Se você não conhece a força do Facebook para pequenas empresas, você pode estar ficando para trás! Fazer presença online já é uma obrigação há alguns anos para qualquer empresa e neste contexto o Facebook é um dos grandes aliados da sua empresa.


O uso do Facebook para pequenas empresas se justifica por seus números. Em pesquisa realizada com pequenas e médias empresas brasileiras que usam a plataforma, se descobriu que:


  • 86% das pequenas e médias empresas brasileiras afirmam que o Facebook ajuda a atrair clientes;
  • 7 em cada 10 afirmam que seu negócio, hoje, é mais forte devido ao Facebook;
  • Metade destas empresas construíram o seu negócio na plataforma do Facebook;
  • 81% afirmam que a plataforma ajuda a alcançar clientes difíceis de acessar;
  • 75% delas afirmaram que o Facebook ajudou a aumentar suas vendas;
  • 84% acreditam que o Facebook ajuda a criar oportunidades econômicas em suas comunidades locais.


O uso do Facebook para pequenas empresas é mais simples do que você imagina e pode ser a forma mais rápida e barata de fazer com que o seu negócio cresça e venda cada vez mais. 


E para te ajudar, fizemos este guia com as melhores dicas e práticas de como usar o essa estratégia de marketing para pequenas empresas e aumentar suas vendas.

Como usar o Facebook para pequenas empresas

Fizemos um passo a passo simples que vai ajudar você a começar no uso do Facebook para pequenas empresas e dessa forma iniciar sua presença online hoje mesmo.


Para isso separamos os tópicos mais importantes. São eles:


  1. criar sua Fanpage;
  2. ter uma identidade visual;
  3. atrair público para sua Fanpage;
  4. introduzir seus produtos e serviços;
  5. impulsionar suas publicações.


Portanto vamos começar com a criação de sua Fanpage.

1. Criar sua Fanpage

Tudo começa na criação de sua Fanpage. A sua Fanpage é o local onde sua empresa marca presença. Encare-a como um site dentro do próprio Facebook. 


Facebook para pequenas empresas

Fonte: Wspot


Ao criar uma Fanpage você deverá configurar as principais informações dela:


  • Defina sua empresa: Negócio ou marca ou Comunidade ou figura pública;
  • Escolher um nome para sua página: É aqui que você coloca o nome de sua empresa.
  • Categoria: É aqui que você irá colocar o seu ramo de atuação;
  • Informações principais: Endereço e número de telefone;
  • Descrição: Descreva a sua empresa para que as pessoas a conheçam;
  • Colocar uma imagem no perfil e na capa de sua Fanpage: Use sua logomarca e faça também uma arte específica personalizada para capa.
  • Escolhendo seu público: O Facebook te dará a oportunidade de segmentar seu público de forma a facilitar o encontro de clientes ideais para seu negócio.
  • Botão de ação: Este botão te dá a oportunidade de levar as pessoas onde você quer que elas vão. Ele fica em lugar de destaque no início de sua Fanpage e é a partir dele que você pode receber ligações diretas, ou mesmo levar as pessoas diretamente ao seu email de contato. Existem várias opções configuráveis. Escolha uma que faça sentido para você.
  • Horário de funcionamento: Esta informação também vai ficar visível para as pessoas que acessam sua Fanpage, portanto coloque corretamente seu horário de funcionamento.


Pronto! Agora sua Fanpage está pronta e você já pode começar os seus trabalhos por lá! Para isso você vai precisar dos próximos passos no uso do Facebook para pequenas empresas.

2. Ter uma identidade visual

Agora que você tem a sua presença online no Facebook, é importantíssimo que você tenha uma aparência profissional. 


Se você já tem sua logo ou mesmo uma empresa que faça este trabalho para você, é só encaminhar os seus pedidos para ela. Caso contrário você irá precisar contratar alguém para, pelo menos, fazer sua logomarca e uma capa profissional para sua Fanpage.


Uma aparência profissional é importantíssima para passar credibilidade sobre sua empresa. 


Existem muitas opções de designers e orçamentos que vão caber no seu bolso. Não ignore esta etapa pois ela é a primeira impressão que os clientes vão ter de sua empresa.

Facebook para pequenas empresas

3. Atrair público para sua Fanpage

Agora que sua Fanpage está pronta e configurada, é hora de atrair público para ela. 


A primeira coisa que as pequenas empresas fazem é divulgar com seus próprios amigos de seu perfil pessoal. Esta é uma maneira barata e rápida de começar. Porém não é a principal nem a mais eficiente.


Para que você atraia público para sua Fanpage é preciso que você tenha conteúdos relevantes.


É claro que você pode divulgar apenas os seus produtos e serviços, mas de propaganda as pessoas já estão cheias na internet. 


Portanto não se trata apenas de vender, você precisa criar engajamento e atrair os usuários para sua página. Só desta forma você criará um público interessado em sua Fanpage.


A melhor dica que você pode ter é divulgar informações relevantes, divertidas ou interessantes para as pessoas.


Dessa forma elas irão interagir com sua página e naturalmente vão se interessar por ela. A melhor forma de fazer isso é trazendo informações que tenham relação com o ramo de atividade de sua empresa.


Dessa forma você irá fornecer informações que trarão um número cada vez maior de pessoas interessadas. E assim criará uma relação de confiança com sua audiência, o que ainda facilitará na venda de seus produtos e os resultados do uso do Facebook para pequenas empresas.


Conheça mais sobre a produção de conteúdo para Facebook no vídeo abaixo:


4. Introduzir seus produtos e serviços

Com uma página rica em informações você terá cada vez mais pessoas acompanhando suas postagens. Com isso é hora de intercalar a divulgação de seus produtos ou serviços.


Faça uma boa descrição, mas não exagere no tamanho do texto. 


Divulgue uma boa foto e esteja pronto para tirar todas as dúvidas de seus clientes. 


Responder rapidamente às mensagens e ou comentários de clientes mostra comprometimento e passa confiança. 


Além disso o próprio Facebook irá mostrar a seus clientes o seu tempo de resposta às mensagens que você recebe.

5. Impulsionar suas publicações

O Facebook te dá opção de pagar para que suas publicações atinjam um número maior de pessoas. 


Além de atrair mais pessoas que vão curtir sua Fanpage você pode levar sua publicação para o público que desejar. 


Com o auxílio de segmentação do Facebook, você pode definir diretamente:


  • seu público alvo;
  • o tamanho de sua verba;
  • o horário e o período do anúncio.


Quer conhecer os principais tipos de anúncios para escolher o ideal para seu negócio? O vídeo abaixo é um bom guia para te ajudar nessa empreitada. 


Esta é uma grande vantagem e você pode usar quando quiser, quantas vezes quiser e puder pagar, é claro!

Pronto para fazer sucesso online?

Agora que você aprendeu a usar o Facebook para pequenas empresas, é hora de dar início a presença online de sua empresa.


O uso do Facebook é uma ótima forma de estar presente na internet. Ele possibilita uma grande interação com seus clientes, além de ser uma ótima forma de fazer a publicidade de sua empresa e aumentar suas vendas. Portanto não perca mais tempo!


A verdade é que a tecnologia se mostra diariamente o braço direito de proprietários e gestores, na busca por redução de custos e aumento da produtividade.

Leia mais sobre isso, no artigo;Como serão as empresas do futuro: o que dizem especialistas”.

Gerenciar todas estas novas tecnologias e seus usos para os diferentes objetivos e setores da empresa não é algo simples.

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Facebook para pequenas empresas: da criação até as vendas