Olocal de trabalho está passando por grandes mudanças e vai continuar assim por pelos menos mais 5 anos. Com a velocidade que a tecnologia evolui precisamos estar preparados para lidar com as mudanças adiante. Separamos neste artigo uma coletânea com o que osprincipais especialistas prevêem em relação a como serão os escritórios das empresas do futuro.

Lembra quando 2020 parecia um futuro distante? Bem, não pisque. De acordo com uma variedade de especialistas é provável que uma incrível quantidade de mudanças no local de trabalho ocorra entre agora e 2020.

Como diz Peter Hirst, associado de educação executiva no MIT Sloan School of Management,

“Cinco anos é muito tempo para uma evolução tecnológica e os próximos cinco anos vão apresentar ainda mais mudanças do que nos cinco anos passados”.

Uma previsão freqüentemente citada sobre o escritório do futuro é que será povoada por trabalhadores que literalmente estarão vestindo sua tecnologia e Hirst diz isso com firmeza.

“Nos próximos cinco anos é difícil imaginar que as capacidades de exibição, processamento, interface e comunicação desses dispositivos wearablessuperarão o que podemos fazer com os tablets e phablets de hoje (híbridos de telefone / tablet)".

Juntamente com o poder e capacidade crescente e exponencial da tecnologia, várias outras tendências terão um impacto dramático no local de trabalho das empresas do futuro, afetando organizações de todos os tamanhos.

Uma delas é a entrada de “nativos digitais”, os millenials, na força de trabalho e no mercado de consumo. “Isso já está acontecendo e, portanto, podemos ver o que está por vir”, ressalta Hirst.

Pessoas que cresceram como trabalhadores e clientes no “mundo plano, conectado e transparente que foi habilitado pela digitalização de tudo” têm demandas diferentes das suas antecessoras.

“Quer se trate de exigir trabalho intenso e opções de carreira flexíveis como empregado, trabalho como empreendedor altamente especializado ou serviços como fornecedores que são iguais aos melhores dos melhores, isso vai mudar tanto na oferta e na demanda para todas as empresas — e está acontecendo agora “, diz ele.

Créditos: Encontre Um Nerd - Platforma difital de serviços de TI sob demanda

Aglobalização, embora algo que tem sido discutido há décadas, é outra tendência importante para os próximos cinco anos, especialmente em termos do impacto que provavelmente terá nas pequenas e médias empresasdo futuro.

O desafio de aumentar a concorrência de economias com eficiência e custos mais baixos será compensada em certa medida pelos novos mercados disponíveis.

“Pequenas e médias empresas ou, mais precisamente, empresas de alto crescimento, orientadas para a inovação são muitas vezes, talvez até mesmo normalmente, os motores de tal mudança”, afirma Hirst.

As empresas com maior probabilidade de prosperar nos próximos cinco anos são aquelas que abraçam a transformação digital e todos os seus efeitos concomitantes, acrescenta.

Credits: Google

Os donos das empresas do futuro também devem estar se preparando para mudanças significativas no ambiente dos escritórios até 2020, prevê Brandon Atkinson, diretor de RH da AppNexus, uma plataforma baseada em nuvem de publicidade programática online. “Numa economia cada vez mais baseada no conhecimento, os funcionários terão poder sem precedentes.

Cada vez mais eles eles desconsideram as noções atuais de hierarquia, esperam ser tratados como um ativo valioso que necessita de investimento constante e também exigem a oportunidade de resolver problemas de forma autônoma”, diz ele.

“Eles também serão menos leais; Senão estão aprendendo, estão saindo.”

Nas empresas do futuro o trabalho remoto, em home office, será muito mais prevalente em 2020 do que é agora, as famosas gigs (termo usado no mercado fashion e musical de referência a trabalhos de curta duração, geralmente sem contratos). “Graças a laptops, servidores espalhados pelo mundo e serviços de videoconferência, a força de trabalho será mais móvel e flexível do que nunca”, diz Howard Tarnoff, vice-presidente sênior de sucesso de clientes da Ceridian, uma empresa global de tecnologia de gerenciamento de capital humano.

“Este é um privilégio que Millennials preferem quando estão à procura do seu próximo empregador e esta será a norma até 2020”

Este artigo apareceu primeiramente na revista Inc.com — http://www.inc.com/comcast/your-office-in-2020-a-glimpse-into-the-future.html

Organizar e gerenciar todas estas novas tecnologias nas empresas do futuro não vai ser tarefa fácil. É por isso que estamos revolucionando como a gestão de TI é feita para empresas, com profissionais experts do mercado e metodologias e processos descomplicados.

Conheça nossas soluções:

Suporte e Atendimento de TI | Encontre um Nerd

Faça a previsão de custos de TI com relatórios simplificados e monitore sua empresa de ponta a ponta com os melhores…

encontreumnerd.com.br

Aperta esse coração aí em baixo se gostou ou siga-me via facebook ou twitter :)

Como serão as empresas do futuro: o que dizem os especialistas