Como ser líder de jovens? Confira 4 desafios

Quer saber como ser um líder de jovens? Flexibilidade, orientação e transparência são algumas características que eles buscam nas empresas

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores nas empresas no século XXI é o conflito entre gerações. Isso diz respeito tanto a liderar equipes formadas por pessoas mais velhas, como ser líder de jovens.


Uma pesquisa feita pela Fundação Estudar buscou mapear os desejos e características de uma geração nascida entre 1993 e 2000 que estão no mercado de trabalho. O estudo serve como guia para entender o jovem profissional que cada vez mais ocupa postos de trabalho no ambiente corporativo. 


A pesquisa em questão se chama Impacto dos Jovens nas Organizações e reuniu respostas de 1.051 jovens a 37 perguntas em um questionário. Dentre elas estão flexibilidade, capacidade de inovação e uma cultura de feedback. 


Neste artigo vamos mostrar os 4 principais desafios de como ser líder de jovens e dar algumas dicas para facilitar a relação entre gestores e colaboradores, sobretudo em ambientes em que a diferença de idade esteja presente e cause algum tipo de desgaste. 

Como ser líder de jovens: o que eles querem?


A seguir listamos os três itens essenciais levantados pelo estudo da Fundação Estudar que pode te ajudar a como ser um líder de jovens no mercado de trabalho. Confira: 

Flexibilidade e inovação


Os modelos tradicionais de gestão e regras pré-estabelecidas são os dois cenários que mais entram em conflito com profissionais mais jovens. Segundo a pesquisa, para 54% deles, estruturas rígidas e hierárquicas são uma barreira. Entra aí a questão do controle de horários e a permissão para maior flexibilidade, por exemplo. Para sete em cada dez profissionais, vícios em comportamentos e processos já estabelecidos são a maior barreira.  


Boa orientação e ajuda 


Essas características foram apontadas por 98% dos jovens profissionais quando perguntados sobre a principal qualidade que um bom líder deve ter. Orientação e ajuda para alcançar os resultados são extremamente valorizados. Assim como saber ouvir e dar feedbacks (97%) e criar relações de confiança e colaboração (96%).

Transparência


Jovens esperam encontrar integridade, ética e transparência em seus líderes, de acordo com uma pesquisa de 2017 coordenada pelo Fórum Econômico Mundial. Esses valores refletem a principal característica dessa geração, criada já na era da internet, com acesso a uma enorme quantidade de informação e praticamente sem fronteiras.    

Fonte: O impacto dos jovens nas organizações

4 desafios da liderança voltada para jovens


  1. Dar feedbacks


Uma das demandas características presentes em um ambiente com prevalência de jovens é a cultura do feedback. Profissionais que se enquadram na geração dos millenials têm um instinto de participação maior que seus antecessores. E isso significa fazer parte do projeto da empresa. 


Para eles, o resultado é importante, mas compreender o processo e o sentido daquele trabalho também. Isso significa investir um tempo maior em reunir a equipe ou o profissional para apresentar feedbacks — não somente ao final do processo mas, sobretudo, ao longo do seu desenvolvimento. 


É importante, sobretudo, investir em feedbacks corretivos. Ou seja, apontar onde estão as falhas sem apostar em críticas contundentes. Aliás, os especialistas rechaçam os efeitos de feedbacks baseados somente em levantar os pontos negativos. 

 

  1. Compartilhar informações e objetivos


Outra característica importante das equipes jovens é a necessidade natural por compartilhamento de informações e trabalho em equipe. Com menos interesse em ambientes totalmente hierarquizados e mais desejo por estruturas mais horizontais, os profissionais mais jovens demandam discussões e construção de soluções, em vez de apenas aplicar o que lhes é pedido. 


De reuniões periódicas, em grupo ou individualmente, dinâmicas e outras atividades que coloquem a equipe para trabalhar junto podem sair boas ideias. Nesse caso, vale aquele ditado antigo: duas cabeças pensam melhor que uma só. 


  1. Mudar a hierarquia corporativa


De acordo com a pesquisa da Fundação Estudar, que citamos no começo deste artigo, estruturas rígidas e extremamente hierárquicas são um dos principais obstáculos para os jovens nas empresas. Um desafio, portanto, de líderes que têm esses profissionais em seu time é implementar práticas que garantam um ambiente mais horizontal, leve e colaborativo, com foco menos nos procedimentos já estabelecidos e mais em ideias e projetos de interesse para a empresa.


  1. Estabelecer relações de confiança


Saber demandar o colaborador para uma determinada tarefa, confiar na visão dele para o negócio e, ao mesmo tempo, estar próximo para acompanhar e ajudar nesse processo é um valor que deve ser construído ou destacado se você quer saber como ser um líder de jovens. 


Essas características de um bom líder são apreciadas e podem tornar o ambiente de trabalho mais agradável, produtivo e uma equipe motivada


Adotar algumas das estratégias no ambiente de trabalho, sobretudo se sua equipe é predominantemente formada por jovens é muito provável que a produtividade nas empresas também aumente bastante. 

Qual é o lider ideal para um jovem profissional?   


As três principais qualidades que um líder deve ter para poder “ganhar” um grupo de profissionais jovens são, na ordem: mentoria (saber orientar e ajudar no caminho), diálogo (saber ouvir e dar feedbacks) e confiança (criar relações de confiança e colaboração. 


E você, tem essas qualidades? 


É essencial pensar, como líder, que os profissionais nascidos entre 1993 e 2000, por exemplo, já tiveram a infância marcada pela tecnologia, com acesso a internet e diversos dispositivos eletrônicos. 


Por isso, é essencial manter um ambiente atualizado e moderno com relação às tecnologias. E esse é um trabalho para a Encontre um Nerd. Nós temos um time preparado para ajudar a identificar suas necessidades e colocar a mão na massa na hora da instalação de equipamentos, sistemas e outras tecnologias. Para os gestores ou diretores, outra vantagem da plataforma é que eles ficam livres para cuidar da gestão da equipe enquanto especialistas lidam com a tecnologia. 


Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para conhecer melhor nossos serviços.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você também pode gostar de...

Veja Mais
Receba uma proposta personalizada dos nossos consultores de suporte:
Recebemos suas informações e entraremos em contato em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form