Dicas para técnicos de TI: gerenciamento de servidores

Dicas para técnicos de TI: gerenciamento de servidores

O gerenciamento de servidores é uma tarefa muito importante para grandes negócios, por isso é fundamental que o técnico de TI e seus gestores saibam como criar um planejamento de gerenciamento. Confira este conteúdo para saber mais informações.

Os servidores são ferramentas essenciais para o funcionamento de qualquer tipo de negócio. Por isso o gerenciamento de servidores é um elemento fundamental e não pode ser negligenciado. 


Todo técnico de TI precisa acompanhar o status de saúde e desempenho dos servidores para evitar problemas graves que vão prejudicar a empresa dos seus clientes.

Neste artigo, vamos te apresentar um pequeno guia com algumas práticas que não devem ficar de fora em sua rotina como técnico responsável pelo gerenciamento de servidores. 


E se você for um profissional autônomo de TI que atende PMEs, faça o seu cadastro no Programa Dell Expert Network e tenha acesso a um atendimento dedicado que vai te apoiar no desenvolvimento dos seus projetos de tecnologia.


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Boa leitura! 


Práticas para um melhor gerenciamento de servidores 

Manter a alta disponibilidade dos servidores 

Ter uma alta disponibilidade dos servidores significa ter um sistema, ou seus componentes operacionais, sem interrupções o maior tempo possível. 


A mensuração da alta disponibilidade é feita por porcentagem, ou seja, um sistema 100% indica que o sistema nunca falha e está em completa atividade. 


Boa parte dos sistemas estão entre 99% e 100% de tempo de atividade, por isso essa é uma prática tão importante para o gerenciamento de servidores. 


Para manter os servidores sem interrupções é necessário 

● investir em monitoramentos contínuos 

● conhecer toda a infraestrutura 

● investir em múltiplos servidores 

● ter um backup online recorrente 


Os servidores e sistemas de armazenamento de dados de alta disponibilidade (HA ou High-Availability, em inglês) de hospitais, franquias, repartições públicas, pequenas e médias empresas não podem parar, caso contrário, o caos poderia ser instaurado, além de ocasionar informações perdidas.


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Planejar a capacidade do servidor 

Quanta memória é necessária para que o servidor funcione sem problemas e por quanto tempo? 


Essa é uma pergunta que muitos profissionais de TI fazem quando o assunto é o planejamento da capacidade do servidor. 


Para uma análise mais detalhada da capacidade do servidor, é preciso levar em consideração a CPU, memória e rede de utilização de disco.


Investir em hardware não é algo barato, por isso você deve encontrar o equilíbrio entre as necessidades da empresa e aquilo que ela é capaz de investir. 


A Dell Technologies oferece em seu programa Dell Expert Network ferramentas e consultorias gratuitas que auxiliam consultores a encontrarem este ponto de equilíbrio.


Quando existe um planejamento antecipado, com toda certeza você pode contar com: 

● aumento da produtividade e otimização da capacidade do servidor ● padronização e contenção de hardware 

● previsibilidade de utilização da capacidade 


Enquanto você planeja a capacidade do servidor para a empresa, é necessário pensar no futuro. 


A tecnologia é algo que não para de se desenvolver. Amanhã o mercado já pode apresentar novas mudanças e alternativas que vão deixar todo o seu planejamento atrasado. 


Ao levar esse dinamismo do mercado em consideração, o Dell Expert Network permite que os profissionais de TI tenham acesso a um hub educacional voltado para a ampliação das competências e repertórios na área de tecnologia por meio de:

● treinamentos exclusivos

● sessões online ao vivo gravadas que podem ser acessadas a qualquer instante


Automação de processos 

De acordo com a necessidade ou a criticidade do ambiente, os backups regulares, por exemplo, são fundamentais para o gerenciamento de servidores por causa da proteção contra perdas de dados que podem acontecer no momento que menos se espera. 


Para que essa estratégia funcione, a automação dos processos é uma grande aliada, já que não vai depender de um profissional para fazer o backup. 


