Dia do técnico de informática: a profissão do presente e do futuro

Saiba em que data é comemorada o dia do técnico de informática, exemplos de ações para comemorar e a importância o setor nas empresas.

O dia do técnico de informática é comemorado no dia 19 de outubro. A profissão surgiu em meados da década de 1990 e, de lá para cá, evoluiu com o aprimoramento da tecnologia nas empresas.


É difícil imaginar qualquer negócio hoje que não esteja conectado com alguma ou muitas das soluções tecnológicas existentes atualmente.


Rede de internet, e-mail, software de gestão, controle de estoque automatizado, cloud computing para armazenar arquivos, sistemas de backup. A lista de serviços é gigantesca.


Essas soluções ajudam pequenos e grandes negócios manterem suas operações mais rápidas e otimizadas.


E diante de tantas melhorias e perspectivas para o futuro da profissão, o dia do técnico de informática deve ser mais que comemorado!


Já pensou em seguir essa profissão? Continue lendo e entenda mais sobre a realidade dessa área de trabalho. 

Importância de comemorar o dia do técnico de informática

O dia do técnico de informática é o momento perfeito para reconhecer os profissionais desse setor que trabalham na empresa.


O reconhecimento profissional não financeiro é uma das principais formas de motivação para o melhor desempenho do funcionário.


Algumas maneiras de comemorar o dia do técnico de informática são:


- Usar os canais de comunicação interna para lembrar a data e parabenizar a equipe do setor. Use as redes sociais da empresa, os murais internos e outras ferramentas de endomarketing da empresa;


- Institua um happy hour semanal com a equipe e quando houver uma data comemorativa de algum setor profissional, como dia do técnico de informática, faça um convite personalizado com o tema;


- Crie vídeo curtos e mostre quem são os profissionais que trabalham na sua empresa e como eles contribuem com o crescimento do negócio. As redes sociais são ótimos canais de divulgação e permitem que toda empresa interaja e compartilhe o conteúdo;


- Presenteie os profissionais com um algum benefício como um day spa, um almoço especial para a equipe, vale-presentes, um dia de home office, etc.

Dia do técnico de informática: conhecendo a profissão

O cientista Nicholas Negroponte disse certa vez que a "computação não se relaciona mais a computadores. Relaciona-se a viver."


De fato, a informática é mais do que um mero instrumento, um jeito moderno de realizar um trabalho. 


A informatização vai desde as lojas comerciais até grandes fábricas com processo de produção 100% automatizado.


A criação dos sistemas e softwares que ajudam esses negócios a operar passa pelas mãos dos profissionais técnicos de informática. 


Além de criar soluções, eles também realizam trabalhos de manutenção corretiva e preventiva em sistemas e garantem o funcionamento perfeito dos computadores.

O dia a dia do técnico de informática

O dia do técnico de informática, além da data oficial que comemora a profissão, é bastante dinâmica e movimentado.


Um técnico pode trabalhar tanto dentro de uma empresa, como parte do setor de TI, quanto como autônomo, prestando serviços terceirizados de criação, instalação e suporte de softwares.


O suporte é uma das funções mais exercidas, pois apesar de a tecnologia permear grande parte da nossa vida, a minoria das pessoas entende a fundo as ferramentas que utiliza. 



Os técnicos de informática não estão apenas nas funções operacionais, eles também podem ser disseminadores de conhecimento.


Muitos escolhem se especializar na carreira como consultores, palestrantes ou facilitadores em treinamentos sobre um nova solução que está sendo adotada na empresa ou ensinando como utilizar melhor a tecnologia, sem cair em ciladas online.

Como ser um bom técnico de informática

Com uma posição tão estratégia na educação para o uso correto da tecnologia, para ser um bom técnico de informática é importante se atualizar constantemente.


A cada ano que passa, as soluções de informática avançam e agregam mais funcionalidades aos recursos que já conhecemos.


Sem contar a quantidade de ferramentas novas que são criadas para facilitar ainda mais o dia a dia das empresas.


Por isso, ser dinâmico e se adaptar facilmente a esse ambiente de mudança, aprendendo a orientar o usuário da melhor forma é fundamental para um bom desempenho profissional.


Outras qualidades que um técnico de informática deve ter são:


  • saber se comunicar bem com as pessoas;
  • ser atento na hora de ouvir os problemas;
  • desenvolver o raciocínio lógico;
  • ter responsabilidade para manter informações em sigilo;
  • saber lidar com a pressão no dia a dia de trabalho;
  • gostar de solucionar problemas e se desafiar com eles.


Ter um profissional com essas qualidades com certeza contribui para aprimorar seu negócio e fornecer o melhor para seus clientes.

Seja um NERD e faça parte desse mercado promissor

A Encontre um Nerd abre oportunidade para você ser um técnico de informática estratégico em diversas empresas por todo país.


Trabalhando presencialmente nos ambientes de negócio dos clientes ou fazendo atendimento remoto, você tem a chance de criar uma carreira autônoma ou de complementar sua renda.


Aproveite essa oportunidade e seja um dos Nerds da nossa equipe. Os Nerds cadastrados na nossa plataforma chegam a ganhar até R$ 2.000 mensais, resolvendo problemas de TI dos mais diversos tipos.


Cadastre-se gratuitamente e encontre sua próxima oportunidades de emprego!

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form