Erros de gestão

Os Erros de gestão que donos de pequenas empresas cometem

Gerenciar
uma pequena empresa pode ser perigosa. Você tem que se tornar um quebra-galho: precisa
aprender vendas, marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao
cliente, gerenciamento de banco de dados, RH - e tudo mais - para manter seu
negócio crescendo. Pessoas que entendem muito de várias áreas são chamadas de
polímatas. Nós descobrimos, depois de mais de 1 ano gerenciando uma rede de 120
empreendedores, que é extremamente importante concentrar sua atenção no que
importa. A Polímatas, nossa empresa, acredita que empreendedores devem ser
polímatas, mas isso não quer dizer que você tenha que atirar para todos os
lados e, muito menos, aprender absolutamente tudo.

Com base
nas

reais que já passaram por nós, reunimos aqui os 4 erros mais comuns que donos
de empresas pequenas cometem.

 

1) Não fazerem vendas
sempre.

Muitos
proprietários de pequenas empresas estão presos em um ciclo de vendas-operação.
Em outras palavras, quando estão ocupados, eles não fazem vendas e marketing. O
que significa que, quando esses compromissos acabaram, eles estão desprovidos
de leads ou novos projetos à vista. Em vez disso, você precisa desenvolver uma
estratégia para manter contato com as pessoas durante um longo período de
tempo, seja por meio de newsletters, mídias sociais ou outros canais.
; eles não
querem só ouvirem pitches de vendas. Isso significa que você não pode
simplesmente atacá-los com ofertas de desconto quando você precisa ganhar
dinheiro. Você deve se concentrar em construir um relacionamento e fornecer
informações úteis o tempo todo, de modo que, quando estiverem prontos para
comprar, será de você.

Descubra
qual sua taxa de conversão e mantenha um fluxo constante de de leads em todas
as etapas do funil. Por exemplo: na Polímatas, nossa meta é ter pelo menos 30
novos leads por semana e 20 inscritos em nossos eventos. Com isso, mesmo que
estejamos focados nas operações (criação de novos eventos e operações deles), é
importantes estarmos de olho em nossas vendas.

 

2) Agirem como se fossem
grandes

No passado,
muitas pequenas empresas tinham vergonha sobre seu tamanho, como se fosse ruim
trabalhar em uma empresa pequena. Elas sempre queriam ser como grandes
corporações, porque a mentalidade era “quanto maior, melhor". Um exemplo
disso são nossos pais, que já nos olham torto quando não estamos trabalhando em
alguma empresa de renome. Mas esse não é o caso mais. Agora, as grandes
corporações querem parecer pequenas. As pessoas querem atenção pessoal e
flexibilidade - as coisas que os pequenos empresários podem oferecer. Seus
clientes ainda querem profissionalismo, mas hoje as pessoas querem mais atenção
e personalização antes da burocracia. Claro, mega empresas tendem a não confiar
nas pequenas; ainda assim, o posicionamento como “startup” dá a qualquer
negócio um ar de modernidade.

 

3) Não olharem os números.

Um grande
número de donos de negócios não conseguem responder com confiança sobre quais
são seus números: quantos leads em aberto, faturamento do último mês (ou 3
meses), perspectivas futuras de receita, taxa de conversão, taxa de churn (caso
tenha), entre muitos outros tipos de dados, conforme o tipo de negócios. Muitas
vezes, eles possuem algum sistema que já coleta esses dados, como o Google
Analytics ou um CRM, mas não monitoram.

A maioria
das pessoas se concentra demais nas vendas e nos lucros, e não é suficiente no
fluxo de caixa. Você precisa monitar seus KPI (ou fatores críticos de
progresso) se quiser ter uma noção sobre como sua saúde empresarial está.

Quer uma
dica? Comece a ler
e vá testando quais métricas funcionam melhor pra você e contribuem
mais para o sucesso de suas vendas.

 

4) Não monitorarem as
tarefas.

Os
proprietários de pequenas empresas não respondem a ninguém - o que torna
essencial que evitem a procrastinação e faça as coisas. Muitos empreendedores
não estão preocupados com a produtividade, porque tudo é essencial ao seus
olhos. Mas quando você está executando uma pequena empresa, você não pode
perder tempo em itens não essenciais. No final do dia,
, CRM ou redes sociais. Quando
você verifica outras coisas, você começa a reagir aos estímulos e perder o
controle do seu dia. Tire um tempo para

 

Identificou em você alguns
desses erros de gestão que donos de pequenas empresas costumam cometer?

Se sim, é
importante você ir atrás de mais conteúdos sobre esses, justamente para poder
melhorar o seu eu-empresário. Pensando nisso, nós da Polímatas criamos uma rede
de empreendedores que trocam conhecimento sobre gestão e negócios. Nos reunimos
toda semana para falar sobre nossas práticas em email marketing, gestão de
pessoas, finanças, jurídico, vendas e todas as áreas que estão envolvida em
empreendedorismo.

Se você
quer saber mais, confira a nossa página:

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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