A automação deve fazer parte do planejamento de gerenciamento de servidores, já que além de tarefas como o backup, outras tarefas como instalação e atualização de programas, escaneamento e fiscalização de sistemas sejam automatizadas e assim, muitas falhas graves podem ser evitadas. 


Crie uma política de acesso ao servidor 

Independente se o seu servidor é local ou virtual, dedicado ou compartilhado, muitos dispositivos precisam se conectar ao mesmo tempo para ter acesso às informações da empresa. 


Por isso é muito importante ter uma política de acesso bem definida e transparente para que toda a empresa saiba seus níveis de acessos e o que eles podem fazer quanto a deletar, mudar ou editar arquivos. 


A possibilidade de acessar o servidor de qualquer lugar e por qualquer dispositivo necessita de um maior controle de acesso, já que exige mais segurança, firewall e até mesmo VPN. 


A política de acesso deve ser estruturada junto à diretoria e gestores para que funcione do jeito certo e você, profissional de TI, não encontre resistências ou problemas. 


Não esqueça de incluir no controle de acesso uma ID, senha e nível de acesso para cada profissional. Dessa forma fica muito mais fácil identificar o problema, quem o causou e qual o grau de problema que isso pode gerar.


Desafios no gerenciamento de servidores 

Assim como a implementação de qualquer tecnologia ou mudanças, o gerenciamento de servidores encontra muitos desafios, especialmente quando não existe uma política clara e monitoramento contínuo. 

Confira alguns desafios que muitos profissionais de TI encontram: 


Implantação e controle 

O primeiro grande problema que os técnicos e profissionais de TI encontram no gerenciamento de servidores é a própria implementação de novas mudanças e o controle. 


Além disso, muitas equipes de TI não conseguem total acesso aos servidores, por isso não sabem como eles são gerenciados, onde estão os problemas e como aplicar as soluções. 


É muito importante que o trabalho seja feito em conjunto com a diretoria para que as mudanças e os acessos sejam feitos do jeito certo e as implementações aplicadas com sucesso. 


Manter o tempo de inatividade no mínimo 

Apesar da alta disponibilidade ser um quesito importante para uma empresa, manter o tempo de inatividade no mínimo pode ser um dos grandes problemas enfrentados pelas organizações, especialmente se o servidor é remoto. 


Quando o servidor passa por um período de inatividade, todos os recursos podem ficar indisponíveis até que o problema seja resolvido. 


Esse tempo de inatividade pode custar caro para as empresas e até mesmo aos seus clientes. 


Essa inatividade pode ocorrer por causa de falhas nos hardwares e softwares ou por causa de ataques de hackers. 


Os servidores possuem uma placa de gerenciamento capaz de fazer o monitoramento e controle de forma remota. Junto a isso, é possível abrir um chamado para a coleta dos servidores caso apresentem falhas e seja necessário o envio do equipamento para o fabricante realizar a assistência técnica.


 Desta forma, é possível manter o ambiente o mais funcional possível.


Infraestrutura 

A infraestrutura de uma empresa pode causar alguns problemas no gerenciamento de servidores. Os problemas podem ser espaciais, qualidade de eletricidade, qualidade de hardware ou software, qualificação de pessoal ou qualquer outro relacionado à infraestrutura. 


O gerenciamento de servidores é fundamental para o crescimento de um negócio. É papel do técnico de TI impedir que problemas relacionados ao servidor impeçam a empresa de funcionar, deixe uma equipe ociosa, dificultem a vida dos clientes e cause problemas maiores.


Sem as habilidades de gerenciamento de servidores necessárias, o negócio pode simplesmente parar no tempo. Portanto, é importante que profissionais e equipes de TI se mantenham atualizados com as últimas tendências do mercado. 


Para impulsionar sua carreira como profissional de TI, saiba que você pode contar com o Programa Dell Expert Network. Nele você tem acesso a um gerente de contas dedicado, além do suporte de toda uma equipe de especialistas conectados às últimas tendências no mercado de tecnologia.


O Dell Expert Network foi projetado para que profissionais de TI tenham acesso às melhores soluções em infraestrutura para os seus clientes, independente do seu mercado de atuação. Ficou interessado(a)? Inscreva-se agora e tenha acesso a um mundo de novas possibilidades.


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