelo que precisa, dependendo da edição desejada.
Se você está em busca de reduzir seus custos, sugerimos que leia também o artigo; “Como diminuir custos de uma empresa: 4 formas de lucrar com a transformação digital”
Independente se você tem um novo negócio ou faz parte de uma grande corporação, o G Suite oferece algumas das melhores ferramentas para colaboração, organização e segurança de documentos e informações de uma empresa.
Por isso, reserve um tempo para analisar as necessidades do seu negócio e determinar qual edição é mais adequada a sua organização.
Se você está buscando soluções tecnológicas para sua empresa conheça a Encontre um Nerd. Somos seu parceiro de suporte técnico em Informática e TI ondemand. Nossos especialistas em TI, Técnicos em Informática, Engenheiros de Inovação e outros profissionais para te dar suporte sob demanda sempre que precisar.