6 ferramentas para pequenas empresas online úteis na rotina

Slack, Buffer, Facebook Ads e mais ferramentas para pequenas empresas online para promover seu negócio e gerenciar tarefas no dia a dia.

Quais ferramentas para pequenas empresas você usa na sua rotina de trabalho? Dos softwares com instalação de CD até os SaaS muita coisa mudou no mundo da tecnologia. E a área dos negócios, com certeza, foi uma das mais beneficiadas com essa transformação.

À medida que a natureza dos negócios mudou, também mudaram as ferramentas para pequenas empresas que precisamos para trabalhar e servir nossos clientes.

Neste artigo, listamos algumas ferramentas online para pequenas empresas que podem ser relevantes para o seu negócio ou se você for um empreendedor que está começando.

✎ Ferramentas para pequenas empresas

Separamos nossa lista de ferramentas para pequenas empresas em categorias para que você possa determinar quais áreas são mais relevantes para você e sua empresa.

Como dono de um pequeno negócio você precisa saber lidar com um pouco de tudo: marketing, projetos de web, design gráfico, gestão financeira, etc. Então conhecer algumas ferramentas ajuda a tornar a rotina mais fácil.

Ferramentas de colaboração

#1. Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta para pequenas empresas incrível para colaboração com membros e clientes da sua equipe. OK, ele não contém a ampla funcionalidade que a matriz de ferramentas do Microsoft Office tem, mas como uma ferramenta gratuita, é ótima para começar.

Além disso, as ferramentas de colaboração do Google Drive garantem que você possa compartilhar documentos e planilhas com apenas aqueles que deseja: basta adicionar e remover endereços de e-mail quando quiser.

O Google Drive salva seu trabalho em tempo real e, se você estiver offline também, e sincroniza as alterações quando ficar online novamente.

Você também pode adicionar a extensão do Google Chrome no seu navegador para salvar o trabalho offline.

#2. Slack

O Slack é uma ferramenta de mensagens que pode dividir seu trabalho em canais e mensagens diretas. Agora, qual é a diferença para o Skype você pode perguntar?

Bom, o Slack pode ser integrado a várias outras ferramentas (Google Docs é um exemplo), simplificando assim seus fluxos de trabalho.

Outra vantagem do Slack é que nos canais do grupo você pode enviar mensagens e direcioná-las a uma pessoa em particular - para que outras pessoas não continuem sendo notificadas e interrompam o fluxo de trabalho.

O Slack é gratuito, portanto, uma ferramenta para pequenas empresas valiosa, mas você pode pagar para obter mais recursos.

Ferramenta de design web

#3. Canva

O Canva é outra ferramenta legal para criar imagens. Ele pode ser uma ferramenta para pequenas empresas gratuita, mas às vezes as melhores imagens precisam ser pagas.

Se você usá-lo com frequência, sairá mais barato e será mais útil pagar a assinatura mensal de US$ 12,95 por mês.

Outra vantagem interessante do Canva é que você pode criar muito mais do que imagens para web. É possível desenvolver capas de livros, banners, calendários, folhetos e muito, muito mais.

Ferramenta de administração de empresas

#4. Sliptree

Sliptree é uma ferramenta de faturamento super fácil de usar que permite criar faturas em menos de um minuto.

Todas as empresas precisam faturar clientes, atacadistas e fornecedores — ainda que seja um esforço criar e enviar faturas adequadas para seus contadores.

Com o Sliptree, você pode personalizar suas faturas com logotipos, taxas corretas, discriminar seus produtos ou serviços e até enviá-la em vários idiomas.

Um recurso incrível do Sliptree é que ele permite que você rastreie quando seus e-mails foram abertos, para saber se você deve reenviar a fatura ou cobrar o pagamento.

A Sliptree tem uma versão gratuita e uma paga. Se as suas faturas forem inferiores a €1000 (aproximadamente R$ 4.429,95) por mês, você pode ficar no plano grátis. Já para faturamento grandes a funcionalidade ilimitada custa €19 (R$ 85) por mês para a versão ilimitada.

Leia também nosso post com ‘Fluxo de caixa de uma empresa pequena: o que é e como fazer’ com dicas práticas para organizar seu financeiro.

Ferramenta de gestão de mídias sociais

#5. Buffer

Quando você não quer ou simplesmente não pode assumir o pagamento de uma assinatura mensal, por que não usar o Buffer? Ele se integra com o Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+ gratuitamente e tem uma versão paga para o Pinterest e Instagram.

Embora a versão gratuita seja de apenas 10 postagens por semana por plataforma (a menos que você assine a versão paga), é uma ótima ferramenta para pequenas empresas gratuita para você começar a postar em mídias sociais.

Ferramenta de propaganda

#6. Facebook Ads

Com os gastos com publicidade na internet projetados para atingir US$ 9,17 bilhões em 2019, uma grande parcela desse montante será no Facebook. Por quê?

Bem, ter uma conta no Facebook agora é quase tão comum quanto um endereço de e-mail e como você está logado de forma constante - você pode ser facilmente alcançado pelos anunciantes.

O Facebook, portanto, é uma ótima plataforma para promover seus produtos e artigos de blog e alcançar novos clientes. Ao adicionar o pixel do Facebook ao seu site, você pode direcionar os visitantes ao seu site mais tarde, por exemplo.

Além disso, ao contrário do Google AdWords — a ferramenta de anúncios do Google — com o Facebook Ads, você pode segmentar seu público-alvo. Segmente por: pessoas em determinadas cidades, atividades, hábitos e idiomas específicos.

Essa é a melhor estratégia de marketing para de garantir que seus anúncios atinjam o público certo. O Google é sobre o que as pessoas estão procurando, o Facebook sabe quem as pessoas são.

Usa alguma ferramenta para pequenas empresas que não citamos aqui e também é útil? Compartilhe com a gente nos comentários e junte-se à nossa comunidade para obter mais dicas e conselhos sobre tecnologia, empreendedorismo, startup e TI.

Invista no crescimento da sua pequena empresa, usando soluções de tecnologia adequadas para sua área de mercado. Precisa de ajuda nessa parte? Conheça a consultoria de TI da Encontre um Nerd e encontre soluções mais inteligentes para sua área. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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