As empresas de TI formam a espinha dorsal da empresa ou organização moderna. A tecnologia se infiltrou tanto nos locais de trabalho que não podemos passar sem isso. Mas o que faz exatamente uma consultoria em TI.

Os provedores de serviços de TI oferecem o suporte técnico necessário para o bom andamento dos negócios, tanto na administração quanto nas operações normais.

Já explicamos aqui no blog o que é uma consultoria de TI. Neste post, falamos dos dez serviços que uma consultoria em TI faz.

O que faz uma consultoria em TI

1. Serviços de programação

Uma empresa de consultoria em TI faz novos programas adaptados às necessidades da organização. Pode ser um programa para gerenciar a equipe de trabalho ou um software para monitorar e rastrear estoque.

A empresa de TI criará, testará e instalará os novos programas nos computadores do cliente.

2. Serviços de rede

Quando os computadores de uma empresa ou organização precisam estar conectados para formar uma rede local, são as empresas de consultoria em TI fazem essa área funcionar com segurança.

Uma empresa de TI ainda pode ser contratada para monitorar a rede para protegê-la e garantir que ela esteja funcionando sem nenhum problema técnico.

3. Segurança

Com a crescente ameaça de hackers e outros crimes cibernéticos, as empresas recorrem a consultoria em TI que faz todo o serviço relacionado à segurança da informação.

As empresas de TI têm especialistas no campo de segurança de TI que podem criar sistemas seguros e instalar softwares para monitorar e desativar possíveis ameaças.

4. Resolvendo problemas de TI

Seja software ou hardware, os especialistas em TI são os únicos que precisam solucionar e resolver problemas com computadores de uma organização.

As empresas de consultoria em TI fazem os serviços em uma base contratual, ou podem ser chamadas apenas quando surge um problema.

5. Design e manutenção de sites

As empresas de consultoria em TI fazem a criação de códigos para novos sites e a realização de testes para verificar se ele funciona sem problemas e sem erros.

A empresa de TI pode até hospedar e executar o site em nome de empresas e organizações.

6. Treinamento de funcionários

As empresas consultoria em TI o que fazem treinamentos com os funcionários sobre como usar um novo software que acaba de ser introduzido na organização. O novo software pode ter vindo da própria empresa de TI ou de outras fontes.

7. Manutenção de sistemas de TI

As empresas contratam uma consultoria em TI para fazer a supervisão dos sistemas de tecnologia do negócio. Isso pode acontecer se não houver departamento de TI dentro do próprio negócio.

A empresa de TI contratada tem a tarefa de garantir o bom funcionamento dos sistemas e realizar atividades de diagnóstico e reparo.

8. Coletando e armazenando dados

As empresas de consultoria em TI fazem a coleta e o armazenamento de dados em nome dos clientes.

Os dados são armazenados principalmente na nuvem, e a empresa de TI preocupa-se com a recuperação quando necessário e em garantir o acesso seguro por terceiros.

9. Instalação de novos sistemas

Quando novos sistemas de TI são trazidos para a organização, são as empresas de TI que são chamadas para configurá-las. Os especialistas de consultoria em TI podem até fazer breves sessões de treinamento sobre o uso dos sistemas aos funcionários.

10. Manutenção de um help desk

Uma empresa de consultoria em TI faz o serviço de um help desk onde os clientes podem ligar com o departamento de TI e receber conselhos sobre como lidar com algum problema.

Isso faz parte da missão das empresas de TI de garantir que os clientes sejam bem atendidos.

Os serviços de consultoria em TI são importantes para o bom funcionamento de qualquer organização.

Como tudo relacionado à tecnologia, os serviços das empresas de TI ajudam a melhorar o desempenho. Novos projetos em uma organização ficam no caminho certo e recebem suporte tecnológico.

Conheça a Encontre um Nerd e saiba como ajudamos a empresa Via Varejo a reduzir em 20% o custo com pessoal e fazer o fechamento de custos e despesas em 2 dias com nosso suporte ondemand.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

Consultoria em TI: o que faz?