iPaaS: Como funciona uma plataforma de integração moderna

O iPaaS (Integration Platform as a Service) é uma plataforma de integração na nuvem que consegue conectar vários sistemas, características e dados gerados em uma empresa, permitindo a criação de fluxos de comunicação e compartilhamento de informações entre eles.


O iPaaS, ou Plataforma de Integração como Serviço, surgiu a partir de 2010 para suprir as necessidades de negócios que precisavam criar fluxos de informações entre seus departamentos de forma ágil e simplificada, sem interferir na produtividade da área de desenvolvimento, uma vez que esse time acabava sendo demovido de projetos de criação de novos produtos para integrar sistemas que tem pouca relevância estratégica para o negócio.

Nesse conteúdo, vamos abordar as principais características e vantagens do iPaaS — a solução ideal para otimizar a integração entre os sistemas de uma empresa. Boa leitura!

Para saber mais como a integração de sistemas impacta a produtividade das equipes de desenvolvimento, leia também: 

Como o IPaaS impacta positivamente sua área de Desenvolvimento



O que é iPaaS?

O iPaaS (Integration Platform as a Service) ou, em português, plataforma de integração de sistemas como serviço, é uma solução em nuvem que permite que usuários desenvolvam fluxos de integração. Esses fluxos podem ser conectados por aplicações on-premise ou cloud.


A plataforma serve para conectar diferentes sistemas com características diversas de uma empresa, para serem compartilhados dados entre eles para criar fluxos de trabalho. Dessa forma, é oferecida uma solução para unificar todas as integrações em um só lugar e monitorar. 


Ou seja, o iPaaS foi criado para resolver a questão de aplicativos e softwares que operam de forma isolada, que são utilizados por diferentes departamentos da empresa, e em modalidades distintas, como na nuvem e on-premise.

Como funciona o iPaaS?

O iPaaS funciona como uma ponte, conectando sistemas diversos — inclusive, com linguagens diferentes — permitindo a integração, comunicação e troca de dados entre departamentos de uma empresa, com rapidez e eficiência.

Para isso, essa plataforma de integração centraliza os sistemas e aplicativos utilizados em uma empresa, oferecendo aos usuários as ferramentas necessárias para a conexão.

Além disso, o iPaaS também cumpre as seguintes funções:

  • Soluciona os problemas relacionados a integração de modo robusto e unificado;
  • Desenvolve um ecossistema central, que permite a visualização, gerenciamento e mudança das operações, infraestruturas e dados;
  • Possibilita a definição dos parâmetros a serem aceitos na plataforma, evitando conexões indesejadas;
  • Abre as portas da empresa para outras áreas, dispensando a criação de sistemas exclusivos ou serviços — reduzindo, portanto, o investimento necessário para essa expansão.

Vantagens em investir na plataforma

Implementar uma plataforma de integração de sistemas proporciona uma série de benefícios e contribui para a transformação digital do negócio. Veja como!

Redução de custos

A integração de sistemas realizada internamente, sob responsabilidade de uma equipe de desenvolvimento, acaba envolvendo custos ocultos, muitas vezes não percebidos em razão das diversas etapas que fazem parte do processo. 


Isso acontece porque cada integração representa um pedaço novo de software que precisa ser desenvolvido, testado, hospedado e que vai precisar de manutenção, o que aumenta, e muito, as despesas iniciais.


Nesse contexto, o iPaaS surge como uma forma de economia de recursos, sendo possível integrar e gerenciar todos os sistemas e processos de um negócio em uma única e simples plataforma. 


Além da redução de custos ocultos, integrar sistemas também é uma forma de ter menos fornecedores para gerenciar e menos burocracia para garantir a conexão entre as áreas do negócio. 

Maior produtividade da equipe

Com a automatização de inúmeros processos devido à adoção de uma plataforma de integração, o fluxo de trabalho dos colaboradores é otimizado.

