Se tornar um executivo de TI é o sonho que muitos analistas desejam alcançar na carreira. Assim como em outras áreas, o setor de Tecnologia da Informação permite que os profissionais se aperfeiçoem e assumam novas posições.


Essa reciclagem é fundamental para manter o negócio atualizado com as tendências do mercado, criando uma infraestrutura de TI moderna


Se este objetivo está na sua lista, saiba que primeiro é importante investir em uma boa formação e se aperfeiçoar constantemente depois da graduação com novos cursos.


O contato com profissionais experientes e novos conhecimentos é o que vai torná-lo o candidato ideal quando uma vaga para essa posição surgir.


Muitas empresas acompanham a evolução dos funcionários e preferem preencher as vagas com pessoas da própria equipe, aproveitando todo alinhamento e expertise que o membro já possui com o trabalho.


Está pronto para se tornar um candidato a próxima vaga de executivo de TI da sua empresa? Continue lendo e confira as dicas que separamos para você se preparar!

Dicas para ser um bom executivo de TI

Antes de falarmos de atributos técnicos como cursos e ferramentas, vamos destacar alguns pontos do perfil do profissional de TI que você deve buscar desenvolver desde cedo.


Essas habilidades vão prepará-lo para cargos com mais responsabilidade e vão expandir sua mente para buscar inovação a cada projeto.


Investir no desenvolvimento dessas características vai resultar em reconhecimento interno e externo.


Anualmente, a IT Mídia em parceria com a Korn Ferry premia o Executivo de TI do Ano em várias categorias do mercado. 


Um reconhecimento dado a profissionais que conseguem:


  • certificações importantes na sua área; 
  • criam novos modelos de governança de TI;
  • desenvolvem métodos inovadores para o trabalho; 
  • investem no estudos de soluções de redução de custos ou eficiência operacional.


Para desenvolver esse espírito de liderança estratégica, confira as dicas abaixo:

1. Conheça o mercado de TI

Para se tornar um executivo de TI é importante ser um profissional atualizado sobre o que acontece na área e acompanhar as tendências de TI do mercado.


Atualizar-se sobre o desenvolvimento do setor permite que você pense em possibilidades e conheça soluções que podem contribuir para seu trabalho atual, além de prepará-lo para o futuro.


Acompanhe os repasses da empresa, pesquise sua área de atuação e o que existe de novo nela. Habitue-se a ter um pensamento análítico, observando como uma ideia pode existir e contribuir na prática para alcançar um objetivo.

2. Desenvolva habilidades de planejamento

O planejamento estratégico de TI é uma função do executivo de TI e exige que o profissional tenha uma visão analítica para pensar em novas possibilidades de desenvolvimento.


Para construir essa base, observe a postura dos seus gestores, como eles estruturam e, principalmente, como repassam para o restante da equipe as diretrizes do planejamento.


Qualquer plano só ganha vida se a equipe entender e se alinhar com ele. Por isso, aproveite sua experiência como analista para aprender a planejar, tendo como base os objetivos da empresa, mas também as oportunidades para a equipe. 

3. Trabalhe bem em equipe

Um executivo de TI além de ter um amplo conhecimento técnico da área deve saber trabalhar e ter um bom convívio com as pessoas a sua volta. 


Isso reflete em como as pessoas veem um determinado profissional e em como a empresa identifica potenciais de liderança na equipe.


Chegar em um cargo de diretoria não significa estar acima dos demais, apenas delegando funções. Talvez essa seja a postura dos antigos chefes e não dos atuais líderes


Então saiba ser um profissional colaborativo, que sabe ouvir, dividir tarefas, dar sua opinião e criar boas relações com a equipe.

Cursos para se desenvolver profissionalmente

Para se tornar um executivo de TI é importante se dedicar aos estudos e aprender mais sobre a sua área no setor de tecnologia da informação.


O TI é essencial desde as grandes fábricas montadoras de carros até a área têxtil e de varejo, criando soluções que dão mais dinamismo, agilidade e segurança para cada setor.


Por isso, investir em alguns cursos vale a pena. Se você não tiver muito dinheiro disponível no momento, confira o post: “5 opções de cursos para profissionais de TI [Todos gratuitos]”.


Destacamos duas dicas desse post que você pode investir para se tornar um executivo de TI:

Digital Innovation One

A Digital Innovation One é uma plataforma de ensino a distância brasileira com o objetivo de proporcionar conhecimento de forma gratuita aos alunos. Na plataforma, você tem acesso a cursos relacionados à:


  • tecnologia;
  • empreendedorismo;
  • inovação;
  • marketing digital.

Microsoft Learn

Pioneira em tecnologia no mundo, a Microsoft também investe na criação de conteúdo educativo para formar profissionais mais qualificados com o Microsoft Learn.


A plataforma tem cursos gratuitos e também certificações que darão uma grande ajuda em sua carreira de TI. 


Só com essas duas dicas você terá várias possibilidades para explorar e aprender novas habilidades rumo a sua carreira de executivo de TI. Confira o post completo e conheça mais fontes de aprendizado.

Ferramentas que dinamizam a rotina do executivo de TI

Quando se está em uma posição de liderança na empresa, você precisa aprender a tornar sua rotina dinâmica para conciliar as tarefas do departamento com as relacionadas a gestão geral da empresa.


Assim, organizar a rotina de trabalho fica mais fácil, ágil e todas conseguem ganhar tempo e produtividade.


Algumas ferramentas úteis para o dia a dia do executivo de TI são:

TeamViewer

Acessar computadores remotamente é uma das funcionalidades úteis do TeamViewer. Ele pode ser instalado em várias máquinas de uma empresa, permitindo ter acesso seguro quando for necessário.


O melhor é que o software permite o acesso aos equipamentos usando o computador ou dispositivos móveis.

Basecamp

O Basecamp é uma ferramenta excelente para unificar a comunicação de toda a equipe de TI, facilitando o repasse de informações dos projetos e a troca de mensagens em grupo ou individuais.


Esse tipo de sistema diminui os ruídos de comunicação e também evita começar todos os dias com a caixa de entrada do e-mail lotada. Ter experiências com esse tipo de ferramenta pode ajudá-lo a inovar no futuro. 

Spiceworks

O Spiceworks é outra ferramenta útil na rotina de um executivo de TI. Com o aplicativo no celular é possível gerenciar e monitorar atividades de rede de onde estiver.


Além disso, possui recursos que ajudam na gestão do serviço de help desk, facilitando o acompanhamento da equipe presencial e remota. 

Pronto para se tornar um executivo de TI?

Com essas dicas, você pode trabalhar o seu desenvolvimento profissional e se tornar um candidato a executivo de TI dentro da sua empresa.


Trabalhar com profissionais experientes desde cedo também ajuda a ganhar conhecimento e a trocar informações sobre o desenvolvimento na área. 


Se a sua empresa não tem uma equipe interna para essa função pode fazer o outsourcing de TI com empresas especializadas. 


Conheça a Encontre um Nerd e saiba como nossa plataforma faz o suporte das tecnologias da sua empresa ser resolvido mais rápido, em uma fração do preço. 


Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Emoji de 2 dedos fazendo o V da vitória