Custos TI e sua importância nas finanças empresariais

Vivemos a era da tecnologia. Você vai ler essa frase muitas vezes em nosso blog, mas saiba que não a repetimos só porque somos uma empresa de tecnologia e sim, porque é um fato.

As empresas que resistem em implementar softwares de gerenciamento de campo ou qualquer outra ferramenta tecnológica que permita maior produtividade de suas equipes podem perder dinheiro, espaço no mercado e até mesmo perder a hora certa de se desenvolver.

A transformação digital e tecnológica é um caminho sem volta e para que isso aconteça, técnicos e profissionais da área precisam de uma boa infraestrutura.

Seguindo esse contexto, muitos gestores vão se deparar com um grande dilema: gastos de TI exorbitantes que comprometem as finanças empresariais.

Se esse dilema é uma constante discussão entre reuniões da diretoria, ou se “custos TI” é aquele tema que gera constantes dores de cabeça por saírem do controle em seu negócio, continue nesse conteúdo, pois ele foi feito para você.

Boa leitura!

Como o “custo TI” pode impactar como parte do gasto total da empresa

A tecnologia passou a ocupar uma posição maior dentro das nossas vidas e das corporações nos últimos anos, especialmente em 2020.

Com o distanciamento social, a tecnologia evoluiu em poucos meses o que era previsto para anos e os avanços em computadores, telefones, armazenamento em nuvem, backup de dados, softwares e outras propostas estão obrigando gestores a mudarem seu plano de gastos empresariais.

Decidir quanto deve ser alocado nos fundos de tecnologia de uma empresa pode ser algo particular de cada empresa e vai exigir dos gestores muito mais do que números.

A necessidade de investir em TI e tecnologias deixou muitas pessoas experientes confusas, mas saiba que esse é um investimento necessário e não um “custo perdido”.

Os benefícios da tecnologia nos negócios

Toda empresa precisa estudar como serão distribuídos os fundos entre os setores do seu negócio e a área de TI pode ser um fundo a mais que muitos não pensaram em ter no negócio, por ser um investimento que não se vê retornos imediatos.

Mas saiba que a TI pode ser uma espinha dorsal e se mostrar muito mais útil e capaz de gerar muitos benefícios a longo prazo.

Investir em TI pode significar:

  • a possibilidade de aumentar sua base de clientes
  • desenvolvimento de um melhor relacionamento comercial
  • o oferecimento de um serviço melhor
  • a criação de relatórios capazes de ajudar a encontrar novas tendências e maneiras de oferecer o seu serviço
  • redução de custos, aumento da produtividade, melhor eficiência, menos desperdício, um tempo melhor aproveitado

Lembre-se que os clientes cada dia esperam mais de um serviço e muitos buscam primeiro por qualidade e depois analisam preço.

A tecnologia vai te ajudar a se destacar no mercado e ser diferente da concorrência, mesmo que ela seja muito grande.

Custo TI: o que deve ser incluso no orçamento de TI

As empresas precisam investir em TI para se manterem ativas, especialmente diante do isolamento social que o mundo tem passado nos últimos meses.

Isso significa que as despesas de TI devem ser consideradas como uma porcentagem do gasto total de um negócio.

Com isso em mente, basta otimizar o orçamento de TI para que ele seja eficiente e atenda às necessidades da empresa não só a curto prazo, mas a longo também. Isso tudo sem gastar muito.

Confira uma lista de itens que devem ser levados em consideração no tópico “custos TI” mensal ou anual:

Atualização de infraestrutura

A tecnologia avança tão rápido que muitas vezes é difícil acompanhar o seu dinamismo. Isso torna a vida útil dos equipamentos muito mais curta e isso pode se tornar um problema no orçamento se não for pensado com antecedência.

Deixar de atualizar a infraestrutura onde a equipe de TI trabalha pode trazer alguns prejuízos como diminuição de produtividade, falta de organização e até mesmo perda de eficiência.

Não existe o tempo ideal de troca de equipamentos, atualização de servidor e demais itens que são importantes para que o negócio continue a evoluir, mas você pode contar com uma equipe especializada para manter tudo em ordem para a empresa não perder dinheiro, clientes ou ficar desatualizado com as últimas tendências no mercado.

Segurança dos dados

A segurança dos dados não pode ser negligenciada pois os prejuízos podem ser irreversíveis, tanto no quesito moral quanto financeiro.

Investir na segurança de dados é fundamental para todo negócio que vive a era digital e trabalha com informações sigilosas.

Existem empresas e profissionais especializados em segurança digital que oferecem seus serviços mensalmente ou anualmente.

Esse é um item que nunca deve sair da lista de custos de TI.

Gerenciamento remoto

O gerenciamento remoto permite que a sua equipe tenha a oportunidade de trabalhar em casa alguns dias da semana ou em tempo integral.

Com uma infraestrutura bem elaborada, os profissionais podem atuar à distância e ajudar a empresa a economizar em outros campos como energia, água e materiais de escritório.

Esse recurso é capaz de deixar a equipe muito mais produtiva, o que significa mais lucros e dinheiro em caixa.

Checkup de TI

Você pode disponibilizar uma porcentagem do gasto total da empresa para a TI, mas não necessariamente precisa ter uma grande equipe de TI atuando em seu escritório.

Empresas que prestam serviços de TI como a EuNerd podem enviar profissionais certificados para visitar o escritório e avaliar a infraestrutura do espaço.

Com isso, você recebe um relatório sobre a saúde da empresa apontando as melhorias que podem ser feitas para impulsionar o negócio como um todo.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser algo constante em um negócio que faz uso da tecnologia.

Muitas empresas não pensam nela quando criam um orçamento de TI e isso pode significar mais gastos no futuro.

A manutenção preventiva, como o nome já diz, busca antecipar problemas e ajustá-los antes que aconteçam.

Com isso, as empresas podem planejar a troca de equipamentos, ajustes de infraestrutura e muito mais.

 

Incluir “custos TI” em sua planilha de gastos da empresa é um investimento e uma necessidade, não significa perder dinheiro.

Agora que você tem uma ideia de como as despesas com tecnologia podem funcionar, converse com nossos Nerds para criar um planejamento e projeto de otimização de custos exclusivo para o seu negócio. 


Custos TI e sua importância nas finanças empresariais