Afinal, a equipe será capaz de realizar mais tarefas no mesmo espaço de tempo que antes era congestionado pelos procedimentos manuais — que passam a ser executados automaticamente pelo iPaaS.

Por exemplo, ao invés do profissional de logística perder tempo atualizando o estoque a cada encomenda entregue, o sistema realiza essa função automaticamente, alertando outros setores interessados (como vendas e financeiro).

Assim, esse colaborador poderá inserir no local dessa atividade outra tarefa, aumentando a sua produtividade diária.

Possui interface simples e fácil de usar

Os administradores responsáveis por gerenciar o iPaaS podem utilizar a plataforma com os recursos low-code e no-code.

Essa característica democratiza bastante a implementação de uma plataforma de integração nas empresas, pois torna seu uso fácil e prático de aprender.

Dica: mesmo não sendo um sistema complexo, é recomendável oferecer aos funcionários treinamento sobre a nova plataforma, acelerando o processo de adaptação e aproveitamento das vantagens.

Redução dos erros manuais e trabalho duplicado

Como foi apontado anteriormente, implementar uma plataforma de integração reduz substancialmente os erros e falhas manuais — dado que diversos processos serão automatizados.

Essa vantagem ajuda a diminuir a necessidade de trabalho duplicado, para correção de falhas, além de:

  • Reduzir os custos da empresa;
  • Otimizar o fluxo de trabalho;
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores.

Aumenta a segurança dos sistemas

Somente no Brasil, uma a cada quatro empresas sofreram ataques cibernéticos em 2022, estatística que aumentou a preocupação dos empreendedores sobre esse risco.

Para proteger seu negócio desses ataques, as principais plataformas de integração seguem todas as diretrizes da LGPD e possuem sistemas de proteção altamente eficientes — como a criptografia de ponta.

Além disso, o fornecedor se responsabiliza por gerenciar o sistema e infraestrutura implementados na sua empresa, identificando possíveis falhas quanto antes e oferecendo processos de verificação e autenticação aos setores integrados.

Inclusive, outras atualizações importantes e novos recursos são disponibilizados constantemente pela empresa responsável pelo seu iPaaS.

Melhora a tomada de decisões

Ao implementar o iPaaS, os gestores de uma empresa garantem uma visão mais ampla dos processos, setores e problemas de uma organização.

Como essas informações são essenciais para tomadas de decisões mais assertivas, a plataforma acaba contribuindo diretamente para a otimização desta etapa.

Inclusive, essa vantagem influencia a empresa como um todo, pois abre portas para mudanças e soluções mais eficientes — assim como para a expansão do negócio no mercado.

Redução da carga de trabalho da equipe de TI

Como a instalação de uma plataforma de integração é um processo mais simples, que necessita de menos manutenção, as demandas para o setor de TI são reduzidas.

Assim, esses profissionais podem direcionar esse tempo livre para atividades mais estratégicas — fazendo com que a pressão sobre eles e o nível de esgotamento diário diminuam.


Conheça o Integra.Sky e impulsione os resultados da sua empresa

O Integra.Sky é uma plataforma de integração voltada a padronizar e escalar as conexões dos sistemas legados e soluções externas de uma empresa.

[Video]

Desenvolvida pela Sky.One, essa solução tem ajudado empresas de todos os portes a conseguirem uma integração eficiente dos seus sistemas — melhorando a comunicação entre os setores e otimizando seus resultados.

Ao escolher esse iPaaS, o seu negócio garante:

  • Menos falhas na conexão;
  • Maior sincronização;
  • Redução nos erros manuais;
  • Redução de custos ocultos na integração manual;
  • Mais segurança para os dados.

Ficou interessado na solução? Saiba mais informações sobre a Integra.Sky e os benefícios desta plataforma de integração: Integre seus softwares de forma simples e rápida


C90 - Plataforma de integração: entenda como funciona um iPaaS e suas vantagens