6 dicas para pequenas empresas: como começar e alavancar seu negócio

Crie objetivos específicos, use sua equipe e aplique a tecnologia a seu favor, corte custos inúteis e mais. TOP dicas para pequenas empresas

Segundo uma pesquisa do Sebrae realizada em 2018, a previsão é de que, até 2022, o Brasil tenha cerca de 17,7 milhões de micro e pequenas empresas em funcionamento. Você está pensando em fazer parte desse mercado, abrindo o seu próprio negócio? Então, as dicas para pequenas empresas que estão neste artigo, podem te ajudar!

Você tem a sensação de que nos últimos anos, mais gente tem falado em ter seu próprio negócio? Muitos são os motivos para esse movimento pró-empreendedorismo, e aqui não vamos elencar todos, mas, a ideia geral de quem busca ter seu próprio negócio está relacionada a fatores como:

  • ser seu próprio patrão;
  • criar algo do zero;
  • agregar valor às pessoas ao seu redor;
  • e é claro, conquistar a tão sonhada estabilidade financeira.

E aí, se identifica com algum, desses tópicos?

Esperamos, entretanto, que você esteja ciente que nem tudo é um mar de rosas, e que um empreendedor vai trabalhar muito, vai se preocupar com as contas a pagar, poderá ter problemas com colaboradores, fluxo de caixa insatisfatório, enfrentar crises e muito mais!

Mas não desanime!

Se você sonha mesmo em ter seu próprio negócio, todas essas dificuldades serão superadas, com esforço, capacitação e dedicação.

As dicas para pequenas empresas que listamos abaixo também tem o intuito de te ajudar nessa empreitada, transformando os obstáculos em degraus para alcançar o sucesso.

Então, vamos direto às dicas para pequenas empresas?

6 dicas para pequenas empresas: o que você precisa saber!

1. Seja muito específico com seus objetivos

É indicado que você crie um plano de negócios para que tenha uma visão mais completa da sua empresa. Dentro deste planejamento, um tópico é especialmente importante: os objetivos do negócio.

Você está abrindo uma empresa para alcançar alguns objetivos. Quais são eles? Em quanto tempo você pretende alcançar?

Divida grandes objetivos em metas menores e específicas. Você pode usar a técnica de objetivos SMART:

  • específicos
  • mensuráveis;
  • atingíveis;
  • relevantes;
  • temporais.

Crie metas de curto, médio e longo prazo. Construa objetivos de 10 anos, 3 anos e de 1 ano, mas também tenha metas trimestrais para o seu negócio. Conecte todas elas para que as metas trimestrais ajudem você a alcançar as anuais, as anuais auxiliem na conquista das metas de 3 anos, e assim por diante.

Quando se trata de receita, por exemplo, divida o montante final em números menores para que eles sejam mais fáceis de alcançar a cada etapa.

Imagine que você tenha como objetivo acumular um montante de R$ 20 mil em receita no primeiro trimestre do ano. Tente tornar isso mais objetivo para criar um plano de ação condizente com a realidade e para garantir que a sua meta é possível.

Além disso, “repartir” a meta vai te ajudar a traçar as táticas necessárias para alcançá-la, bem como aumentará a motivação a cada passo concluído com sucesso.

Voltando ao exemplo de um faturamento trimestral de R$ 20 mil, tente responder às seguintes perguntas:

  • qual montante isso representa por mês?
  • quantas vendas é preciso realizar em um mês?
  • quantas vendas seu time atual é capaz de fazer por mês?
  • você vai precisar aumentar a produtividade da equipe ou contratar mais profissionais?

Esses questionamentos vão te ajudar a tornar a meta trimestral em mensal, e isso vai possibilitar que você tenha uma visão mais objetiva do plano de ação que precisa ser criado para que a meta seja alcançada.

É interessante repartir as metas ainda mais, definindo objetivos individuais para cada membro da equipe.

Tudo isso também pode ser feito se a sua empresa for composta apenas por você.

Construir uma cultura orientada para o desempenho começa com ser muito específico sobre as metas.

2. Equipe e tecnologia como aliados

Quando um pequeno negócio começa é comum (e financeiramente saudável) que os empreendedores assumam todas as funções, de vendas à gestão, de atendimento à criação, do financeiro ao marketing, e por aí vai!

Isso é compreensível e mesmo necessário no início, mas assim que possível busque agregar mais pessoas ao seu time. Perceba que você não pode fazer tudo sozinho. Aqui você pode optar por terceirizar serviços ou contratar funcionários internos.

Você pode ganhar muito mais dinheiro quando você tem outras pessoas te ajudando a buscar esse objetivo.

Por exemplo, ao buscar por formas de como informatizar uma pequena empresa você alcançará um aumento da sua produtividade e da equipe. Você ganha tempo realizando as mesmas funções em menos tempo, além de ganhar em:

  • volume de produção;
  • competitividade;
  • segurança.

Também pode ser necessário realizar o outsourcing de TI, terceirizar serviços de marketing com agências especializadas, contratar mais vendedores e mais.

