Empreendedorismo na área de TI: inovação que impulsiona o mercado

Já pensou em trabalhar por conta própria? Conheça as oportunidades do empreendedorismo na área de TI e por onde começar a trabalhar.

O empreendedorismo na área de TI impulsionou o mercado nos últimos anos com o desenvolvimento de soluções baseadas em novas tecnologias. 


Os profissionais com perfil empreendedor são aqueles que conseguem identificar lacunas ainda não exploradas e serem proativos no desenvolvimento de uma solução. 


A busca por conhecimento é um dos fatores principais para empreender, ainda mais em uma área mutável como a tecnologia da informação.


Já pensou em investir no empreendedorismo na área de TI e traçar o seu caminho no mundo da inovação


Continue lendo e entenda o que é empreendedorismo na área de TI e as maneiras de empreender nesse mercado inovador.

O que é empreendedorismo na área de TI?

O termo empreendedorismo é definido no dicionário como a “disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios”.


Em todas as áreas profissionais, esse “faro” promove mudanças e avanços que contribuem para o desenvolvimento da sociedade em diversas frentes de atuação.


Essas soluções beneficiam não só empresas como também a vida das pessoas, oferecendo maneiras mais sustentáveis e seguras de realizações ações.


Na área de TI, os profissionais voltam sua atenção para a criação de plataformas, softwares e serviços de consultorias.


Áreas como segurança, educação e prestação de serviço são exemplos de campos explorados pelo empreendedorismo na área de TI.

Características de um profissional empreendedor

Nem todo profissional tem o perfil ou deseja seguir o caminho do empreendedorismo na área de TI. Aqueles que tem esse feeling seguem naturalmente a carreira.


Algumas características que destacam um profissional empreendedor são:

Reconhecer necessidades

Para se dar bem no empreendedorismo na área de TI é preciso ter um olhar atento ao cotidiano para identificar necessidades ainda sem solução.


O conhecimento profissional e as habilidades adquiridas ajudam a fazer análises e descobrir oportunidades para serem exploradas.

Proatividade na busca de soluções

Reconhecer necessidades é o primeiro passo do empreendedorismo na área de TI. Mas é importante unir a identificação com a proposta rápida de uma solução.


Essa segunda etapa exige um impulso extra de proatividade, pois o empreendedor é muitas vezes o pioneiro na criação de soluções eficientes.

Sede de conhecimento

Um profissional com perfil empreendedor está sempre aprendendo. Cursos, pós-graduação, MBA são oportunidades de adquirir mais conhecimento.


O estudo constante abre portas para conhecer situações e pessoas que podem ajudar a desenvolver uma carreira de sucesso.

Disposição para inovar

Um olhar apurado, proatividade e conhecimento são grandes aliados do empreendedorismo na área de TI e a ousadia para inovar completa esse quarteto.


O termo é clichê, mas realmente se trata de pensar fora da caixa, ir além e estruturar uma proposta diferente, usando o conhecimento adquirido.


A área de tecnologia da informação tem um potencial muito grande de crescimento e os profissionais que estiverem preparados para aproveitá-las podem conquistar bons resultados.


Como investir no empreendedorismo na área de TI

Um profissional de TI que tem desejo de empreender na área deve estudar bastante sobre a solução, se existem propostas parecidas no mercado nacional ou internacional, o que elas ainda não oferecem, etc.


Assim, podem investir no modelo de negócio que mais combina com seu perfil empreendedor. Alguns deles são:

1. Profissional autônomo

O  empreendedorismo na área de TI não significa necessariamente abrir uma empresa e contratar vários funcionários em uma megaestrutura.


Muitos profissionais investem sua capacitação para trabalhar autônomo com informática ou outras áreas nas quais possuem mais expertise.


O know how profissional é um dos maiores fatores para a credibilidade nesta área de prestação de serviços. 


Consultoria empresarial para instalação e otimização de soluções tecnológicas, consultorias para pessoa física com demandas pontuais são exemplos de serviços que podem ser prestados como autônomos.

2. Consultor empresarial

A consultoria empresarial é uma opção de especialização para o trabalho como autônomo dentro do empreendedorismo na área de TI.


Essa escolha deve ser baseada no direcionamento que o próprio profissional deseja dar para sua carreira.


Atuar com empresas, implementando soluções de segurança de dados, arquitetura de redes e outras tecnologias é um setor bastante promissor. 

Aprenda como funciona uma consultoria em TI para pequenas empresas e como investir.

3. Dono de empresa

Nos dois trabalhos acima, o profissional de TI pode atuar sozinho na prestação dos serviços desde o atendimento até a execução do trabalho. 


Quando o foco é abrir uma empresa formal e montar um equipe, é importante ter em mente o modelo de negócio e como o serviço será realizado.


A empresa pode ser especializada em um tipo de solução específica ou ter um portfólio com vários serviços.


Esse é um tipo de empreendedorismo na área de TI mais tradicional que pede bastante organização de gestão, além do conhecimento técnico.

Saiba mais sobre no [GUIA] Como ser PJ em TI e abrir a própria empresa.

4. Startup

Os profissionais com o perfil mais ousado apostam e investem em sua ideia mesmo em um cenário de incerteza. 


O modelo de negócio de uma startup segue um esquema repetível e escalável para trazer inovação ao mercado.

Conheça 20 startups inovadoras que estão mudando a TI do Brasil.

Já pensou em apostar no empreendedorismo na área de TI?

Agora que você já sabe mais sobre as possibilidades do empreendedorismo na área de TI, que tal ganhar espaço no mercado investindo na sua carreira?


A Encontre um Nerd abre oportunidade para você profissionais em diversas empresas por todo país.


Trabalhando presencialmente nos ambientes de negócio dos clientes ou fazendo atendimento remoto, você tem a chance de criar uma carreira autônoma ou de complementar sua renda.


Aproveite essa oportunidade e seja um dos Nerds da nossa equipe. Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form