5 ferramentas de automação de TI úteis no trabalho

Selenium, Terraform, Appium e mais ferramentas de automação de TI que auxiliam no desenvolvimento e testes de soluções tecnológicas.

As ferramentas de automação de TI são essenciais no trabalho de desenvolvimento de novos programas como sistemas, softwares e na condução de testes.


Assim como em outros setores de um negócio, a automação permite criar padrões de processos para serem executados automaticamente.


Isso elimina, em partes, a ação humana, pois o trabalho vai incluir apenas a inserção dos comandos e, a partir disso, a ferramenta executa sua função.


Mas as instruções precisam ser bem planejadas para evitar erros e não afetar o resultado esperado com as ações executadas.


A melhoria contínua dos processos é um dos objetivos de implementar a automação e garantir que a empresa produza soluções eficientes para os clientes.


Reunimos neste post, alguns exemplos de ferramentas de automação de TI que auxiliam a rotina de trabalho dos profissionais do setor e que podem ser úteis na sua empresa também. Confira! 

LISTA de ferramentas de automação de TI

As ferramentas de automação de TI pode ser usadas em diversas funções desde o gerenciamento de redes até a infraestrutura. 


No atual contexto do mercado, os negócios que abraçaram a tecnologia e a inovação precisam reduzir o tempo entre o desenvolvimento e a execução das ideias, mas sem deixar a segurança das informações de lado. 


Os donos de empresas que se atentam para isso, vão conseguir oferecer mais qualidade para o mercado e acelerar o alcance dos objetivos. 


Confira cinco ferramentas de automação de TI úteis não só para automatizar, mas também ampliar a capacidade de desenvolvimento da sua equipe.

1. Selenium

O Selenium é uma das ferramentas de automação de TI, um sistema open source usado, principalmente, em aplicações web


Uma aplicação web é tudo que é processado em um servidor. Por exemplo, a estrutura de um e-commerce é executada por um servidor — navegação, compra, login, pagamento, troca, cancelamento.


Com o Selenium é possível realizar testes de aplicações web e também automatizar tarefas de administração que tomariam tempo da equipe. 


Existem três produtos disponíveis para realizar a automação:


- Selenium WebDriver: cria conjuntos e testes de automação em navegador. Também dimensiona e distribui scripts em diversos ambientes.


- Selenium IDE: grava e reproduz interações com um navegador, especificamente, Firefox e Chrome. A ferramenta executa scripts de reprodução de erros e testes exploratórios para automatizar funções. 


- Selenium Grid: distribui testes em escala em várias máquinas e gerencia diversos ambientes a partir de um ponto principal. Facilita a execução dos testes em navegadores e sistemas operacionais diferentes. 

2. Terraform

O Terraform é um dos produtos da empresa HashiCorp. Ele fornece uma plataforma de desenvolvimento para todo tipo de infraestrutura de vários modelos de aplicativo em qualquer sistema de nuvem.


Alguns dos sistemas de nuvem que podem ser usados a partir da ferramenta são: Amazon Web Services, Google Compute Engine, OpenStack, Azure, dentre outros.


No painel de desenvolvimento, o profissional de TI tem controle total do gerenciamento dos projetos e uma visão geral do andamento dos trabalhos.


Além do Terraform, a HashiCorp disponibiliza um conjunto de ferramentas de automação de TI que podem ser usadas individualmente ou agrupadas.


Cada sistema executa uma função do desenvolvimento de um determinado produto. As outras ferramentas do ecossistema são Vagrant, Packer, Serv, Consul e Vault.

3. Appium

Nossa terceira indicação entre as ferramentas de automação de TI é o Appium. Ele é um sistema que automatiza processos de criação de aplicativos.


Também é uma plataforma de código aberto e prover uma estrutura completa que permite criar e programar testes para aplicativos móveis, híbridos e web.


O Appium utiliza protocolo WebDriver e auxilia na criação de apps Android, iOS e Windows.


Os testes podem ser feitos simultaneamente nas três plataformas, utilizando a mesma API. Essa e outras funcionalidades otimizam o trabalho da equipe no dia a dia. 

4. Chef

O Chef é outra excelente indicação de ferramenta de automação TI que os profissionais tiram muito proveito durante o desenvolvimento de soluções corporativas na nuvem. 


A empresa se intitula como um software de automação contínua, uma vez que no cenário da tecnologia as mudanças são inevitáveis e as empresas precisam acompanhá-las. 


O sistema possui uma infraestrutura segura e ágil para o desenvolvimento de softwares em todas as fases do ciclo de criação seja para aplicativos ou programas em desktop.


No Chef, os códigos seguem uma estrutura simples e repetível que não cria gargalos ao processo. 


A empresa também disponibiliza uma plataforma de conhecimentos chamada Learn Chef Rally que ajuda bastante os desenvolvedores no seu trabalho.

5. Katalon Studio

Fechando nossa lista de sugestões de ferramentas de automação TI temos o Katalon Studio.


O Katalon ajuda a equipe a programar testes automatizados rapidamente em várias plataformas de operação do produto. 


Com o sistema também fica mais fácil integrar a programação dos testes com os pipelines de CI/CD.


O Katalon TestOps fornece ainda relatórios detalhados das ações e todas as informações relevantes para ter o melhor resultado com o trabalho. 


Qual dessas ferramentas de automação de TI é útil na sua empresa? 

Trabalhar com as melhores ferramentas de automação de TI traz muitos benefícios para o desenvolvimento tecnológico da empresa e vale a pena investir para agregá-los.


Mas se você prefere contratar profissionais com expertise no uso dessas ferramentas, o outsourcing de TI pode ser uma solução. 


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form