O cloud computing surgiu como uma tecnologia que permite às empresas escalarem seus negócios de maneira sustentável e flexível. Os exemplos de aplicações em cloud computing mostram como um negócio pode ser tornar mais produtivo e eficiente com as soluções em nuvem.

Entretanto, poucos negócios possuem a real dimensão do potencial do cloud computing para suas empresas, restringindo sua atuação à servidores de hospedagem em nuvem ou sistema de armazenamento de arquivos remotos.

As aplicações em cloud computing são encontradas distribuídas em algumas áreas como:

  • processamento de pagamentos;
  • robótica e automação;
  • monitoramento de dados e análises;
  • segurança de informações e mais.

Então se você anda usando a tecnologia apenas para acessar arquivos da empresa em casa, saiba que tem muita coisa que você está perdendo!

Exemplos de aplicações em cloud computing

1. Gestão de trabalho

Um dos exemplos de aplicações em cloud computing que você deve usar, pelo menos parcialmente, é o G Suite

O G Suite é o conjunto de funcionalidades e ferramentas do Google. Além do e-mail e do Google Drive, sua empresa pode aproveitar outros serviços em nuvem como:

  • proteção anti-spam;
  • Hangout com reuniões de vídeo;
  • Docs;
  • formulários; 
  • cloud search e mais.

Leia também: OneDrive, Google Drive ou Dropbox: 4 coisas a considerar ao fazer sua escolha

É possível acessar todas as ferramentas apenas com o login e senha registrados, em qualquer dispositivo conectado à internet, escalando seu negócio por meio das soluções em nuvem.

O conjunto de funcionalidades é gratuito e cria um verdadeiro escritório remoto, por isso se tornou um exemplo de aplicação de cloud computing indispensável para quase qualquer empresa que deseja ampliar a produtividade do negócio.

2. Comunicação e suporte

Oferecer atendimento e suporte aos clientes é uma das necessidades básicas, principalmente, para empresas de serviço e ferramentas SaaS.

Cada vez mais os clientes estão exigentes não apenas em relação a qualidade do que é entregue, mas também em relação a atendimento e suporte após a compra.

Mas como escalar uma estrutura de atendimento, ampliando a qualidade do serviço e garantindo a satisfação do cliente? Por meio das ferramentas em nuvem como a Zendesk.

A Zendesk cria sistemas de atendimento hospedados na nuvem. Entre os serviços estão:

  • integração de suporte;
  • criação de um banco de conhecimento para consulta;
  • chat ao vivo e mensagem;
  • software para call center;
  • sistema de CRM;
  • análise de dados;
  • fóruns e mais.

Tudo isso funciona em nuvem.

3. Servidor e hospedagem cloud

A hospedagem de sites e lojas virtuais é outro exemplo de aplicação em cloud computing.

Além de menores custos, servidores cloud permitem a otimização das plataformas, além de oferecerem flexibilidade e qualidade em cada acesso.

A Locaweb é uma empresa brasileira e adota o cloud computing em seus serviços, que são 100% baseados em nuvem.

Por meio da ferramenta o próprio cliente monta o servidor e define as funcionalidades as quais deseja ter acesso, tudo isso em um sistema simples e uma interface amigável.

4. Gerenciamento de dados


Todos os dias as empresas recebem um volume incalculável de dados, mas o que fazer com essa avalanche de informações?


Como organizar os dados para que eles possam contribuir para a gestão das empresas


Esse é mais um dos exemplos de aplicações em cloud computing. Nesse casos os sistemas cloud podem mudar a forma como sua empresa toma decisões. 


Um exemplo de solução em nuvem que responda a tantas demandas é o Oracle Cloud


Tudo é feito em nuvem e permite que o usuário receba informações valiosas sobre os dados relacionados à empresa. 


Entre as funcionalidades da plataforma estão:


  • plataforma de gerenciamento de banco de dados de alto desempenho;
  • big data;
  • streaming e mais.


 Dentro do conjunto de funcionalidades oferecidas em cloud computing ainda podemos citar:


  • marketplace;
  • estratégias de marketing;
  • desenvolvimento de aplicativos.

5. Cyber segurança

Na mesma medida que dados são gerados, eles precisam ser controlados e sua empresa precisa garantir a segurança das próprias informações e das informações de seus clientes.

O cloud computing também pode ser aplicado com essa finalidade.

A Blackberry Inteligência Artificial e Segurança Previsível usa inteligência artificial, algoritmos e machine learning para garantir a segurança de dados da empresas, órgãos governamentais e usuários, o que inclui um sistema de prevenção automática de ameaças e correções.

Como você deve ter notado durante nosso artigo, o cloud computing atende às principais demandas das empresas modernas e dos usuários finais.

É importante lembrar que esses cinco exemplos de aplicações em cloud computing são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelas soluções em nuvem.

Além disso, o cloud computing não precisa estar relacionado a um negócio B2B. Por exemplo, a Netflix é um exemplo de aplicação da computação em nuvem, voltado para o entretenimento. Assim como Spotify e o Airbnb, entre tantos outros.

A tecnologia como aliada na expansão de um negócio

É difícil pensar em um tipo de negócio que não se beneficiaria com a adoção da tecnologia, não apenas a tecnologia apresentada entre os exemplos de aplicações em cloud computing, mas em muitas outras formas.


O setor de TI deixou de ser técnico e passou a ser altamente estratégico para as organizações, contribuindo com a implementação de novos processos e ferramentas.Ainda mais nesse momento, muitos empresários tem visto na TI uma solução pois apresenta ganhos como aumento de produtividade e minimização de custos.


Entretanto, manter um profissional de TI dentro de uma empresa pode ser um custo bem elevado, principalmente, para pequenas e médias empresas.Algumas empresas tiveram que reduzir seu time de TI interno e estão com menos capacidade para atender as demandas. Ao mesmo tempo é impossível fugir dos impactos da transformação digital nas empresa.


Então como balancear tudo isso? Por meio da terceirização da TI


Além do outsourcing do suporte e infraestrutura, também é possível aproveitar as vantagens da terceirização da consultoria de TI e de todas as demais áreas que envolvem a tecnologia dentro das empresas.Assim ,você também consegue economizar e focar nas atividades mais estratégicas para o crescimento da empresa.


Em dúvida se vale a pena terceirizar? Confira este artigo sobre os ‘5 principais benefícios da terceirização de serviços de TI’.


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Exemplos de aplicações em cloud computing: 5 áreas e empresas