Entenda o que você faz de melhor e crie formas de que as demais atividades possam ser resolvidas, sem dependerem totalmente de você

Concentre-se no que você faz melhor e delegue o resto.

3. Corte custos desnecessários constantemente

Pode parecer contraditório com as dicas para pequenas empresas do item anterior, mas acredite, não é.

Quando falamos em agregar tecnologia e equipe a um negócio estamos falando de elementos que vão trazer mais dinheiro para a sua empresa. Neste tópico, entretanto, a ideia é descobrir como administrar o dinheiro de uma pequena empresa, eliminando o que, além de não trazer capital, ainda faz você ter prejuízo.

Não pense em cortar despesas apenas em épocas de crise. Diminuir suas “contas a pagar” deve fazer parte de suas práticas diárias de como administrar uma pequena empresa.

E mais uma vez você pode contar com a tecnologia a seu favor.

Você já parou para pensar se o seu escritório físico é realmente necessário?

Toda a sua equipe trabalha externamente?

Será que seria mais barato fazer reuniões por videoconferência e alugar esporadicamente uma sala para reuniões presenciais?

Atenção! Não queremos com esse exemplo dizer que você não deve ter um escritório. O que estamos propondo é uma reflexão sobre a necessidade deste local. Alguns negócios precisam de um espaço compartilhado e outros não. Resumindo, esse é um exemplo de possibilidade de corte de custo. Diga-se de passagem, esse tipo de modelo de negócio está, a cada dia mais, se tornando uma realidade para empresas de diversos ramos.

Outro exemplo é o custo da sua empresa com o backup. Você mantém grandes servidores? Já pensou em adotar outras soluções de backup para empresas, como o armazenamento em nuvem, para reduzir custos e ainda aumentar a segurança?

Nestes dois exemplos, o cloud computing para pequenas empresas pode ser a solução que você buscava para cortar custos desnecessários.

Quer saber mais sobre esse tópico? Acesse o artigo; “5 benefícios do cloud computing para as pequenas empresas”.

4. Encontre o seu melhor nicho - e fique com ele

Descubra o que o mercado realmente quer e quanto está disposto a pagar - e então ofereça a ele.

Quando te perguntam quem é o seu público alvo, o que você responde?

Muitos empreendedores acreditam que “vendem para todo mundo”. Entretanto, em muitos casos, diversificar nem sempre é a melhor estratégia. Acredite, segmentar o seu mercado é uma das dicas para pequenas empresas, mais valiosas que você vai receber.

Muitas pequenas empresas são bem-sucedidas porque identificaram um nicho e conquistaram esse mercado. Ao descobrir um serviço, produto ou recurso que ninguém mais pensou ou realmente criou, você deu à sua empresa uma chance de sucesso.

Encontrar o seu nicho e inovar continuamente em torno desse nicho é um caminho para o sucesso.

Atenção às mudanças

Mesmo que você encontre o nicho perfeito, ele não permanecerá necessariamente o mesmo para sempre. Os mercados podem ser inconstantes e os consumidores podem mudar de desejos rapidamente. Mantenha a flexibilidade e esteja atento às suas personas e ao que elas querem.

Você lembra quando a Blockbuster era uma das empresas mais ricas do mundo? Com o advento do streaming os clientes não queriam mais alugar DVDs. Por mais que pareça, o mercado não mudou “do nada”. A tecnologia já estava se desenvolvendo e faltou a empresa, no mínimo, atenção.

5. Cuide de você

Sua empresa precisa da sua melhor versão e você só alcança isso dormindo, comendo bem, encontrando com amigos e estando perto da sua família.

Um guia que se propõe a dar dicas para pequenas empresas não pode esquecer do principal: o empreendedor.

De que adianta uma empresa de sucesso se você se “destruir” no processo? Nada é tão precioso quanto a saúde, e é por isso que você não deve sacrificar seu bem-estar pelo bem do seu empreendedorismo.

Na verdade, o que pode parecer dedicação e trabalho duro pode acabar atrapalhando sua carreira. Perder o sono, comer de forma pouco saudável e o estresse são maneiras infalíveis de encurtar a expectativa de vida do seu negócio (e a sua).

Apenas cuidando da sua saúde, você terá a força para trabalhar para alcançar as metas do negócio que você criou.

6. Expanda sua rede de contatos e faça networking

Faça conexões com outros empreendedores, conheça seus concorrentes, visite seus fornecedores e mantenha um registro de cada pessoa que você conhece.

Peça conselhos e ajuda. Mantenha contato com o setor empresarial da sua região, vá a eventos e dialogue.

Relacionamentos de qualidade são as chaves para o sucesso de um negócio.

Com as dicas para pequenas empresas listadas acima, organizar e gerenciar sua empresa, objetivos, métricas e resultados, se torna um processo muito mais simples, principalmente quando você utiliza de tecnologias simples e específicas. Para isso aconselhamos que você conheça a Encontre um Nerd. Estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

Daniel Tutida

Chief Marketing Officer at Eunerd.

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